Blogger Template by Blogcrowds

FINALMENTE!!!


Honestamente não quero saber se chamam medíocre à J. K. Rowling. E muito menos que digam que ela teve sorte, que é tudo uma grande estratégia de marketing... blá, blá, blá!
O que é certo é que ela fez o que muito poucos conseguiram: neste momento milhões de pessoas estão com o coração a palpitar à espera do grande momento! Crianças, jovens, adultos, a contar as horas, minutos, segundos que faltam para conseguirem apanhar o último livro da saga deste que para muitos é um verdadeiro herói.
Mesmo com as falhas, mesmo com a polémica, mesmo com os aspecto que podiam ser melhorados, Harry Potter vai ser falado durante muitos e longos anos, junto com a sua criadora, agora milionária.

Para mim, a chave do sucesso foi uma só: Inventou um mundo que encaixa tão perfeitamente no nosso, que podia existir!

14 comentários:

Há pouco estava a dar no telejornal uma reportagem de Londres, onde mostravam várias pessoas que estão à chuva há não sei quanto tempo à espera da meia-noite de hoje... Havia uma rapariga que tinha ido da Austrália para lá, porque, dizia ela, em Londres era o sítio certo para comprar o livro! Há malucos para tudo!

Bem, deixa-me dar a minha opinião acerca da J.K. Rowling. Não a considero assim uma escritora enorme... acho que o estilo de escrita dela encaixa bem no tipo de história. Para mim, os livros do Harry Potter são, por assim dizer, page-turners... Assim que começo, tenho de ir até ao fim! E dou-lhe mérito por isso, a senhora tem uma boa capacidade de criar enredos e manter o leitor agarrado.
Depois, as histórias dela estão naquele limbo em que tanto podem ser lidas por miúdos como por graúdos, o que decerto contribui para o sucesso.
Por fim, quero acreditar que o sucesso de livros sobre magia como são estes, bem como do género literário fantástico no geral terão muito a ver com o facto de cada vez mais desejarmos fugir deste mundo difícil que é o nosso.

Deixa-me apenas lançar uma acha para a fogueira em relação ao teu último parágrafo: já outros o tinha feito antes;)

sexta-feira, julho 20, 2007 9:06:00 da tarde  

Tens toda a razão!
Especialmente nesse teu último parágrafo!!!
Nem vou falar do Tolkien, que até uma linguagem inventou! ;)
Mas o que é certo é que é assim mesmo que se consegue criar uma grande história: fazer acreditar que aquilo seria possível!

Não é claramente a melhor escritora de todo o sempre, e os livros têm algumas falhas no argumento! Mas eu adoro! E não consigo deixar de ler só porque lhe apontam falhas ou a acusam de só ter sucesso à custa do Marketing.

Quanto ao "page-turners"... bolas! É isso mesmo! ;)

sábado, julho 21, 2007 12:01:00 da manhã  

Tenho de concordar, podem dizer mal da J.K. Rowling à vontade, eu só lhe tenho a agradecer por ter partilhado connosco um mundo tão contagiante e maravilhoso! Mereceu cada cêntimo que ganhou ao escrever a grande série que é o Harry.

Até custa a acreditar que já se passaram quase dez aninhos desde a primeira vez!

Deixem-me só dizer, adorei o blog, tem livros maravilhosos! (Adorei as Brumas de Avalon, e também sou fã incondicional da Juliet Marillier =P)

sábado, julho 21, 2007 5:00:00 da manhã  

Este comentário foi removido pelo autor.

sábado, julho 21, 2007 12:56:00 da tarde  

O Tolkien criou mais que uma língua!. E a coisa vai a tal ponto que existem pessoas cuja profissão é "Linguista de Quenya", ou coisa do género:) Para além do "Quenya" (uma das línguas élficas), criou ainda o Sindarin (a outra língua élfica), o Khûzdul (para os anões), o Valarin (para os Valar), sistemas de escrita em runas e um alfabeto rúnico dos elfos (as Tegwar).
É provável que o facto de conhecer 16 línguas para além do inglês tenha ajudado:)

Já para não falar de genealogias inteiras, cronologias históricas extensas, mapas super-detalhados e mesmo constelações!! Só podia ser um génio:)

sábado, julho 21, 2007 12:57:00 da tarde  

Já agora, deixa-me só acrescentar que o mais engraçado disto tudo é que existe montes de gente que adora vasculhar todos os pequenos detalhes e saber aqueles nomes todos de cor! (por exemplo, eu)

sábado, julho 21, 2007 12:59:00 da tarde  

Dawn, obrigada pela visita e pelos elogios! ;)
Das Brumas ainda só li o primeiro, mas brevemente terei oportunidade de ler os outros!!!
A Jullliet Marillier foi uma surpresa deliciosa! Falta-me ler o terceiro da Trilogia Sevenwaters.

Quanto ao Potter, concordo contigo: ela merece cada cêntimo que ganhou com a saga, e também lhe agradeço por ter partilhado este mundo maravilhoso connosco!

Canochinha, Ehehe! Realmente... o Tolkien para além de ser um escritor genial, é como se fosse um historiador da própria história que escreveu! Lindo!

domingo, julho 22, 2007 1:42:00 da tarde  

Sem dúvida que sim. Rowling conseguiu arrastar multidões nas estreias dos seus livros. Uma autêntica loucura, mesmo!! Ehehe
Só falhei mesmo o penúltimo livro dele, porque comecei a cansar-me das aventuras, mas agora que chegaram ao fim já estou com vontade de voltar a ler. Só para saber mesmo como termina a saga. Por isso ainda antes de ler o último ainda vou ter que comprar o anterior. :) Enquanto isso chega a versão em português do último. eheh

terça-feira, julho 24, 2007 9:37:00 da manhã  

Ah! E achei engraçadíssimo ver na Tv as pessoas a ler o livro enquanto esperavam na fila para o pagar. ehehe Há coisas que não se explicam...

Nota: Aposto que tu foste uma delas! Eheheh

terça-feira, julho 24, 2007 9:38:00 da manhã  

Para mim, e sim, admito que a Rowling não tem propriemente uma escrita transcendental, ela conseguiu aquilo que um professor de Oxford conseguiu há mais de 50 anos atrás - criar um mundo fantástico no qual todos gostariamos, um dia, de passar por lá - e através disso, criar uma legião de fãs, de todas as idades, em todo o mundo.

É verdade que sou uma grande fã do Tolkien desde a adolescência (mais que um escritor, um verdadeiro génio), e apesar de não ser tão grande fã da J.K.Rowling, assumo que a mulher é, se bem que de uma outra forma, genial. Os seus livros batem recordes, conquistam miudos e graudos, e este facto, por si só, fica marcado na História. E tal como C.S. Lewis, ou Tolkien, a Rowling já lá tem o seu cantinho reservado :)

Miaus!!!

terça-feira, julho 24, 2007 10:21:00 da manhã  

Tons de Azul, realmente convém ler o 6º antes de ler o 7º!!!
Se há livro importante para perceber o fim, é mesmo esse!
Eu não me consegui fartar, porque sabia que havia ali um fim... uma conclusão e uma resolução da história toda.
Acompanhar os livros, foi apenas para chegar ao climax... o último livro!
Tenho a certeza que vais gostar do 6º, e ainda mais do 7º.
Compra que não te arrependes! ;)

PS- quanto ao livro... na quinta-feira passada já o estava a ler... :D
Arranjaram-me antes mesmo de sair... portanto não o comprei! Fico à espera da versão portuguesa, para ficar com a minha colecção direitinha! ;)

Bxana, é exactamente isso! Ela não é propriamente prodigiosa, mas conseguiu criar um mundo maravilhoso e ainda por cima, conseguiu criar o suspense necessário para agarrar milhões de pessoas até ao fim... crianças e adultos!
Se foi graças à escrita, ou ao Marketing, ou mesmo à estrelinha da sorte não sei, mas dou-lhe o mérito todo! ;)

terça-feira, julho 24, 2007 10:40:00 da manhã  

Miss Alcor: Ehehe Isso é batota, sabias?? Eheheh

quarta-feira, julho 25, 2007 9:59:00 da manhã  

Tons de Azul... eu sei!
Shame on me... ;)
Mas teve que ser!

quarta-feira, julho 25, 2007 11:14:00 da manhã  

julgar o gosto dos outros é algo um tanto ou quanto imbecil (isto para não dizer outra coisa) existem livros e autores de que gosto e outros que não.Agora pessoalmente prefiro o harry ao saramago (Se num exame de 12ºano escreve se como o saramago............kikkas

quarta-feira, julho 25, 2007 7:19:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial