Blogger Template by Blogcrowds

Orgulho e Preconceito

Há livros que nos cativam antes que tenhamos tempo para reflectir sobre eles. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen (e que eu me envergonho de só ter lido este Natal) é o perfeito exemplo.
Publicado em 1813 (e escrito uns anos antes), este livro cujo título original teria sido “Primeiras Impressões” é intemporal na sua reflexão madura de que as primeiras impressões, os juízos de valor que temos e fazemos uns dos outros podem ser tão injustos quanto absolutamente falaciosos.
Esta obra-prima do século XVIII, não é uma história de amor, mas a história de um amor que à primeira vista, como bem escreveu Marilyn Butler, não foi mais do que ódio. E a moral desta história é que tanto o amor à primeira vista, como o ódio, como qualquer outro sentimento suscitado sem que conheçamos de facto o outro não é senão uma impressão passageira, uma tentativa displicente de vermos os outros, de os classificarmos e permitirmo-nos a nós mesmos ser classificados por eles.
E eu, que amei à primeira vista e reconheço o ritmo acelerado dos tempos actuais e de forma alguma os questiono neste contexto, continuo a amar, à milionésima vista. Por isso, imagino Elizabeth e Darcy caminhando unidos em linhas paralelas que em teoria nunca se encontram mas que na prática estão sobrepostas em desejos, ânsias e sonhos e por isso se intersectam em todos os pontos.


"Orgulho e Preconceito é, sem dúvida, uma das obras em que melhor se pode descobrir a personalidade literária de Jane Austen.

Com o fino poder de observação que lhe era peculiar, a autora dá-nos um retrato impressionante do que era o mundo da pequena burguesia inglesa do seu tempo: um mundo dominado pela mesquinhez do interesse, pelo orgulho e preconceitos de classe.

Esses orgulhos e preconceitos que, no romance, acabam por ceder o passo a outras razões com bem mais fundas raízes no coração humano."

3 comentários:

Há anos que leio a Jane. Tenho todos os livros dela (os que foram editados por cá)!
Adoro a forma como ela descreve a sociedade inglesa do séc XVIII.
O&P é o melhor, mas tem outros muito bons como o Ema e o Mainsfield Park!

quinta-feira, dezembro 28, 2006 10:50:00 da tarde  

Um blog sobre livros!! Que bom, adoro ler.
Obrigado pela visita ao beicinho e irei voltar certamente.
Beijinhos.

quinta-feira, janeiro 04, 2007 1:43:00 da tarde  

E se te apetecer uma versão ligeira (do tipo creme de legumes)desse romance, pode sempre ler o "Diário de Bridget Jones", para plágio não está nada mau.

quarta-feira, janeiro 10, 2007 12:10:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial