Blogger Template by Blogcrowds

"Batata Quente": o Desafio


Vi no Blog "As Velas Ardem Sempre até ao Fim", um desafio muito engraçado, e de alguma maneira muito apropriado à Constelação!
O objectivo é falar dos últimos 5 livros que foram lidos, bem como dos 5 livros que mais nos marcaram ao longo da vida.

Os últimos livros que li (nada que vocês já não saibam!!!) foram:

- "As Jóias do Sol" de Nora Roberts
- "A Filha da Floresta" de Juliet Marillier
- "As Pontes de Madison County" de Robert James Waller
- "A Sombra do Vento" de Carlos Ruiz Zafón
- "Duplo Crime" de Tess Gerritsen

Quanto aos livros que mais me marcaram. Foram vários e de várias maneiras. Portanto, o modo como os escolhi foi muito simples. Saí do meu quarto ( para não ter hipótese de olhar para a minha prateleira!) e pensei nos livros que li.
Deixo aqui ficar os que mais rapidamente me vieram à memória:

- "Orgulho e Preconceito", de Jane Austen. Porque é uma das histórias de amor mais belas de sempre;
- "O Conde de Monte Cristo", de Alexandre Dumas. Nunca uma história de vingança foi tão bem escrita como esta. O amor, a redenção e o ajuste de contas levados ao seu máximo!
- "A Tragédia da Rua das Flores", do grande Eça de Queirós. Embora tivesse ficado indecisa entre este e o Crime do Padre Amaro, outro livrinho genial!
- "Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley. A visão redutora de uma sociedade que pode perfeitamente existir daqui a uns anos, na qual os homens são criados por condicionamentos, à imagem da função que vão desempenhar. Assustadoramente real!
- "Cosmos" Carl Sagan. Porque foi neste livro que li a frase mais marcante de toda a minha vida: "Existem tantas estrelas no céu, como grãos de areia na terra." Estava na praia e enchi a mão de areia e fiquei a pensar na imensidão do firmamento. Nunca mais me esqueci daquelas palavras.

Sei que eram só 5, mas não posse deixar ainda de referir o "Chocolate" da Joanne Harris, pela quietude que transmite, e a "A Fórmula de Deus" de José Rodrigues dos Santos, porque me deu algo em que acreditar.

Podia escrever muito mais, mas desafios são desafios, e já escrevi mais do que devia!

Deixo ficar aqui a proposta a todos os visitantes. É sempre uma reflexão agradável, os bons momentos que passamos com os livros!

Boas leituras!

16 comentários:

:)
Sabes porque é que não costumos aderir a esses questionários?
Porque nunca consigo limitar as escolhas !!! Há imensos livros que adoro. Mal começo a pensar, surgem logo imensos títulos :)
Confesso que o Orgulho e Preconceito, também é um dos meus favoritos ....

sexta-feira, junho 15, 2007 2:23:00 da tarde  

Vou colocar no Espaço Rosa assim que me lembrar dos últimos 5 livros que li! :)

sexta-feira, junho 15, 2007 2:47:00 da tarde  

Como eu te compreendo Custódia! No entanto achei tão engraçado que lá tive de limitar as minhas escolhas. Não foi fácil porque ficam sempre alguns de fora, mas acho que fui justa. ;)
O Orgulho e Preconceito é simplesmente genial!

Canochinha, LOL!!!!!!!! ;)
(Eu fiz batota! Estive a ver os posts da Constelação! ;))

sexta-feira, junho 15, 2007 3:53:00 da tarde  

Provavelmente vou aderir à corrente, mas estou como a Canochinha tenho de lembrar-me dos últimos que li. (sim, porque mesmo que queira fazer batota não posso. Os livros de que falo no tonsdeazul nem sempre foram os últimos que li. Ehehe)
Mais um beijinho

sexta-feira, junho 15, 2007 5:20:00 da tarde  

Eheheheheheh!
Para te ser honesta, ainda bem que fiz batota!
Com a cabeçinha esquecida que tenho, bem que já não me lembrava!!! ;)

sexta-feira, junho 15, 2007 5:51:00 da tarde  

O desafio é para ser respondido aqui ou no nosso blog? Lol Acho que aqui o comentário será muito extenso...

Jokas

sexta-feira, junho 15, 2007 11:11:00 da tarde  

Cristina, fazes como preferires!
;)

PS- e podes mesmo não fazer... afinal, é apenas uma sugestão da Constelação! ;)

sexta-feira, junho 15, 2007 11:43:00 da tarde  

Sinceramente, acho que deve ser bem mais difícil lembrar-me dos últimos 5 que li do que os 5 da minha vida.

Últimos 5 que li :

- Náufragos do Autocarro de J. Steinbeck
- Contos de Mark Twain
- O Segredo de Joe Gould de J. Mitchell
- Confissões de uma liberal - Maria Filomena Mónica ( oferecido pela revista Sábado)
- " A estrada" de Cormac McCarthy ( ainda não acabei de o ler )

5 livros da minha vida

- Capitães de Areia de Jorge Amado - O romance mais completo e fascinante que já li. Depois de o ler senti um vazio durante muito tempo.

- As aventuras de Tom Sawyer de Mark Twain- O livro e a personagem que me fez mais sonhar na infância e que me criou o gosto pela leitura

- Mulher em branco - Rodrigues Guedes de Carvalho - Li-o à pouco tempo, sem respirar perante tanta beleza dramática e tão bem escrito. Autêntica poesia em prosa.

- 1984 de George Orweell - poderia ser o Admirável Mundo Novo, mas quis ser diferente de ti...lol..a razão para não acreditar no totoloto...hehehehe...

- Alta Fidelidade de Nick Hornby - É a minha vida escrita num livro, , recheado de humor e revi-me muitas vezes ali, naquela personagem. Tenho o filme, mas ainda não o tenho o livro,embora o lesse 2 vezes.

Poderia também ser Pablo Neruda, Jorge Luís Borges e " O perfume " de Patrick Suskind, mas pensando bem, acho que aqueles 5 são mesmo os melhores que já li.

sábado, junho 16, 2007 12:01:00 da manhã  

Quanto ás tuas escolhas:

dos últimos que leste não li nenhum, mas estou curioso em ler " A sombra do vento".

Dos livros da tua vida, Jane Austen não li, " O Conde de Monte Cristo" adorei, do Eça adorei " A Relíquia", o Admirável Mundo Novo nem é preciso te dizer, e o Cosmos fiquei com curiosidade em o ler.

sábado, junho 16, 2007 12:05:00 da manhã  

Menphis, adorei as tuas escolhas. Adorava ler o "1984", e o "Alta Fidelidade".
Apesar de nenhum dos outros fazer parte das minhas mas recentes prioridades, a maneira apaixonada como falas deles, despertou em mim a curiosidade. Especialmente os "Capitães da Areia"!
Acho honestamente que nunca na vida vou conseguir ler tudo o que desejava... e acho que também não vou ter dinheiro para os ler a todos!!!

Quanto às minhas sugestões, o Orgulho e Preconceito é um grande livro. E o Carl Sagan, apesar de fazer parte dos escritores mais "cientificos" escreve de uma forma tão apaixonada e simples que dá vontade de ler. O "Cosmos" marcou-me, porque sempre fui apaixonada pelo firmamento.
(O Perfume também foi um dos livros da minha vida, mas não os podia colocar a todos!!!)

Obrigada mais uma vez pelas tuas sugestões. ;)

sábado, junho 16, 2007 11:22:00 da manhã  

Os meus últimos 5 livros já estão no meu blog, o Palhinhas. Beijo

sábado, junho 16, 2007 11:40:00 da manhã  

És uma querida Cristina! ;)
Obrigada por também teres aceite o desafio! ;)

sábado, junho 16, 2007 3:09:00 da tarde  

Também coloquei no blog este tópico, muito bem pensado!!

Um dos meus livros preferidos de sempre também é o Admirável Mundo Novo" de Aldous Huxley..!!
beijinhos

sábado, junho 16, 2007 5:13:00 da tarde  

É um desafio bem engraçado Bia.
Já fui ler as tuas escolhas, e fiquei curiosa com o "Amor em Tempos de Cólera", e com o "Sputnik meu Amor".

Beijinhos! ;)

sábado, junho 16, 2007 5:30:00 da tarde  

Tenho uma predilecção pela Jane Austen. A tal ponto que, a par dos livros, colecciono as versões cinematográficas.

Um dos meus tesouros é, evidentemente, a mini-série da BBC, "Orgulho e Preconceito".

Miaus!!!

terça-feira, julho 24, 2007 10:43:00 da manhã  

Ai que ti nem me fales em Orgulho e Preconceito!
Já sei as falas da serie da BBC quase de cor! :D
É realmente deliciosa!

terça-feira, julho 24, 2007 11:13:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial