«A autora reuniu, numa perfeita combinação, aspectos lendários com factos históricos do qual resultou um romance sobre Joana de Ingelheim. Filha de um missionário inglês e de uma mãe saxónica, Joana, nascida a 814, sente-se frustrada pelas limitações impostas à sua vida pelo simples facto de ter nascido com o sexo errado. O seu irmão Mateus começou a ensiná-la a ler e escrever quando Joana contava apenas seis anos. Com a sua morte, Joana recorre a toda a sua astúcia e capacidade de ludibriar de modo a continuar a dar largas à sua paixão pelo saber. Mais tarde, Joana foge de casa para seguir os passos do seu irmão João, a caminho da escola religiosa na Catedral de Dorstadt, onde ela se torna a única presença e estudante feminina tolerada. É quando surge Geraldo, e a vida de Joana muda ao aperceber-se de que o ama. No entanto, o seu amor é-lhe interditado pelas maquiavélicas manobras de Ritschild. Usando as roupas e identidade do irmão, depois deste ter sido chacinado durante um ataque normando, Joana foge e entra para o mosteiro de Fulda, onde ela se passa a denominar, depois de feitos os votos primordiais, João Anglicus. Trilhando o caminho de monge a padre, enquanto apurava o seu conhecimento e técnicas de cura, Joana começa a traçar a sua rota direita a Roma, onde os seus dons lhe abrem caminho para se tornar confidente e físico curador dos dois papas. É nos meandros de várias intrigas políticas no meio eclesiástico que Joana, ela própria, ascende ao posto de pontífice máximo da Igreja Católica. A Papisa Joana resulta numa fabulosa e vívida recriação do período por nós conhecido como a Idade das Trevas.»
Etiquetas: Sugestões de Leitura
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Muito bom livro!! Adorei :)
Célia disse...
sábado, setembro 22, 2007 4:53:00 da tarde
É um livro tocante e um dos que mais me marcou. Simplesmente lindo! Adorei e estou constantemente a recomendá-lo. Fiquei fascinada pela história e, por isso, há 1 ano comprei outro livro sobre a Papisa Joana. Estou a lê-lo actualmente e está a ser genial: "O Cronista: História da Papisa Joana".
Cristina disse...
segunda-feira, setembro 24, 2007 10:51:00 da manhã
Ainda tenho de ler este!! (Estou mesmo curiosa, pelas críticas que já li parece excelente!)
Maria Natália Pinto disse...
segunda-feira, setembro 24, 2007 10:08:00 da tarde
Miss Alcor,
Pelo teu "Resumé" parece-me mais uma óptima sugestão de leitura. Pena mesmo é que não haja assim tanto tempo disponível para absorver tantas leituras.
Mesmo assim vou anotar, pois deu-me curiosidade.
susemad disse...
quarta-feira, setembro 26, 2007 3:21:00 da tarde
AMEI este livro. Está num dos meus top 5 de livros...já leste as Confissões e uma Freira Pagã?! ias gostar de certeza.
Susana Júlio disse...
sábado, dezembro 15, 2007 4:48:00 da tarde