Blogger Template by Blogcrowds

Petit Coin à Livres

Porque este é um blog viajado, gostaria de partilhar com vocês um espaço maravilhoso que tive o prazer de encontrar no passado Setembro, em Paris.
Andava a Miss a deambular pelo famoso "Quartier Latin", a apreciar as vistas, as pessoas, as igrejas, e o cheiro a comida étnica que pairava no ar, quando deparou com uma banca cheia de livros em segunda mão. Não sei dizer o nome da rua (honestamente já não me lembro!), mas como indicação certa posso dizer que fica perto da Igreja de Saint Severin, no sentido da Boulevard Saint-Michel.
Claro que como viciada em último grau (e mesmo considerando que estava ali para ver Paris e não para comprar livros!) não resisti a dar uma olhadela, especialmente porque o cartaz indicava o preço de 5€ e entre os livros estavam bastantes títulos em Inglês (porque a Miss não lê em Francês! :D)
O resultado foi uma conversa muito agradável com o dono da pequena livraria, que não era mais senão uma espécie de posto de troca. As pessoas vão lá levar livros que já não precisam, o senhor faz-lhes uma avaliação e oferece às pessoas um vale com o valor que atribui ao livro para comprarem outros naquele estabelecimento. Estes livros usados são posto à venda por um determinado valor, e podem fazer jeito a outros que os compram a um preço mais barato do que o fariam numa outra livraria.
Claro que também vendem livros novos, em todas as linguas e de todos os géneros e feitios. Normalmente os livros usados são arrumados à beira dos novos, e a pessoa escolhe se quer comprar o novo ou o usado a um bom preço.
Resumindo e concluindo, um verdadeiro paraíso!

Tive direito a uma fotografia por cada livro que comprasse... trouxe dois, mas tirei 3 fotos, só para ter a desculpa de lá voltar um dia para saldar a dívida.

10 comentários:

Tão giro!
E adorei o conceito. Tenho pena que os livros usados ainda continuem a ser rejeitados por tanta gente... (e contra mim falo, que até há bem pouco tempo atrás nem considerava essa hipótese)

quinta-feira, janeiro 29, 2009 11:50:00 da tarde  

Essa livraria está bem pertinho daquilo a que eu chamo "um paraíso na terra" :D
Quanto à aquisição de livros usados, ainda só o fiz através do boockmooch.

sexta-feira, janeiro 30, 2009 6:37:00 da manhã  

Irás gostar da livraria do Sr. Bandeira, em Peniche. Quase tens de lutar por um livro!
Na semana passada - finalmente! - pude ir adquirir o meu exemplar d' "O Segredo de Cibele", da Juliet Marillier, e tive, literalmente, de andar de gatas no meio das pilhas de livros.

Encontrei-o, obviamente!

sexta-feira, janeiro 30, 2009 9:24:00 da manhã  

Ah, eu conheço este cantinho!!!! É um local bem interessante, não é? Quando visito Paris faço sempre uma ronda pelas livrarias e esta é ponto obrigatório, tal como a Shakespeare ali bem junto a Notre Dame (não sei se conheces). Adoro as bancas de livos de Paris, as livrarias, o andar à procuar daquele volume que devia estar na pilha dos livros mais baratos...

sexta-feira, janeiro 30, 2009 10:29:00 da manhã  

É maravilhosa, não é? Estive lá também quando tive em Paris, em Março. Estávamos mesmo alojados no Boulevard Saint-Michel, perto de uma das entradas da Sorbonne.

Eu não trouxe livros, mas houve quem tivesse trazido..bah lol

sexta-feira, janeiro 30, 2009 10:41:00 da manhã  

No dia em que andei pelo Quartier Latin essa maravilhosa livraria estava fechada. :(
Chegaste a deparar-te com uma livraria, também perto do Quartier Latin, só com livros de Júlio Verne? É lindíssima!

sexta-feira, janeiro 30, 2009 10:48:00 da manhã  

*suspiro* que beleza...

Eu sou capaz de ler Francês, Inglês, até Espanhol ou Alemão! LOL

É um paraíso sem dúvida! E ultimamente tenho passeado por algumas livraria bastante boas em Lisboa... São uma perdição! Só as fotos fazem querer lá ir (ou voltar).

sábado, janeiro 31, 2009 2:54:00 da tarde  

Como o mundo é pequeno... com este post nunca pensei encontrar tantas pessoas que lá tivessem estado!
É um lugarzinho maravilhoso, e foi uma boa forma de me encontrar numa cidade tão distante e de me ligar ao lugar maravilhoso que é Paris.

sábado, janeiro 31, 2009 7:40:00 da tarde  

Um cantinho desses por cá, também marchava :) Que delícia!

segunda-feira, fevereiro 09, 2009 8:29:00 da tarde  

Essa livraria é a "Shakespeare & Company"??? Vi um documentário sobre essa livraria: o dono concedia estadia temporária a jovens escritores. Em troca, eles ajudavam na livraria enquanto lá estivessem instalados. Desde que vi esse documentário, decidi que iria a Paris de propósito conhecê-la!! A morada para quem andar por Paris: 37 rue de la Bucherie
Latin Quarter Paris 75005
France
E o site....www.shakespeareandcompany.com
Só me falta mesmo lá ir!!!

Andreia

quinta-feira, abril 16, 2009 2:57:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial