Blogger Template by Blogcrowds

(Con)Textos XI

«-Comecemos com esta ideia.-disse Morrie- Toda a gente sabe que vai morrer, mas ninguém acredita nisso. Se acreditássemos, faríamos as coisas de modo diferente.

Então iludimo-nos quanto à morte, disse eu.
-Sim. Mas há uma abordagem melhor. Saber que se vai morrer, e estar preparado para isso a qualquer momento. É melhor. Desta maneira podes estar mais envolvido na vida enquanto estás vivo.
-Como podes alguma vez estar preparado para morrer?
-Faz como fazem os Budistas. Todos os dias, tens um passarinho no teu ombro que te diz: " É hoje o dia? Estou pronto? Estou a fazer tudo o que preciso de fazer? Estou a ser a pessoa que quero ser?".
É verdade Mitch:- Uma vez que tenhas aprendido a morrer, aprendes a viver.» As Terças com Morrie, Mitch Albom

Apesar de ser um pensamento que recalcamos constantemente, é uma das únicas verdades absolutas: Todos vamos morrer (pelo menos fisicamente!).
Acolher essa ideia na nossa mente, apesar de parecer mórbido, ajuda-nos a dar valor ao que temos, ao invés de ficarmos tristes pelo que não podemos ou desejariamos ter.
E se calhar somos senhores do mundo e não sabemos!

Fonte Imagem

8 comentários:

Palavras muito sábias mas também muito difíceis de realizar!
Acho mesmo difícil lidarmos com a morte de maneira natural (realmente é uma coisa natural!), principalmente porque permaneceremos para sempre ignorantes do seu verdadeiro significado, e quem não teme o desconhecido? Mas também há pessoas que a encaram mais descontraidamente, e só lhes tenho a dar os parabéns por isso, talvez aproveitem melhor a vida. :)

terça-feira, agosto 28, 2007 9:46:00 da tarde  

è um grande livro, dos meus preferidos, e um livro guardar ler e voltar a ler...porque há lições e conselhos que nunca nos devemos esquecer...

quarta-feira, agosto 29, 2007 12:26:00 da manhã  

Tão verdadeiras, quanto ilusórias estas palavras....
Admiro toda e qualquer pessoa que as persiga e consiga torná-las realidade.
Por mim, apesar da Fé que me move, ainda tenho medo de encarar a efectividade da morte, e sim...isso impede-me muitas vezes de apreciar a vida.

quarta-feira, agosto 29, 2007 9:50:00 da manhã  

A morte é um tema que por vezes me assalta o pensamento. Custa-me acreditar que um dia vou deixar de respirar, vou fechar os olhos e nunca mais vou ver nem sentir nada. A vida ilude-nos, porque quase nunca pensamos que um dia ela vai terminar...
Eu não tenho medo de morrer. Não sei se tenho vivido e vou viver cada dia como se fosse o último... mas pelo menos tenho a certeza que tenho sido feliz:)

quarta-feira, agosto 29, 2007 9:55:00 da manhã  

A morte nunca me assustou porque nunca penso nela. Não que evite ou fuja a isso, mas simplesmente encaro cada momento da vida. Acho que tenho aproveitado ao máximo e sinto-me feliz. Porém, se me perguntassem se me sinto preparada para morrer (como fazem os budistas), diria que não. Ainda tenho tanta coisa para fazer e viver que preciso de muitos mais anos. Espero que mos sejam concedidos.

Que transmissão de pensamentos :)

quarta-feira, agosto 29, 2007 10:21:00 da manhã  

A morte faz parte da vida. Chega quando tiver de chegar. Quanto maais tarde melhor é claro. Entretanto, aproveitemos a vida ....

quinta-feira, agosto 30, 2007 7:05:00 da tarde  

É um texto muito filosófico e muito profundo.Nós sentimos que é assim mas há uma grande diferença entre o que é real e o que é desejável. Porém, se não podemos atingir o desejável porque somos pessoas da terra e logo imperfeitas que ao menos, mediante reflexões como esta, aprendamos a caminhar no sentido de uma menor imperfeição e uma maior lucidez quanto à nossa finitude.
Belo!

sábado, setembro 01, 2007 9:45:00 da tarde  

Adorei o livro, foi o último que li, ou seja, já não leio há imenso tempo, para além das 3 mil páginas que andei a estudar... A passagem que escolheste foi uma óptima escolha!

domingo, setembro 02, 2007 10:03:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial