Blogger Template by Blogcrowds

Persuasão

O título é de um romance de Jane Austen, que como todos devem saber, é a minha escritora favorita. Curiosamente o "Orgulho e Preconceito" foi o único livro de li dela até à data!
Podem considerar estranho, que com apenas um livro lido eu diga que ela é a minha escritora favorita, mas é certo que o "Orgulho e Preconceito" é um livro daqueles que não se esquecem, e que ficam para sempre dentro do nosso coração, porque as personagens ganham vida!

Aqui fica o que li na página da Editorial Presença: «É em Persuasão que encontramos a sua heroína mais notável - Anne Elliot. Naquela que é a sua obra mais amadurecida, que descreve uma órbita de afastamento nítida em relação ao tom predominantemente satírico dos seus anteriores romances, Austen trata o carácter e os afectos da protagonista de uma forma que, sem perder totalmente de vista a ironia, é, sem sombra de dúvida, muito mais terna, e anuncia já uma percepção mais aberta e dinâmica da personalidade e comportamentos humanos.»

Curiosamente, quando terminei o livro não foi exactamente com esta impressão que fiquei!
Não digo que Anne Elliot não seja madura, mas tenho de admitir que a Elizabeth Bennet está um palmo acima dela! Falta determinação e à vontade a Anne Elliot. Elizabeth Bennet era muito mais à frente do seu tempo, muito mais determinada, e muito mais independente.

Não posso dizer que foi uma perda de tempo, mas parece-me que depois do Orgulho e Preconceito, tudo o resto me parece uma tentativa de imitar uma fórmula já usada, e impossível de copiar (e tudo o que está antes, deve ser uma qualquer forma de aperfeiçoamento!).

11 comentários:

Tenho "Orgulho e Preconceito" na lista, esperemos por pouco tempo!

Ainda não li nada de Jane Austen, por isso não posso comentar muito sobre ela. "Orgulho e Preconceito" interessa-me, mas qualquer outro livro será, como tu dizes, "imitar uma fórmula já usada".

Não é preciso ler muito de um autor para se gostar dele. Tenho escritores preferidos dos quais só li apenas 1 ou 2 livros, e é normal. Há livros que nos tocam. E ficam cá.

segunda-feira, maio 05, 2008 9:34:00 da tarde  

Ainda não li nada da Jane Austen, apesar dos teus elogios e dos da Canochinha. Tenho, tal como muitos outros, o 'Orgulho e Preconceito' em lista de espera, mas pelo que já li das críticas ao livro não me vou desiludir.

Às vezes basta um livro para ficarmos marcados para sempre por um escritor. Mesmo que nem sempre seja um gosto consensual.

terça-feira, maio 06, 2008 10:57:00 da manhã  

Também gosto bastante da Jane Austen ... lembro-me que quando estava a tirar os cursos de Inglês no Britânico era uma das minhas escritoras favoritas para ir praticando a língua ! ;)

Dela li "Orgulho e Preconceito" ; "Razão e Sensibilidade" e "Emma" !

Não tenho a certeza se li "Persuasão" ... mas vou ter que averiguar ! ;)

terça-feira, maio 06, 2008 5:39:00 da tarde  

Também nunca li nada de Jane Austen... mas já vi os filmes, e são lindos! Os livros devem ser, como regra geral são: melhores.

E já agora... já te disse que tens um desafio no espirros? :)

quarta-feira, maio 07, 2008 11:08:00 da manhã  

Tenho este livro lá por casa, mas ainda não lhe peguei...
Tenho a impressão que ficaste semi-desiludida porque o termo de comparação era muito bom ;)

quinta-feira, maio 08, 2008 3:43:00 da tarde  

Gostei desta história, mas não tinha lido nenhum outro desta autora para comparar.

sexta-feira, maio 09, 2008 9:26:00 da manhã  

É difícil encontrar uma heroína como a Miss Lizzie Bennet :)
Gostei bastante de Persuasão, mas o "Orgulhho e.." a par de Sensibilidade e Bom Senso são para mim os melhores! E o Emma já leste? Também é muito bom!

sexta-feira, maio 09, 2008 2:02:00 da tarde  

Li "Sensibilidade e bom senso" e "Orgulho e Preconceito". Eu gosto da escrita da J.A; mas gosto acima de tudo da pessoa que foi (tenho este mau hábito de querer conhecer sempre a personalidade dos escritores que aprecio).

sexta-feira, maio 09, 2008 3:17:00 da tarde  

Custódia, comprei o Emma já há alguns anos, e nunca o li... Acabei sempre por lhe meter alguma coisa à frente, e foi ficando para trás!

sexta-feira, maio 09, 2008 8:37:00 da tarde  

:)

Concordo contigo!!! :P

Também eu sou uma fã, quase incondicional, de Jane Austen!!!Mas nem sempre foi assim, confesso!!!

O primeiro livro dela que "li" (embora tivesse que me forçar a isso foi o "Sensibilidade e bom senso" que, na altura, achei difícil e me fez acreditar que nunca leria mais nada desta magnífica autora!!!

Anos mais tarde, vi a série "Orgulho e Preconceito" da BBC (com Collin Firth no incrível Mr. Darcy) e fiquei curiosa em relação ao livro... naquela, se tinha adorado a série o livro não seria mau de todo, pensei!!!

E é um livro extraordinário, que já devo ter lido e relido vezes sem conta, porque, enfim, é uma obra única!!! Claro está que tenho a série da BBC em DVD porque, ainda hoje, é a melhor adaptação da obra!! (Quando saiu o filme, fui ver ao cinema e só não saí da sala porque estava na primeira fila... odiei a "Lizzy" da Keira Knightley (fiquei com a estranha sensação de que não teria lido sequer o livro para construir a personagem), mas salvou-se a fantástica interpretação de Matthew Macfadyen como "Darcy" (sobre a qual tinha muitas expectativas que superou) e a de Simon Woods no melhor "Mr. Bingley" da história!!!!

Enfim... isso são outras histórias!!!

Relativamente ao "Persuasão"?! Li, em poucas horas, mas, claro, depois de um "Orgulho e preconceito" sabe, óbviamente, a muito pouco!!! É um bom livro, bem ao estilo da Jane, mas não consegue chegar ao nível do outro, obviamente!!!

Ah... uma pequena sugestão cinematográfica de fã de Austen para fâ de Austen... "The Jane Austen Book Club" (http://www.imdb.com/title/tt0866437/)!!!!!

Beijito

sábado, fevereiro 07, 2009 1:53:00 da tarde  

Lucy, adoro a série da BBC "Orgulho e Preconceito". É das melhores adaptações que tive o prazer de descobrir até hoje!
Quanto ao filme... sem comentários! A Lizzi está absolutamente descaracterizada, e mesmo o Mr Darcy parece-me demasiado libertino em relação ao que Jane Austen imaginou no livro.
Quanto ao filme que recomendas, nunca tive o prazer de o ler, apesar de se encontrar na lista de filmes a não perder!

sábado, fevereiro 07, 2009 10:25:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial