Blogger Template by Blogcrowds

A Muralha de Gelo

Este livro não é exactamente um livro independente. Aliás, segundo os livros originais do escritor, esta Muralha de Gelo não é um livro, mas sim a segunda parte do livro original, a Guerra dos Tronos.
O que aqui vemos é apenas uma decisão editorial de dividir o volume original em dois, provavelmente por causa da enorme quantidade de páginas e do preço que um só volume iria custar.

Quer sejam analisados como livros separados, ou como um único volume, a conclusão é sempre a mesma: esta é um saga simplesmente genial, apesar da grande quantidade de volumes que vão ocupar a prateleira quando estiver completa.

Adorei esta segunda parte. Tal como o primeiro livro, não desilude e consegue agarrar-nos para nunca mais nos largar. Apesar do ponto obviamente negativo de a história se dividir por muitos livros, dois deles ainda por editar (na versão original do autor), a verdade é que este ponto pode claramente ser analisado de um modo positivo: pelo menos aquela sensação triste que nos agarra quando terminamos um bom livro, pode ser atenuada pelo facto de sabermos que brevemente podemos pegar noutro volume e agarrá-lo com todas as forças do nosso ser.

Mais do que uma história, estas Crónicas de Gelo e Fogo são um universo muito próprio, dentro do nosso universo literário (acho que já disse isto no post anterior!!!). E a razão é a realidade que a história apresenta, com factos tão comprovados, com gerações tão bem maquinadas, que quase podiam ser estudadas num livro de história do liceu. É isso que faz um bom livro. Mais do que uma história bem contada, é a forma como essa história poderia encaixar no nosso mundo, e modificá-lo para sempre.

Dia 11 lá estarei, no lançamente do 3º Volume destas Crónicas, a "Fúria dos Reis", porque o destino destas personagens já ultrapassou a prisão das páginas onde está impresso, para passar a ser do mundo, que aguarda em expectativa o desenrolar das suas vidas.

3 comentários:

Comecei hoje a ler e tou em pulgas para desligar o pc e ir-me deitar e ler, ler, ler até ficar a fazer halterofilismo com as pestanas de tanto sono :D

segunda-feira, janeiro 14, 2008 9:56:00 da tarde  

Bem, tenho exactamente a mesma opinião que tu! ADOREI os dois livros e estou ansiosa por mais. Acho que o George Martin tem aquele dom que faz com que nós, leitores, fiquemos completamente presos à história e à maneira como ele a conta. Fiquei completamente fã e fico feliz por também teres gostado tanto :)

terça-feira, janeiro 15, 2008 10:21:00 da manhã  

Estou em pulgas para começar a ler.

terça-feira, janeiro 15, 2008 2:15:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial