Blogger Template by Blogcrowds

Os Bons Velhos Tempos!!!

Quem não se lembra de Enid Blyton?
Os livros do "Clube dos Sete" e especialmente os livros dos "Cinco" são parte integrante da minha colecção de livros e marcaram profundamente a minha infância. Passava horas agarrada aqueles pequeninos companheiros que ocuparam a minha mente e foram a companhia de uma Alcor sem irmãos e que inventava brincadeiras sozinha!
Aprendi muito com as Aventuras destes parceiros de infância... especialmente a sonhar e a imaginar locais fantásticos e pessoas maravilhosas com as quais tinha aventuras todas as férias de verão! Devem ser os livros mais lidos da minha biblioteca! E são claramente aqueles que mais recordações e alegrias me trazem, e que estimo com todas as forças do meu ser.
Enid Blyton não teve uma vida fácil. Com a separação dos pais, ficou com a mãe que não compreendia a sua paixão pela escrita. Para além disto, teve muitas dificuldades em públicar as suas primeiras histórias e os seus trabalhos foram negados durante anos. Foi depois de se formar como Professora, que começou a publicar na revista "Teacher’s World" e em 1922 publica o seu primeiro livro de poemas, começando assim a sua carreira como autora.
Escreveu muitas histórias, mas as de mistério e aventura foram as que tiveram mais sucesso!
Na sua autobiografia, escreveu como criava uma nova história. Nunca a planeava antes de a escrever na máquina. Somente a colocava nos seus joelhos, fechava os olhos e imaginava a história!
Enid morreu, em 28 de Novembro de 1968, vitima do que é hoje conhecida por Doença de Alzheimer, deixando mais de 700 livros escritos e perto de 5000 contos.
Esta é uma autora que terá sempre um lugar no meu coração. Apesar da diferença de décadas, os seus livros são intemporais e recordações para passar às gerações vindouras como o testemunho de uma existência simples , mas inesquecível!


Os Créditos da Biografia e das Imagens pertencem ao fantástico site Mistério Juvenil.

7 comentários:

Acho que tenho 2 ou 3 livros dos "Cinco", mas eram da minha irmã (que é mais velha que eu). Julgo que nunca os li, mas não duvido da sua qualidade... Eu era mais livros da "Uma Aventura":)

terça-feira, março 13, 2007 4:38:00 da tarde  

Canochinha, garanto-te que ainda vais a tempo de os ler!

Quanto aos livros da "Uma Aventura" isso fica para outro post, porque eu também adorava!!!

terça-feira, março 13, 2007 4:47:00 da tarde  

Tenho toda a colecção dos Cinco, a mais antiga com capas de sonho. Tenho alguns dos Sete (emprestei muitos que nunca recuperei)
Li e vivi a colecção Colégio das 4 Torres. Enfim, a Enyd fez e ainda faz parte da minha vida. Quando limpo o pó aos livros, sento-me muitas vezes no chão e releio muitas passagens.
Grandes pic-nics fiz na altura, copiando na íntegra os deles. O meu gosto de fatia de pão barrada com manteiga, com ovo cozido por cima vem daí ...
Grandes momentos :)

terça-feira, março 13, 2007 6:08:00 da tarde  

Cara Custódia, eu tembém tenho toda a colecção dos Cinco (que só completei à uns 2/3 anos e foi nessa altura que descobri um livro que nunca tinha lido: Os Cinco no lago negro/Os Cinco e as jóias roubadas!). Os sete nunca tiveram a mesma magia dos Cinco, mas ainda assim li quase todos.
A colecção Colégio das 4 Torres nunca tive a sorte de ler!!!

Os pic-nics deles deixavam-me água na boca...e ainda tenho a paranóia das roulotes: sim, é verdade, gostava de fazer uma viagem numa roulotte, tal e qual como os Cinco!
eheh

Um dia deste vou voltar a lê-los, só para matar saudades!

terça-feira, março 13, 2007 6:26:00 da tarde  

olha os saudosos "Cinco" li, aliás corrijo, devorei-os. "os cinco na ilha do tesouro" (julgo que era assim o nome do primeiro livro) foi a primeira vez que senti que tinha lido um livro a sério "com muitas páginas", com a mania que ainda tenho de assinar os livros sei que tinha 7/8 anos!
Chorei, mesmo baba e ranho, quando o Zé Miguel (colega ignóbil) me atirou "os cinco e os contrabandistas" para uma poça de água num dia chuvoso, enquanto esperávamos a carrinha para ir visitar a torre de belém...
enfim "os cinco" fazem um pouco parte do que eu sou. também eu não tinha irmãos e os livros eram um refúgio e uma alegria, ainda os tenho a todos assinados com uma letra de menina da primária que ainda treme a escrever...

Desculpem, alonguem-me mas tocaram num ponto essencial da minha existência :)
um beijinho grd

terça-feira, março 13, 2007 10:08:00 da tarde  

Cara Janelinhas,
Foram estes os livros que edificaram o meu carácter! Foi com eles que cresci.
Quanto ao "Zé Miguel", como se costuma dizer na minha terra: "Lá irá para onde pague o que fez!!!"

quarta-feira, março 14, 2007 9:27:00 da manhã  

E... Loucuraaaaaa!!! Eu fui uma apaixonada pelas aventuras d'Os Sete!! :D Os cinco conhecia não de leituras, mas da série que passava na Tv. Espectáculo mesmoooo!! Eheheh muito fixe!! :)

segunda-feira, março 19, 2007 7:17:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial