Blogger Template by Blogcrowds

The English Patient

«Nos últimos dias antes de estalar a guerra, fora pela última vez ao Gil Kebir, desmontar o acampamento de base. O marido dela ficara de o ir buscar. O marido que ambos amavam até terem começado a amar-se um ao outro. Clifton partiu com destino a Uweinat no dia marcado, sobrevoando o oásis perdido tão rente ao chão que as folhas das acácias se espalharam, esfaceladas, na esteira da avioneta, o Moth a rasar as depressões e as falhas do terreno - enquanto ele, no cimo da alta escarpa, fazia sinais ao piloto com uma lona azul. Depois o avião descreveu uma curva descendente e veio direito a ele, despenhando-se no solo, a cinquente jardas de distância. Um coluna de fumo azul subiu em volutas do trem de aterragem. Não chegou a haver chamas. Um merido tresloucado. A ânsia de os matar a todos. Matar-se a si e à mulher - e a ele também, deixando-o encurralado no deserto. Só que ela não estava morta. Ele pegou no corpo inerte, libertando-o das garras retorcidas do avião, das garras do marido.» O Paciente Inglês, Michael Ondaatje

Um dos filmes mais maravilhosos, e um dos livros mais lindos de todo o sempre.
Fica aqui o trailer, para quem quiser ver, ou rever.

10 comentários:

Miss, segui o teu conselho e já comprei o DVD, vou ver se o vejo este fim-de-semana! :)

sexta-feira, setembro 14, 2007 10:54:00 da tarde  

Adorei o filme, mas ainda não li o livro!! Grande falha...

sexta-feira, setembro 14, 2007 11:02:00 da tarde  

Em 1950, quando Mao pede à China para dar o "grande salto em frente", o Exército de Libertação Chinês ocupa Lassa, a capital do Tibete. Perante o silêncio internacional, os chineses iniciaram um "programa" de dizimação da cultura e sociedade tibetanas, sob o pretexto de ajudar os tibetanos a regressarem à pátria-mãe chinesa e de os libertar do "jugo do feudalismo".
A destruição da cultura do Tibete e a opressão do seu povo foi brutal nos anos seguintes ao levantamento nacional resultando na morte de 1.2 milhões de Tibetanos, ou seja, um quinto da população. Muitos outros foram presos ou deslocados para campos de trabalho. Foi levado a cabo um processo de destruição de mais de 6000 mosteiros, templos e outros edifícios históricos.

domingo, setembro 16, 2007 2:27:00 da manhã  

Olá Miss Alcor,
Sabe bem entrar aqui voltar a ver-te por estes lados. :) Entendo essa tua falta de tempo para ler. O trabalho realmente ocupa-nos uma boa parte do dia. Mas como a vontade é maior, com certeza que arranjarás sempre uns minutos para a leitura. :)
Quanto à referência que nos deixas. Deixa-me dizer que nem li o livro, nem vi o filme na sua totalidade. É uma falha minha eu sei, até porque já me falaram muito de ambos! Se não conseguir ler o livro, vou pelo menos alugar o filme para ver. :)
Um beijinho e uma óptima semana de trabalho

segunda-feira, setembro 17, 2007 9:52:00 da manhã  

Já ouvi dizer que o livro é algo secante... Não sei, não sei... O que te posso dizer é que não gostei nada do filme. Demasiado parado para o meu gosto e, claro, os meus olhinhos não aguentaram e cederam... lol

segunda-feira, setembro 17, 2007 11:25:00 da manhã  

Pois não li o livro não senhora, mas adorei o filme :)

segunda-feira, setembro 17, 2007 2:20:00 da tarde  

Eu adoro este filme, mas não consegui ler o livro porque é um bocadito denso...

...mas gosto taaaanto da história :)

Miaus!!!

segunda-feira, setembro 17, 2007 6:59:00 da tarde  

Não li, mas já vi o filme!

muito bom. O livro também parece ser. Só li ainda as primeiras duas páginas.

terça-feira, setembro 18, 2007 3:29:00 da tarde  

Miss, já vi o filme e adorei! LINDO! Lindíssimo!! Uma grande, grande história de amor de ir às lágrimas!

terça-feira, setembro 18, 2007 8:53:00 da tarde  

Eu sabia que vocês gostavam!
Eu sabia! :D:D:D:D

Dawn, fico muito feliz que tenhas gostado.
Tenho a certeza que não te arrependeste de ter comprado o DVD! ;)
É daqueles filmes que por mais que o veja, choro inevitavelmente em cada uma das vezes!

terça-feira, setembro 18, 2007 9:11:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial