Blogger Template by Blogcrowds

Foi há quase 8 anos que li "O Leitor" de Bernard Schlink. Ainda é do tempo em que os dedos das mãos chegavam para contar os livros ditos "sérios" que possuía na minha biblioteca.
Na altura fiquei absolutamente abismada, primeiro porque o tema é de algum modo escandaloso (e não me refiro só aos Nazis, mas sim à natureza algo pedófila que o livro levanta na personagem de Hanna) e depois pela forte imagem que me ficou gravada na mente: é um dos únicos livros cujos pormenores quase não esqueci!

Quando soube desta adaptação ao cinema tive de satisfazer a minha curiosidade com o visionamento da película para ver até que ponto a história estaria bem contada ou não.
Kate Winslet levou o Óscar para casa pelo desempenho neste filme, e apesar de todas as más críticas que lhe foram feitas, eu não encontrei grandes falhas na sua personagem! Ao invés, a personagem de Michael (já adulto), representada pelo lindissimo Ralph Finnes, está mal explorada, e mal conseguimos perceber o que anda por ali a fazer. É realmente o único ponto que empobrece o filme em relação ao livro, porque é o peso que as recordações do Michael representam que fazem com que a história aconteça, e sem ele não há nada para contar.

Apesar de tudo isto, o filme é muito bom, e é a cópia quase fiel do livro e permite a quem o leu dar um corpo às personagens que desenvolveu aquando da sua leitura. Claro que recomendo primeiro a leitura do livro. A adaptação á boa, mas há pequenos pormenores (que acabam por ser tão grandes!!!) que escapam, e que dão ao livro o estatuto que ele tem.

Entretanto, Boas Leituras!!!

Slumdog Millionaire

Slumdog ("Cão da Favela") Millionaire é o resultado da adaptação do livro de Vikas Swarup ao grande écran.

Conta a história de Jamal Malik, um miúdo das favelas de Mumbai, que se torna milionário, ao chegar à última pergunta do famoso concurso"Quem quer ser milionário". No entanto, antes que tenha tempo de responder, é acusado de fraude e é levado para a esquadra da polícia, onde, através do interrogatório, percebemos o percurso da sua vida e como conseguiu chegar ali.

O filme é realmente merecedor da carga de Óscares que recebeu, e acima de tudo, é mais um para encher as páginas da história, para ficar lembrado como um dos melhores filmes de todo o sempre. O cruzamento entre o espectáculo de Hollywood e o extravagante Bollywood fazem deste hibrido um acontecimento memorável.
A frase de apresentação: "O que é preciso fazer para encontrar um amor perdido? a)dinheiro; b)sorte; c)inteligência; d)destino" não podia ser mais bonita, e a forma como a resposta é dada é simplesmente original!

Não há muito mais para dizer para além de recomendar o visionamento do filme, porque vale realmente a pena. A história, o contexto (porque mostra um bocadinho a realidade que se vive na Índia), os momentos que nos levam às lágrimas, de alegria e tristeza, e claro a própria mensagem de que há sempre a esperança de encontrarmos o nosso amor perdido, mesmo que tenhamos que correr mundos e fundos.


Como não podia deixar de ser, não resisti... Tive que ler mais um livro do Clive Cussler, e é pena que não tenha aqui os restantes, porque não seria um grande esforço continuar a saga.
A verdade é que Clive Cussler criou personagens maravilhosas, que nos cativam pela sua personalidade, ao ponto de se tornarem nossos amigos e companheiros.

Ler um livro do autor é entrar num mundo fantástico e curioso, onde se faz uma coisa nova todos os dias. Pousar o livro é uma tormenta, e chegar a casa depois de um dia de trabalho e saber que está ali, à nossa espera, é uma alegria imensa.

Não há nada que não se recomende, simplesmente porque não há nada mais maravilhoso do que viver uma vida recheada de aventuras e perigos, onde não sabemos o que o amanhã nos vai trazer. Estes livros permitem ao comum mortal viver essas aventuras, sem sair do sofá, como se fossem uma panaceia para a vida comum que nos aperta diariamente.


«A zona central dos Estados Unidos atravessa uma seca severa. Cerca de um quarto do país é abastecido pelo rio Colorado, abrangendo alguns dos Estados mais populosos. Los Angeles é uma das cidades mais poderosas do mundo, mas só tem reservas de água para mais dois anos. Para conseguir uma gestão sem desperdícios, o governo privatizou as empresas que gerem os recursos de água. No entanto, uma poderosa multinacional, conseguiu dominar várias empresas que gerem a água do rio Colorado. Assemelhando-se a um grande polvo, ela já estendeu tentáculos a grande parte da Europa, Austrália, África e China. Passando por cima de todos os que se atravessam no seu caminho, esta empresa já domina grande parte dos recursos naturais do Globo. Francesca, uma jovem cientista, descobriu um inovador método de dessalinização extremamente barato e capaz de produzir energia nesse processo. Se o seu projecto for divulgado, irá pôr em causa muitos milhões de euros investidos. Neste momento, a sua vida está em jogo. Passando pela Amazónia e pelos lugares mais exóticos da América do Sul, esta conspiração encontrará um último opositor: Kurt Austin e a sua equipa de investigação marítima. Será possível salvar a vida de Francesca e pôr fim ao projecto megalómano?» Saida de Emergência

Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial