Blogger Template by Blogcrowds

Tess Gerritsen - Uma reflexão

Terminei o "Duplo Crime", o quarto livro da autora editado no nosso país. Não gostei especialmente.
Acho que a autora anda aos solavancos. O primeiro livro, "O cirurgião" é fantástico, só mesmo superado pela "Pecadora", o terceiro. Os restantes parecem-me cópias imperfeitas daquela que para mim é a melhor escritora de policiais da actualidade: Patricia Cornwell.

Patricia Cornwell criou várias personagens, que animam as séries que escreve. De entre elas, a principal é Kay Scarpetta, uma patologista forense, que investiga a origem dos crimes que levaram à morgue os corpos das pessoas a quem realiza as autópsias.
O segundo livro de Tess Gerristen, "O Aprendiz" lembra-me o 3º livro da série Scarpetta ("Tudo o que resta"). E o 4ª livro, centrado na Patologista Forense Maura Isles, lembra toda a saga Scarpetta de Patricia Cornwell.

Para além das personagens principais serem ambas patologistas forenses, existem outras semelhanças.
-Têm ambas um extraordinário jeito para a culinária;
-Uma secretária de meia-idade, preocupadissima com o seu bem-estar;
-Problemas com o sexo masculino! Ambas são divorciadas porque o ex-marido era uma pessoa desprezível!
-Conduzem carros potentes e seguros (só a marca é que difere!)
-Vivem em bairros tranquilos e ricos!

A única diferença é a fisionomia. Uma é loura e a outra morena (e este post encaminha-se para as canções de Marco Paulo!)

A personagem de Tess Gerritsen já estava inventada: chama-se Kay Scarpetta, e é fruto da imaginação de Patricia Cornwell.

Enquanto Gerritsen usou outras personagens para o desenrolar dos seus livros (como a detective Jane Rizzoli), as histórias podiam ter futuro. A partir do momento em que centrou os livros em Maura Isles, perdeu-se em terrenos pantanosos, arriscando-se a ser acusada de plágio. Aliás, admira-me, que num país que leva tanto a sério os direitos de autor (veja-se o caso Dan Brown!) ainda ninguém tenha reparado nisto!

6 comentários:

Como não conheço não comento.
Mas plagiar a Patrícia, não, isso não !!!!

terça-feira, maio 22, 2007 9:32:00 da tarde  

E o próximo é...?

Não conheço o livro, nem nunca me foi apresentado, por isso não comento...hehehehe

quarta-feira, maio 23, 2007 12:00:00 da manhã  

Custódia, é verdade! E não é bonito! Eu espero honestamente que não seja de mim... que como gosto tanto da Patricia posso ter tendência a enviesar as coisas...

Boa Menphis! ;)
As próximas vão ser das Viagens na Minha Terra, que já vai quase a meio, e claro, a a Sombra do Vento!

quarta-feira, maio 23, 2007 11:59:00 da manhã  

Nunca li nada dessas duas autoras, mas estou a ver que preciso de começar a fazê-lo. Eu acabei ontem 'Deixei o meu coração em África', do Manuel Arouca, e fiquei apaixonada... Agora também vou para um português que nunca consegui ler: Júlio Dinis - 'A Morgadinha dos Canaviais'.

As Viagens é um livro espectacular. Grande Garrett.

quarta-feira, maio 23, 2007 12:11:00 da tarde  

Cristina, estas duas autoras, só mesmo para quem gostar de policiais! Mas de algum dia começares, aconselho o livro "Post Mortem" da Patricia Cornwell. É o primeiro da saga Scarpetta.
Do Júlio dinis gostava de ler "Uma família Inglesa". Sempre ouvi falar bem do livro. Das Viagens estou a gostar! O Garret faz uma crítica mordaz deliciosa!

quarta-feira, maio 23, 2007 12:38:00 da tarde  

Não conheço os livros, por isso não posso dizer nada... mas por vezes encontro histórias que são o retrato fiel de outras histórias. Apenas muda o nome dos personagens... e isso é triste...

quarta-feira, maio 23, 2007 8:03:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial