Blogger Template by Blogcrowds

Livros

Pega Nele.
Mira a capa. Vira e Revira para ver a contra-capa e a lombada. Passa os dedos suavemente pela capa, como que a acariciar um objecto religioso.
Abre-o.
Começa a ler as primeiras páginas. Vê o nome do autor, os agradecimentos, a edição e o nome na lingua original.
Cheira as páginas.
Inala com os olhos fechados o aroma a livro novo. Um cheiro diferente de livro para livro, mas no entanto tão igual, tão cativante. Um cheiro a papel e cola capaz de evocar aventuras e lágrimas, personagens e lugares, autores e situações.
Continua a folhear.
Capitulo um, ou Prólogo, ou citações.
Independentemente do modo como começa, as primeiras linhas atraem o leitor como um iman. Lembram-lhe o que passou e incitam-no a saber o que virá.
A leitura é a essência que nos preenche a alma, que nos conforta o coração e que nos transporta para outros mundos, épocas ou situações.
Ler não é apenas passar o tempo.
É amar, sentir, odiar, chorar com as personagens, viver o que eles vivem, até chegar à palavra "Fim" para ficar com pena de ter terminado.
Apesar de tudo terminar um livro pode ser um alívio ou uma tristeza. Mas todos eles deixam algo em nós, e com todos crescemos mais um bocadinho.
Receber um novo livro é isto.
É um "novo começar" que se repete. É um ciclo que se inicia não do zero, mas como continuação do anterior.
É abraçar a diversidade e ultrapassar barreiras.
É rir, chorar, amar.
É conhecer o mundo, que por vezes parece tão inacessível.
No fundo, é viver.
Fecha o livro e ao pousá-lo na prateleira, sorri. Ao virar as costas, caminhando agora mais seguro de si pensa: - Este valeu a pena!

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial