Blogger Template by Blogcrowds

À(Parte) II

Esta semana fui acusada de ler em demasia.
Já fui muitas vezes acusada de comprar livos em excesso, e admito que às vezes exagero, porque a velocidade da compra é claramente superior à velocidade de leitura.
Também já fui acusada de gastar muito dinheiro em livros... este é claramente um ponto de acusação que deriva do anterior, porque infelizmente o livro ainda é considerado um artigo de luxo, e muitas vezes atinge um preço demasiado elevado. Assim, em relação a isto, tenho infelizmente de dar o braço a torcer e admitir que às vezes a fatia dedicada aos livros é bastante elevada.

No entanto nunca tinha sido acusada de ler demais. Aliás, nem sequer sei como tal é possível!!! Afinal o que é ler demais? Será que ler um livro por semana é demais? Qual é o ponto de comparação?
Estando nós num país onde a leitura, infelizmente, é um bocadinho descurada, a média de livros lidos deve ser bastante baixa, e portanto as pessoas que dedicam o seu tempo livre a ler, devem estar claramente acima da média. No entanto, será possível dizer que estar acima da média é ler em demasia?

Sempre gostei de ler. Não tenho propriamente um ritmo, porque considero que a leitura é um aspecto muito afectado por factores externos. Há dias em que não apetece pensar, há outros em que a concentração é demasiado baixa para prestar atenção às histórias, e há ainda muitos dias em que simplesmente estamos de bem com o mundo, e não nos apetece mergulhar noutros mundos.
No entanto, a leitura faz parte da minha vida. Não sei o que é ler em demasia, e nem sequer acredito que o conceito exista!
Gostava de saber a vossa opinião em relação a este assunto, se bem que se nos visitam, é provável que gostem de ler e a vossa opinião deve ser tão enviesada como a minha... :D

12 comentários:

Não sei se entendi bem, mas pareceu-me que o que te disseram não foi propriamente um elogio.
Já de si, a palavra "demais" é altamente subjectiva, porque o que é demais para mim normalmente não é demais para os outros e vice-versa.
Apesar de saber que leio muito mais que a generalidade das pessoas, não considero isso um defeito... acho que é apenas feitio. Prefiro de longe agarrar no meu livro do que estar horas em frente à TV, por exemplo. E assim de repente, não me parece que haja alguém com autoridade suficiente para pôr em questão as minhas escolhas... Porque é disso que se trata: escolhas! Há pessoas que acham anormal que se prefira ler um livro a ver TV... Whatever! Acho que cada um deve fazer aquilo que lhe dá prazer. Um dos meus sonhos é que um dia se aprenda a respeitar os gostos e as vontades alheias e se olhe um bocadinho mais para dentro antes de criticarmos os outros ;)

quarta-feira, janeiro 16, 2008 10:25:00 da manhã  

Sua desavergonhada!!!!!! A ler!!!!!
OMFFG
A verdade é que ainda há quem pense assim, quem não veja nenhuma necessidade de abrir um livro e ler.
Por isso estamos a toda a hora a papar com senhores e senhoras na televisão, na rádio, na vida, a debitar uma quantidade de enormidades demolidoras, tais como prencipio (deve vir de enicio ehehe), prontos e outros que tais!!!!
Agora fiquei um bocadinho irritada.....;D
Beijinho e muitas leituras

quarta-feira, janeiro 16, 2008 11:16:00 da manhã  

Olá!
Estou de acordo c tudo o q disseste.
Lá em casa somos duas "devoradoras" de livros. A m filha ainda é pior q eu, lê em tudo q é sítio.
O ler só faz é bem, mas se for em "demasia" melhor!!!
Para mim, ler, é uma necessidade, que tem de ser alimentada todos os dias.

quarta-feira, janeiro 16, 2008 11:53:00 da manhã  

Sinceramente, tenho é pena que não haja mais pessoas como nós que lêem em demasia. Não creio que leias demais...nem tu, nem eu, nem os que te visitam. O que se passa é que somos casos raros e, portanto, de difícil compreensão. Há várias que não percebem por que é que ficamos agarradas a um bocado de papel em vez de vermos telejornais, programas Big Shows, filmes ou então sairmos com os nossos amigos.
Podem-me dizer quantas vezes quiserem que tenho livros a mais, que leio demasiado.. Não me importo, faço o que gosto e sinto-me bem com isso... e aproveito para ficar mais culta (coisa estranha, não é?).
Sei que gasto bastante em livros, talvez mais do que deveria, porque não dou escoamento aos que tenho, mas também sabem que não gasto à toa. Gasto o que posso, quando posso e sou extremamente poupada... Acho que, por exemplo, a minha mãe não me diria nada dos livros, se se tratasse de roupa...vá-se lá perceber...

Olá, eu sou a Cristina e sou LA (Leitora Anónima) e depois?

quarta-feira, janeiro 16, 2008 11:58:00 da manhã  

Pois foi, escolheste as pessoas erradas :) Quem vem aqui acha que lê sempre de menos!!! Eu queria que odia tivesse 48h e assim eu podia passar 24 delas a ler. Um destes dias, dei comigo a pensar, com tristeza, que há tantos e fantásticos livros no Mundo, que eu não vou conseguir ler, simplesmente por falta de tempo! Não é triste?

quarta-feira, janeiro 16, 2008 2:04:00 da tarde  

Infelizmente, não se pode dizer que ultimamente me digam que leia em demasia. O ritmo de leitura a que habituei os cá de casa é bem mais acelarado do que o que tenho praticado ultimamente mas sim, no passado já ouvi coisas como:
"Apaga a luz e vai mas é dormir!"
"Tás a dar cabo dos olhos!"
"Gastas fortunas em livros!"
Não há programa de televisão que me arranque da leitura de um bom livro. não há nada MELHOR que um bom livro. Com ele viajamos para mundos que não o nosso, somos vilões, heróis, assassinos, heroínas, donzelas e cavaleiros, mostros e elfos. Podemos ser tudo e todos e, embora hajam descrições, ajustamos esses mundos à nossa imaginação, ao nosso gosto e não somos limitados pela visºao de outros.
Confesso que não sou comedida nos gastos com livros. Gasto o que posso e não posso por vezes, especialmente quando ando mais em baixo. É quase como um vício, uma dependência, tenho de comprar livros para me sentir bem. Uns compram roupas, outros fumam, outros bebem, ainda há os que comem. EU LEIO!

quarta-feira, janeiro 16, 2008 2:09:00 da tarde  

Muito obrigada por todos os comentários.
Eu sabia que a existência do conceito de "leitura em demasia" já estava ultrapassada desde o século XIX, em que as pessoas acreditavam que a leitura dava origem a humores corporais negativos, mas ainda assim, soube bem confirmá-lo! :D

quarta-feira, janeiro 16, 2008 10:18:00 da tarde  

Ler demais é um conceito que não existe. Por muito que alguns dos que me rodeiam achem que leio demais para mim é sempre insuficiente, gostaria de ler muito mais do que leio. Mas a vida é mesmo assim, cheia de outras coisas às quais temos de dedicar o nosso tempo.
Uma grande fatia da nossa população pura e simplesmente não lê, então há essa triste tendência de considerar "estranho" o que não pertence a um padrão. Neste caso um padrão de ignorância.

quinta-feira, janeiro 17, 2008 10:36:00 da tarde  

Não sei como foi a tua situação, por vezes a outra pessoa podia não se estar a referir quanto à leitura, mas sim a uma outra situação, por exemplo, a não saíres e estares sempre a ler, não sei,desculpa se estou errado.Ou foi mesmo uma critica ? Ás vezes a minha mãe também diz isso, que leio muito, mas isso é mais uma forma de me espicaçar para eu sair de casa, porque, no fundo, ela gosta que eu leia muito, não sei se foi uma situação igual.

Quanto a ler muito, eu também o faço, até compro mais do que leio, por vezes nem leio o que compro, prefiro estar no meu quartinho enrolado num cobertor, com uma grande caneca de leite ao meu lado e a ler um bom livro do que estar sentado a ver TV, e isso sempre orgulhou os meus pais, embora não os faça muito companhia a ver TV.

É claro que existe gente que condena outras pessoas por fazerem isso, mas a essas tenho um nome: ignorantes.

Existem alturas em que leio muito, outras vou apenas lendo devagarinho, tudo depende da disposição, do tempo, do cansaço do dia e do livro, pois claro.

Não fiques triste por fazeres aquilo que mais gostas, orgulha-te de gostares de ler e tenta transmitir isso às pessoas mais novas que é sempre bom ler, eu faço isso aos meus dois primos e sinto uma alegria enorme quando lhes dou um livro.

sexta-feira, janeiro 18, 2008 10:46:00 da tarde  

Menphis, às vezes a minha mãe diz-me que eu leio demais, que devia sair mais e distrair-me, em vez de passar horas fechadas a ler. Mas eu sei que é um desabafo... no fundo acho que fica contente com as coisas que eu sei graças à leitura, um vicio que ela e o meu pai me incutiram quando eu era pequenina!
Esta situação foi diferente, e partiu de uma pessoa de quem gosto bastante, eque me critica pelo dinheiro que gasto em livros, mas que nunca me criticou pela quantidade de livos que leio. Quando o fez, fiquei de algum modo desiludida. Acho que leitura é cultura, e portanto é impossível ler demais!
Foi só um pensamento que quis partilhar com você, tão viciados na leitura quanto eu, assim em jeito de partilhar uma indignação, e de ter a certeza que era compreendida!

sábado, janeiro 19, 2008 5:50:00 da tarde  

Claro que ficamos tristes por ver que uma pessoa de quem gostamos muito nos está a criticar por fazermos uma coisa que adoramos fazer. Tenta explicar-lhe que é uma coisa que adoras fazer, que irás sempre fazer e que tens muito orgulgo disso, porque mais vale gastar em livros do que noutras coisas.

domingo, janeiro 20, 2008 9:22:00 da tarde  

Comprar quantidade superior ao tempo disponível para ler também é um dos meus grandes males :(...mas desde pequena que ADORO ler. Tenho pena de não conseguir ter nenhum dos meus 4 filhos a fazer-me companhia neste vício irrecuperável. Ler nunca é em demasia, é sempre pouco aquilo que se consegue ler!

quinta-feira, abril 17, 2008 11:00:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial