Blogger Template by Blogcrowds

Viajar

João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett, nasceu no Porto, no seio de uma família burguesa, em 1799.
Escritor e Dramaturgo romântico, Político e com uma grande intervenção no desenvolvimento cultural do País, Almeida Garrett escreve assim nas "Viagens na Minha Terra":
"Que viaje à roda do seu quarto quem está à beira dos Alpes, de Inverno, em Turim, que é quase tão frio como Sampetersburgo —entende-se. Mas com este clima, com este ar que Deus nos deu, onde a laranjeira cresce na horta, e o mato é de murta, o próprio Xavier de Maistre, que aqui escrevesse, ao menos ia até o quintal."

«O livro Viagens na Minha Terra, publicado em 1846, é o ponto de partida da moderna prosa literária portuguesa: pela mistura de estilos e de géneros, pelo cruzamento de uma linguagem ora clássica ora popular, ora jornalística ora dramática, ressaltando a vivacidade de expressões e imagens, pelo tom moralizante do narrador, Garrett libertou o discurso da pesada tradição clássica, antecipando o melhor que a este nível havia de realizar Eça de Queirós.

Mas a obra vale também pela análise da situação política e social do país e pela simbologia que Frei Dinis e Carlos representam: no primeiro é visível o que ainda restava de positivo e negativo do Portugal velho, absolutista; o segundo representa, até certo ponto, o espírito renovador e liberal. No entanto, o fracasso de Carlos é em grande parte o fracasso do país que acabava de sair da guerra civil entre miguelistas e liberais e que dava os primeiros passos duma vivência social e política em moldes modernos.» Fonte: Wikipédia
Aqueles, que tal como nós nunca foram "obrigados" a ler o livro na Escola, podem aproveitar agora, para conhecer estas Viagens, e disfrutar de um dos principais exemplos de Literatura Romântica Portuguesa. Os que o leram, também estão sempre a tempo de o recordar!
A Porto Editora disponibiliza a versão total do livro. (Biblioteca Digital)
Boas Leituras, desta vez, em forma 100% Nacional!

5 comentários:

Eu nunca fui "obrigada" a ler o "Viagens na Minha Terra", mas tenho esse livro em casa porque a minha irmã, que é mais velhinha que eu, teve mesmo de o ler.
Tenho de ver se arranjo tempo para lhe pegar um dia:)

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 10:56:00 da manhã  

Eu li, quando foi por obrigação e alguns anos mais tarde, já por opção.
E gosto muito :)

quarta-feira, fevereiro 14, 2007 2:16:00 da tarde  

Ainda me lembro. Foi no 10º ou 11º ano que eu li esse livro!

Bj.

quinta-feira, fevereiro 15, 2007 5:39:00 da manhã  

É bom que venhas lembrar Garrett e estas Viagens. Garrett, Eça, Aquilíno e alguns outros, têem o condão de nos dar a observar quem somos, e isso, é uma excelente oportunidade.

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 2:46:00 da manhã  

adorei o livro!

sexta-feira, fevereiro 16, 2007 4:43:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial