Blogger Template by Blogcrowds

Keep Your Brain Alive!

"Keep Your Brain Alive" é um livro pequenininho (e que se lê de um fôlego), que explica em traços gerais como funciona o nosso cérebro e o que podemos fazer para o espevitar. Dito de maneira muito simples: o que fazer para não entregar o nosso cérebro à demência 20 anos antes de morrer!

O cérebro é o órgão mais importante que temos no nosso organismo. Alguns podem dizer que é o coração, outros os pulmões, mas a verdade é que sem cérebro nada disso funciona: o coração não saberia como bater, e os pulmões não saberiam como respirar. Mas o mais engraçado disto tudo é o facto de nem sequer precisarmos de pensar para estas coisas acontecerem! O Cérebro, essa coisa maravilhosa que transportamos todos os dias em cima do pescoço trata desses pormenores todos de modo a que não se tornem mais um problema na nossa vida diária.
Apesar de tudo isto, temos tendência a desleixar o tratamento que lhe damos. E já não estou a fazer referência ao que comemos, ou mesmo quantas horas dormirmos. Viver todos os dias da mesma maneira é a melhor forma de atrasar a evolução do cérebro, e claro, é o passaporte para a demência.

A rotina diária leva à diminuição das conexões cerebrais entre neurónios e portanto, ao esquecimento. Parece complicado, mas não é. Interagir com as coisas faz-nos aprender. Não é invulgar ver uma criança pequena a sentir, revirar, cheirar e até mesmo morder algo para o tentar identificar. Aprender com os vários sentidos disponíveis faz com que essa recordação seja mais duradoura ao longo da vida. No entanto a rotina diária leva a que façamos as coisas sem qualquer imaginação e originalidade o que diminui os caminhos cerebrais que usamos para aprender as coisas. Por exemplo, quando o dia de trabalho acaba, nem sequer pensamos no caminho que fazemos para casa: simplesmente vamos pelo sítio do costume! Nem sequer temos que pensar, e há pessoas que dizem mesmo que o "carro" já sabe o caminho. A verdade é que o cérebro aprende com tudo aquilo com que interage. Se fazemos sempre a mesma coisa, o cérebro deixa de aprender: deixa de usar os vários sentidos para apreciar as árvores, pessoas, buracos, que encontra pelo caminho, porque vê aquilo todos os dias e portanto já não há nada a importante a apreender dali.

Como evitar isto é o mote para este livro.

Mesmo as explicações mais cientificas são descritas de maneira simples e com exemplos que permitem um entendimento perfeito da mensagem que o livro procura passar. Todos os 83 conselhos para exercitar o cérebro são maneiras diferentes de lidar com a vida, aumentando a qualidade da mesma - basta por exemplo escovar os dentes com a mão contrária de quando em vez para provar ao nosso cérebro que ele ainda tem muito a aprender connosco (porque ao trocar a mão, trocamos também o hemisfério cerebral responsável por aquela tarefa, e portanto damos um trabalho dos diabos aos neurónios que normalmente não a fazem!).

Por tudo isto e pelo resto que ficou por dizer, o livro é altamente recomendável - especialmente porque é um livro que foge à rotina!

(PS - só para avisar que ver TV utiliza menos o cérebro do que dormir, portanto ou leiam ou durmam!!!)

4 comentários:

Adorei o teu post :)
Eu ando cada vez mais esquecida... Mas não é falta de leitura, de certeza! :D

terça-feira, janeiro 27, 2009 10:33:00 da tarde  

Parece-me ser um óptimo motivo para ler este livro.
Posso dizer que tenho uma óptima memória!
Gosto imenso de ler e dormir, mas por vezes adoro mesmo é ficar horas a ver televisão para relaxar os neurónios! :)

quarta-feira, janeiro 28, 2009 9:58:00 da manhã  

Eu estou mesmo a precisar deste livro LOLOL
Tenho dias que parece que o desgraçado não passa do sleep mode de maneira nenhuma :D

P.S. Felizmente/infelizmente, o tempo que me resta de lazer ou é para ler ou para dormir e pouco mais (Tv só 20 minutos por dia :D)

quarta-feira, janeiro 28, 2009 10:00:00 da manhã  

Adorei a tua crítica!
Aliás... à mínima oportunidade, este livro vem cá para casa. Fiquei imensamente interessado.

(não vejo muita televisão... Mas, para contradizer, leio muito, e estudo, e durmo pouco =PP)

quarta-feira, janeiro 28, 2009 8:43:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial