Blogger Template by Blogcrowds

Charles Dickens

Estreia Segunda-Feira dia 19 às 22:30 no Canal 2, a série da BBC "Bleak House" - Casa Sombria, uma adaptação do romance de Charles Dickens de 1852/52 com o mesmo nome.

Apesar deste ser um blog de livros, já aqui uma vez referi uma série da BBC (Orgulho e Preconceito) que ocupa um lugar muito especial no meu coração, pelo facto de ser uma excelente adaptação do livro de Jane Austen, e volto a insistir nesta matéria simplesmente porque às vezes não apetece ler, mas sim ficar no escuro, enroscadinha no sofá, a apreciar um bom momento de entretenimento!

«"Casa Sombria" é uma excelente série de época que retrata os mais diversos estratos sociais da Inglaterra Vitoriana. Adaptada magistralmente pelo aclamado argumentista Andrew Davies, de um dos mais complexos romances do imortal Charles Dickens, a acção gira em torno do caso Jarndyce vs. Jarndyce, uma disputa de família sobre um testamento que passou pelos tribunais durante gerações. Dois órfãos, Richard Carstone e Ada Clare vão viver para Bleak House com o seu tutor, John Jarndyce. Junto com eles está Esther Summerson, outra criança cuja paternidade é um mistério. Enquanto isso a bela Lady Deadlock vê o seu elegante mundo ficar de pernas para o ar quando o advogado do seu marido, Mr. Tulkinghorn, desvenda um mistério do seu passado começando um terrível jogo do gato e do rato que só termina com a sua destruição.As vidas de Esther e dos dois jovens órfãos, tomam rumos inesperados: Richard e Ada apaixonam-se e o bondoso John Jarndyce fica cada vez mais ligado aos seus companheiros.Contudo, todos eles vão ser tocados pela tragédia, enquanto Mr. Tulkinghorn investiga a história escandalosa de um amor proibido que irá modificar as suas vidas para sempre! » RTP

«Charles John Huffam Dickens 1812/1870), foi o mais popular dos romancistas ingleses da era Vitoriana. A fama dos seus romances tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, pode ser comprovada pelo facto de todos os seus livros continuarem a serem editados. Apesar destes não serem considerados, pelos parâmetros actuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.»

«Em Bleak House, Dickens joga com dezenas de personagens de várias histórias paralelas, e oferece-nos um vasto painel da sociedade inglesa do Século XIX, desde os mais altos círculos da nobreza até as crianças abandonadas que vagueavam pelas ruas sombrias da Londres de então.
Todo esse universo humano gira em torno de um processo judicial que, arrastando-se durante muitos anos, perdeu qualquer sentido e transformou-se, no dizer de um dos personagens, num "monumento ao sistema judicial inglês" - ao que ele tinha de absurdo e desumano.
Vamos encontrar também nestas páginas algumas das criações mais impressionantes da extensa galeria de personagens dickensianos, e alguns dos seus mais emocionantes casos de amor.
Este livro ocupa um lugar de destaque entre os grandes clássicos da arte da narração.»

«Pela magistral combinação das histórias paralelas, que se entrecruzam em determinados momentos para tecer o desenho mais amplo do conjunto do enredo, pela habilidade com que doseia o crescendo dramático, Dickens realiza um romance que os especialistas consideram o mais perfeito de sua extensa obra. Wikipédia

"Casa Sombria" é um libelo contra a corrupção e a ineficiência do sistema jurídico inglês.»

“Bleak House não é com certeza o melhor livro de Dickens, mas é certamente o seu melhor romance!” Gilbert Keith Chesterton

Para uma investigação mais apurada desta série, o site da BBC disponibiliza informações sobre o elenco, as críticas e muitos outros aspectos como por exemplo Quizz Tests sobre a mesma!

No que diz respeito a Charles Dickens, recomendo um site muito engraçado com todas as personagens das obras do autor (mais de 400!!!) e outro com todas as obras do autor (em formato HTML, para os curiosos que queiram dar uma espreitadela ao "Casa Sombria" antes de verem a série!)

A mim só me resta esperar por segunda-feira! Afinal, talvez não seja assim um dia tão mau!
(Mal posso esperar para ver a Gillian Anderson, porque o desempenho dela no filme "A Casa da Felicidade" baseado no livro "The House of Mirth" de Edith Wharton é fantástico!)
Os créditos das imagens pertencem ao já referido site da BBC sobre a série.

4 comentários:

Também gosto muito de Charles Dickens e a série parece-me uma nexcelente sugestão. Vou ver, sim senhor!
Bom fds!

sábado, março 17, 2007 2:04:00 da tarde  

Eheh, eu já tenho um aviso numa folha A5 colada numa prateleira!
Esquecida como sou ainda deixo passar o primeiro episódio!!!
Bom FDS! Aproveita o solinho!!!

sábado, março 17, 2007 3:21:00 da tarde  

Gostei, voltarei!

domingo, março 18, 2007 9:04:00 da tarde  

Caro Bernardo, ainda bem!
Cá estaremos à tua espera!

domingo, março 18, 2007 9:11:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial