Blogger Template by Blogcrowds

Almas ao Entardecer

Este ano, numa das muitas feiras do livro em saldo, comprei dois contos de Edith Wharton, a escritora de livros como "A Idade da Inocência" e "A Casa da Felicidade", ambos transformados em filme.

"Almas ao Entardecer" é um pequenino conto, muito ao género das obras referidas. Retrata um casal de americanos, em fuga da América. Ela, ainda casada, escolheu outro homem para alcançar a sua felicidade. Ele, solteiro, fugiu com uma mulher casada.
Ambos são alvo de repúdio da sociedade onde pertencem. No entanto, sentem falta dessa mesma sociedade de onde fugiram.

Um livro bastante interessante, que em meia-dúzia de linhas consegue simplificar aquilo com que nos deparamos todos os dias: a fuga da normalidade e do quotidiano, é apenas uma maneira de fugir dos problemas, porque no fundo, não sabemos viver de outra maneira. Além disso, esta fuga não se suporta para sempre, apesar daquilo que possamos pensar quando a iniciamos!

Para além de tudo isto, Edith Wharton demonsta de modo fabuloso as poucas escolhas que as mulheres tinham apenas há 100 anos atrás! Para nós, que vivemos num mundo de escolhas e de completa liberdade, chega a ser chocante imaginar como seria se assim não fosse!

«Para onde iria ela? Qual seria a sua vida quando o tivesse deixado? Ela não tinha parentes chegados e poucos amigos. Pensou nela como se estivesse a andar descalça sobre gravilha.» Edith Warthon, Almas ao Entardecer

8 comentários:

Infelizmente nunca li nada desta autora, vi o filme "Casa da Felicidade" e adorei, excelente mesmo.

Já noutros clássicos, finalmente acabei de ler a Rebecca! A sério, que livro maravilhoso! Adorei cada momento! (E que final!!) Agora vou ver se encontro a versão em filme de Alfred Hitchcock, ouvi dizer que é mesmo muito boa.

terça-feira, setembro 18, 2007 11:37:00 da tarde  

Estou como a Dawn... nunca li nada desta autora. Nem tão pouco os filmes que referes!! Acho que mereço um castigo!! Eheh
Parece-me uma boa leitura para os fins de tarde num Outono próximo.

quarta-feira, setembro 19, 2007 9:46:00 da manhã  

Mais uma que nunca leu nada da Edith Warthon. Aliás, também desconheço qualquer filme...

quarta-feira, setembro 19, 2007 10:01:00 da manhã  

Nem conhecia o nome da escritora, mas já fiquei com a pulga atrás da orelha. Uma boa solução para a minha lista de livros a comprar não aumentar é não visitar este blog.... mas depois sinto falta :( Estás proibida de nomear mais livros bons! :D

quarta-feira, setembro 19, 2007 11:11:00 da manhã  

Olá Miss Alcor, parábens pelo novo template, está muito giro. Depois de umas férias o À Volta das Letras está de volta, espero pela sua visita. :)

quarta-feira, setembro 19, 2007 3:54:00 da tarde  

Também nunca li nada. Vi "A Idade da Inocência" de que gostei muito.

Mesmo assim, 100 anos depois, ainda há muita mulher sem liberdade de escolhas :(

quarta-feira, setembro 19, 2007 4:56:00 da tarde  

Minhas caras, eu sei que sou suspeita (porque tenho uma perdição por clássicos!!!), mas adoro Edith Warthon! O que tenho lido dela não me desilude!

A Idade da Inocência é um clássico! Se não lerem o livro, pelo menos o filme faz parte daqueles a não perder.
Quanto à Casa da Felicidade, adorei o livro e o filme. É claramente um dos meus preferidos a seguir ao orgulho e preconceito. E é daqueles livros que leio sempre que não me apetece ler mais nada (se bem que isso ultimamente não tenha acontecido!!!)

quarta-feira, setembro 19, 2007 9:47:00 da tarde  

Dawn,

É um livro excelente o Rebecca!
E existe uma continuação, se bem que não seja escrito pela mesma autora:
"Mrs de Winter", da Susan Will, com edição dos Livros do Brasil.
Nunca li, portanto não sei se é recomendável!

Quanto ao filme, também já ouvi falar dele. Talvez um dia tenha a oportunidade de o visionar. Se entretanto o vires, diz qual quer coisa! ;)

quarta-feira, setembro 19, 2007 9:50:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial