Blogger Template by Blogcrowds

Die Gottesformel: Faça-se Luz!

«Um dia li um livro e toda a minha vida mudou.» Orhan Pamuk

Fazendo minhas as palavras de Pamuk, hoje terminei o livro que mudou a minha vida!
A Fórmula de Deus, para além de ser a segunda oportunidade de Tomás Noronha, é um livro que pela sua simplicidade, explica aquilo que há muitos anos eu aspirava compreender. Uma das mais fantásticas professoras que tive na faculdade aconselhou-me a ler "O Universo Numa Casca de Noz" de Stephen Hawking. Apesar de ter o livro, nunca consegui ultrapassar as complicadas explicações de Hawking, por não ter uma formação no ramo cientifico. A razão para esta sugestão da professora deveu-se ao facto deste livro, apesar de complexo, revelar a evolução do pensamento cientifico e dar explicações para os temas da evolução da humanidade.
A Fórmula de Deus actua como a chave-mestra para descodificar as teorias que os leigos da Fisica se esforçam para compreender, mas acima de tudo, a explicação para a razão da existência do Homem!
Claro que o desabafo de tudo aquilo que sinto neste momento iria expor demasiado o conteúdo do livro o que acabaria por estragar a surpresa aqueles que ainda não o leram. Mas posso dizer que estou mais descansada! Depois de anos a questionar se o mundo estaria a tomar o rumo certo, agora tenho a certeza que está. Tudo está determinado, pois o derradeiro objectivo é a preservação da inteligência, que faseadamente apareceu no universo. E a inteligência uma vez presente arranja formas de se preservar.
Não há coincidências e muito menos sorte. Fazemos parte de um todo que funciona interligado por fios invisíveis e que está intimamente ligado com o destino do universo.
Agora sim posso dizer que acredito em Deus (Chamem-me close minded, mas é preciso acreditar em alguma coisa para aguentar a vivência diária!). Não no Deus antropomórfico da igreja católica (porque nesse nunca acreditei!), mas no Deus cientifico, no Deus natural, que se revela na constância e no inacreditável funcionamento deste Nosso Mundo.

Hoje sim, há luz! E apesar da chuva, apetece-me ir para o pátio, de braços abertos e olhos virados para o firmamento, girar que nem uma doida! A única coisa que me impede é, se o bater de asas de uma borboleta pode desencadear uma tempestade num local distante, nem quero imaginar o impacto da movimentação do ar causada pelo meu rodopio desvairado!

11 comentários:

Fizeste-me ficar com mais vontade ainda de ler este livro... Quando estiver perto de uma FNAC (esse antro de perdição) segurem-me! :)

domingo, fevereiro 11, 2007 11:33:00 da tarde  

Eu vou ler outra vez de certeza!

Depois do Codex, fiquei com dúvidas para ler este, mas é um livro brilhante. Nunca pensei gostar tanto!

Vale a pena o investimento!

Beijinhos e boas leituras

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 11:23:00 da manhã  

Gostei particularmente, do último parágrafo do livro e também do último parágrafo do teu post :):):)
A verdade é que já sou fã do JRS!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 1:31:00 da tarde  

Aqui ficam as últimas linhas do livro, para os mais curiosos:

«"No fim do silêncio está a resposta,
No fim dos dias está a morte.
No fim da nossa vida, um novo início."

Um novo início.»

Claro que só depois de lerem o livro é que podem compreender o significado!!!

segunda-feira, fevereiro 12, 2007 2:21:00 da tarde  

Bem, dava-me mesmo jeito ter aqui o livro à mão, pois lê-lo-ia já, só para ficar nesse estado ;o)
Como não tenho, não o vou ler...por agora, mas vai já para a lista de livros em espera! (Esta está a ficar grande...)

terça-feira, fevereiro 13, 2007 10:18:00 da tarde  

Despertaram-me a curiosidade e, na primeira oportunidade vou lê-lo. È sempre fascinante ouvir falar com tanta paixão. O caso não será para menos quando se acredita ter tido um vislumbre do todo, que nos serena medos e dúvidas quanto à essência da vida, nos faz acreditar que a solidão é um receio infundado e que, aparentes incongruências, possam afinal ter razão de ser.
Existem livros, filmes, momentos, assim!... Por alguma razão, revestem-se de magia e põem-nos em contacto com a vastidão de um cósmos em que tudo está no seu lugar. Sabemo-nos então parte do todo, não mais abandonados, e se o telefone não tocar... mantemos firmes os passos com a certeza de que do outro lado do Universo uma borboleta irá esvoaçar.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 1:55:00 da manhã  

Caro Phantom,

este é daqueles que valem a pena comprar e que ficam para sempre na nossa imaginação! Portanto na primeira oportunidade, lê, porque não te vais arrepender.

Caro Uivomania,

toda a perspectiva de organização e determinação preconizadas neste romance, acabaram por me dar uma diferente maneira de encarar as coisas. Apesar do incómodo causado pelo facto do telemóvel não tocar acredito que mais tarde ou mais cedo a minha oportunidade se vai revelar, porque a vida segue o seu curso e eu sei que esse curso vai ser o mais indicado.

É esta convicção que me faz continuar e é o facto de ser "parte do todo" neste nosso cosmos que dá sentido às nossas vidas... pelo menos à minha deu!!!

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 11:15:00 da manhã  

lindo esse levro... ainda nao acabei de ler.. mas nao resisti a vir peskisar na net sobre os factos veridicos lololol e deparei-me com o teu blog ***

Xaninha

quarta-feira, fevereiro 21, 2007 6:25:00 da tarde  

Brilhante!!!Foi o livro que mais me emocionou depois de "O Código Da Vinci". O autor surpreendeu-me deveras. Não conhecia essa sua faceta,admito, mas sou hoje um curioso da sua obra e de seguida vou ler o "Codex" que espero seja igualmente enriquecedor.De qualquer forma é óptimo verificar que ainda há gente em portugal que não deixa apagar a "Luz" da nossa inteligência. Brilhante, mesmo...

terça-feira, março 20, 2007 8:49:00 da tarde  

Embora nao esteja no ramo, sempre gostei de Física, e sem dúvida que considero que este livro contém um bom compromisso entre complexidade e simplicidade.

Simplesmente genial.

Quando acabei de ler fiquei com a sensação de ser um "privilegiado" por ter acesso a esta informação.

Abriu-me uma série de portas na cabeça para as minhas "filosofias internas" =)

Abraço

segunda-feira, setembro 10, 2007 2:34:00 da tarde  

so me faltam 60 paginas para acabar o livro mas posso dez de já dizer que e um livro deslumbrante e essa citaçao que transcrevestes n aparecem so no fim
quando acabar de ler vou relelo
quanto ao primeiro acho que e uma grande porcaria

terça-feira, outubro 16, 2007 2:10:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial