Blogger Template by Blogcrowds

As Brumas

«Num universo paralelo à Grã-Bretanha celta, a enigmática ilha de Avalon é a guardiã dos grandes mistérios eternos e sagrados. E os que estão destinados a viver nos dois mundos são, passo a passo, confrontados com as antigas tradições ligadas à Natureza, e às suas forças obscuras, e à nova fé cristã que procura espalhar-se no território.
No centro de A Senhora da Magia, primeiro dos quatro volumes desta saga, está Morgaine, a meia-irmã de Arthur, que se encontra num processo de iniciação para se tornar Grã-Sacerdotisa de Avalon. O seu grande objectivo é afastar a Bretanha da nova religião que encara a mulher como portadora do pecado original, ao mesmo tempo que desenvolve todos os esforços para colocar o seu meio-irmão no poder, como símbolo e líder da Bretanha unificada, sob a égide de Avalon e da Espada Mágica, Excalibur.»
Fonte: Webboom

Depois de ler de uma acentada 2 livros de Juliet Marillier, estranhei quando comecei a ler este primeiro volume das Brumas de Avalon, "A Senhora da Magia". Se com Marillier mesmo o maior sacrifício era descrito com ternura, com Marion Zimmer Bradley, isso não acontece. No entanto, à medida que me entranhava no livro, fui envolvida por um ambiente mágico e por uma história avassaladora.
Os elementos são descritos de modo fantástico, e a mudança de narrador é feita de modo tão natural, que passamos a conhecer a visão de todas as personagens rapida e eficazmente.

Mais uma vez fui transportada para outro mundo. Um imaginado, mas que podia perfeitamente existir. Acredito que a magia tenha sido afastada deste mundo à custa da Igreja Católica... e acredito tanto, que quase podia ser verdade!

Marion Zimmer Bradley, é claramente um marco do fantástico, que conta a história do Rei Artur, essa personagem mítica, numa visão nunca antes vista: a visão feminina!

Boas Leituras!

18 comentários:

Miss, as brumas são simplesmente os livros da minha vida... amo com todo o meu ser essa obra! Não há adjectivos suficientes para descrever tamanha mestria!!
Sabia que ias gostar:)

terça-feira, julho 03, 2007 11:32:00 da tarde  

As Brumas de Avalon... Lindo! Adoro!

quarta-feira, julho 04, 2007 12:46:00 da manhã  

Tenho esse livro para ler em casa, mas ainda não peguei nele. Há anos que me falam dele e espero sinceramente que corresponda às minhas expectativas. Desta autora já li 'A Colina das Bruxas' e adorei (recomendo-o a quem ainda não leu). Espero que esteja ao mesmo nível.

Bjos

Continuação de boas leituras ;)

quarta-feira, julho 04, 2007 11:04:00 da manhã  

Bia, fiquei super curiosa com este primeiro... infelizmente os outros vão ter que esperar um bocadinho, mas acredita que não é por minha vontade, mas sim pela vontade da carteira! ;)

Canochinha, é lindo sim senhor. Embora tenhas razão: a Juliet Marillier tem qualquer coisa! E depois de ler, não achei que houvesse ali quaquer tipo de cópia entre uma e outra. São claramente distintas!
Bem... pelo menos neste primeiro! :D

Cristina, podes ler à vontade que vais adorar. É um mundo mágico, tão diferente ao que estamos habituados, que encaixa perfeitamente nesta pasmaceira do dia-a-dia!
Obrigada pela sugestão... mais um para a lista! ;)

quarta-feira, julho 04, 2007 11:26:00 da manhã  

Miss, são 4 volumes. Já leste todos? Pelos comentários há quem pense que é 1 volume só :)
Eu sou apaixonada pelas Brumas, que já li duas vezes. É por causa disso que depois não consigo ler a Marillier e outros do género. Soa-me sempre a "déjà vu".

quarta-feira, julho 04, 2007 1:27:00 da tarde  

Custódia, infelizmente ainda só li o primeiro...
Estou à espera de orçamento para comprar os seguintes! :D

Mas curiosamente não achei semelhante à J. Marillier. É verdade que a história tem elementos similares, mas só porque falam de coisas parecidas. O género é muito diferente e a história também.
Quando comecei a ler, não gostei tanto como tinha gostado da J.M., mas é certo que quando cheguei ao fim já estava rendida.
Adorei! ;)

quarta-feira, julho 04, 2007 1:31:00 da tarde  

Este comentário foi removido pelo autor.

quarta-feira, julho 04, 2007 5:59:00 da tarde  

As Brumas de Avalon são quantos capítulos? E como se chamam os outros livros? Obrigada pela ajuda.

quarta-feira, julho 04, 2007 6:01:00 da tarde  

Por causa do Senhor dos Aneís que adoro tanto, já estive tentado para começar a dedicar-me às " Brumas de Avalon"...se calhar esse dia está perto.

quarta-feira, julho 04, 2007 8:03:00 da tarde  

Cristina, as Brumas de Avalon são uma tetralogia (que palavra bonita! ;)), cujos livros têm os seguintes títulos:
-A Senhora da Magia
-A Raínha Suprema
-O Rei Veado
-O Prisioneiro da Àrvore.
Eu apenas li o primeiro, a Senhora da Magia.
Deixo-te aqui um link, onde vais encontrar as sinopses de todos os livros, se quiseres dar uma vistinha de olhos.

http://www.webboom.pt/pesquisaHP.asp

Menphis, adorei o primeiro volume. E mal tenha a oportunidade, vou agarrar os outros 3!
Aconselho-te a ler! ;)

quinta-feira, julho 05, 2007 12:25:00 da tarde  

Miss Alcor, minha querida

Li os quatro. Como referem-se às lendas do Rei Artur não podia deixar de os ler, pois sou especial seguidora de todos os livros que falem sobre o Rei Artur.
O ideal é não deixares muito espaço entre um livro e outro. :)
Boa sugestão esta.
Beijos, beijos

quinta-feira, julho 05, 2007 1:38:00 da tarde  

Ai Tons de Azul... que rica sugestão essa! ihihihih!
Por mim ía já comprar o resto da colecção! Infelizmente, face ao meu orçamento limitado, os outros livros vão ter de esperar...
Mas estão dentro das minhas próximas prioridades! É só esperar pela oportunidade!

Eu nunca entrei muito pelos caminhos do fantástico, mas estou a adorar a experiência!
(Assim em off-topic, já tenho o último da trilogia sevenwaters... não resisti a comprá-lo! ;)

quinta-feira, julho 05, 2007 1:51:00 da tarde  

Miss... vim dizer outra coisa.
Aqui em Lisboa de vez em quando vou à Livraria Barateira (género alfarrabista) só tem livros em segunda mão. E lá encontro sempre coisas óptimas (muitas vezes recentes)a preço fantásticos. Já lá vi as Brumas algumas vezes.
Aí em Gaia/Porto também deves ter livrarias dessas de certeza. Vale bem a pena :)

quinta-feira, julho 05, 2007 2:38:00 da tarde  

Ai Custódia, nem me fales em barateiros que até me cresce água na boca!!!
A única que conhecia fechou! Era um espectáculo entrar lá dentro, e sentir aquele cheirinho a livros. E ainda por cima baratos!
Tenho de ver se descubro outra.

Obrigada pela sugestão! ;)

quinta-feira, julho 05, 2007 2:55:00 da tarde  

Miss Alcor: Em último recurso posso sempre emprestar-te os outros três que ainda não leste. :)
A não ser que os queiras mesmo na tua biblioteca. Aí já é outra história!! Eheh
Um beijinho

segunda-feira, julho 09, 2007 1:55:00 da tarde  

Querida Tons de Azul, muito obrigada pela oferta!
Mas realmente tê-los na minha biblioteca é um objectivo que gostava de ver cumprido!
Quantas vezes dou por mim a ler um livro emprestado e a pensar: "Gostava mesmo de ter este livro na minha biblioteca... mas agora não o vou comprar!" ;)

segunda-feira, julho 09, 2007 2:33:00 da tarde  

Alcor, não sei se já tinhas (ou alguém) referido isto, mas, se estes quatro livros são fantásticos, a prequela - A Senhora de Avalon - acabou por ser o meu preferido.

Se ainda não leram, experimentem. Revela imenso, por exemplo, sobre a juventude da Vivienne :)

Miaus!!!

terça-feira, julho 24, 2007 10:25:00 da manhã  

Bxana, esse não conhecia...
Então quer dizer que para além de ainda ter de comprar os últimos 3, ainda me falta mais um... bonito! :D
Não, por caso ainda ninguém tinha referido esse livro!
Obrigada pela sugestão!

terça-feira, julho 24, 2007 11:12:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial