Blogger Template by Blogcrowds

Dante's Gate: "A Ilha"

Foi por este túnel que, entre os anos de 1903 e 1957, entraram todas os residentes da ilha de Creta que padeciam da Doença de Hansen, mais conhecida por Lepra. O nome "Dante's Gate" advém do factor de desconhecimento do que se passava no fim daquele túnel.

Spinalonga foi uma fortaleza construida pelos Venezianos em 1579, nas ruínas de uma acrópole. Controlaram a ilha até à chegada dos turcos em 1715.
Aproveitando a sua localização (suficientemente perto da margem para ser rapidamente alcançada, mas suficientemente longe para estar isolada) os Gregos construiram uma colónia de leprosos, uma das últimas a ser desactivadas aquando da descoberta da cura para a lepra.Durante 54 anos, foram aqui isolados centenas de doentes. Mal era descoberta a doença, as pessoas eram automaticamente enviadas para a ilha.
Inicialmente as condições eram poucas. Não havia sistema de àgua canalizada, o hospital era bastante pobre e as casas eram poucas para receber tanta gente. No entanto as condições evoluiram, o estado acabou por atribuir alguns subsídios e os habitantes desta ilha tinham uma vida em comunidade. Uma comunidade tão diferente das outras, à custa da doença que padeciam, mas igual a todas as outras, com comércio, sistema de trocas de alimentos, apoio aos doentes e mesmo eleições anuais para decidir o representante da ilha.
Depois de passar o túnel, as pessoas encontravam um lugar estruturado, e eliminando o factor doença, um lugar a que podiam chamar Casa.
Restam os ecos dos seus habitantes, que acabavam ali a vida longe dos filhos, dos maridos, dos pais, à custa de uma doença que lhes retirava a força de viver, e que os tornava marginais, excluídos da vida como nós a conhecemos.

Tudo isto porque vale a pena ler o romance de Victoria Hislop, "A Ilha". Não só pela história em si, que acaba por ser um mero artifício, mas pela quantidade de informação acerca da vida numa comunidade isolada e tão flagelada como esta.


9 comentários:

Esse livro está na minha wishlist! (talvez fosse mais fácil dizer os que não estão...)

sexta-feira, julho 13, 2007 9:41:00 da tarde  

LOL!!!!!!!
Acredita que vale a pena!
Adorei o livro!
A história não é das melhores.
Mas é lindo pelos pormenores que ensina, pelos conhecimentos que transmite. Fala lá de coisas que nunca me passaram pela cabeça! É LINDO!

sexta-feira, julho 13, 2007 9:50:00 da tarde  

Este livro parece ser muito interessante. É mais um dos que tenho para ler.Parece-me muito interessante, sobretudo pela realidade que retratam e que é muitas vezes do desconhecimento das pessoas.

Bjo

segunda-feira, julho 16, 2007 10:30:00 da manhã  

Cristina, este livro junta tudo! Mas aposta no conhecimento, nos pormenores da doença, e acaba por dar informações maravilhosas, de uma maneira muito "original".
É aprender, a "brincar", como se costuma dizer!
Eu adorei o livro. É uma leitura de verão claramente deliciosa!

segunda-feira, julho 16, 2007 1:29:00 da tarde  

E eu que não estava lá myuito interessada nele!

Bem lá vai mais um apontamento...


CSD

segunda-feira, julho 16, 2007 2:47:00 da tarde  

Miss Alcor com esta informação toda, fiquei com vontade de juntar mais este à minha lista de compras. Já começam a ser muitos e o orçamento não dá para tanto. ehehe
Já terminei José Luís Peixoto e agora ando numa de José Rodrigues do Santos "A Ilha das Trevas".
Beijos

quarta-feira, julho 18, 2007 1:15:00 da tarde  

Ofereci este livro à minha amiga Regina, pelo aniversário dela. Acho que ainda não o leu, mas pareceu-me interessante.

quinta-feira, agosto 09, 2007 11:16:00 da manhã  

Este livro foi a minha leitura de Verão... Gostei... Tenho a agradecer à minha prima que me deu no dia dos meus anos, um dia antes de partir de férias... Deixou vontade de visitar a ilha de Creta com o objectivo de ir a Spinalonga.

domingo, setembro 09, 2007 10:44:00 da manhã  

Ja disfrutei do prazer da leitura deste livro fantástico. è lindo é maravilhoso como o livro nos envolve, como chama a nossa atenção. Além de falar da lepra que é algo negativo a autora dá um sentido neutro á história pois acrescenta-lhe uma grande história de amor,o que torna a obra em algo equilibrado. De facto é uma bela obra, e está no meu best de livros...

segunda-feira, fevereiro 04, 2008 1:56:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial