Blogger Template by Blogcrowds

Equador

«Equador é a linha imaginária que resulta da intersecção da superfície da Terra com o plano que contém o seu centro e é perpendicular ao eixo de rotação.» Wiquipédia


Equador é também um dos melhores livros que li até hoje.Há muito tempo que queria ler este livro. Nunca o comprei porque acho o preço um verdadeiro absurdo (27€ na Oficina dos Livros - e digo absurdo, não pelo preço em si, mas pelo facto de ser um autor português a editar um livro em Portugal!) e porque mo emprestaram antes da curiosidade se tornar insuportável. Foi a ideia da TVI em transformar a história numa novela, que me levou a pegar nele e a lê-lo num âpice!


É um livro de fácil leitura, com uma escrita fluída (apesar de precisar de alguma pontuação extra em algumas frases!), com personagens fortes e marcantes, e passado numa ilha luxuriante onde o cheiro a terra e a chuva se entranha em nós, como se lá estivessemos verdadeiramente.

Durante alguns breves dias dei por mim na distante São Tomé, na hora da chuvada, mergulhada em sons do Óbó (floresta), a espreitar da varanda do Palácio do Governador. Não podia ter sido mais maravilhoso ler o livro, só pela oportunidade de lá "ter estado".

Há alturas para os livros serem lidos. Esta foi a altura certa. Identifiquei-me tanto com o Luis Bernardo, que provavelmente foi esse facto que me levou a achar o livro maravilhoso.
Luis foi afastado a sua vidinha para ser governador numa ilha para quem Lisboa é apenas um longo suspiro e nada mais. Caiu no meio do nada e tentou fazer aquilo de que foi incumbido. No entanto foi tão incompreendido que poucas soluções lhe restaram.
Tenho dias em que me sinto assim: impotente e incompreendida. Ver isso escrito num livro ajudou-me a criar um laço com ele, possivelmente para sempre.
São os tais livros que marcam uma época, e tal como uma música ou um cheiro nos lembra determinado momento na vida, este livro também vai fazê-lo.

Absolutamente recomendável. Entretanto, Boas Leituras!

7 comentários:

Como sabes, também ADOREI o livro. E, tal como tu, se não fosse a série começar teria esperado mais um tempinho para o ler...

É simplesmente maravilhoso. Nunca, nunca me hei-de esquecer daqueles praias, daqueles cheiros, daqueles sons... Poucos autores conseguem fazer SENTIR o ambiente! Juro, estava a ler e de repente parece que senti a areia nos pés, parece que estava à minha frente o azul do mar e os meus ouvidos captavam os sons das ondas...

Foi a primeira leitura de 2009 e já é um dos meus preferidos. Há muito, muito tempo que queria ler um livro assim. A descrição exaustiva fez-me suspirar.

Como bem dizes, altamente recomendável.

"Não podia ter sido mais maravilhoso ler o livro, só pela oportunidade de lá "ter estado"."
;) Nem mais.

terça-feira, fevereiro 03, 2009 9:30:00 da tarde  

"Equador" tem uma boa história, os personagens são marcantes, principalmente o Luís Bernardo e é um livro que recomendo. É bem melhor, que o "Rio das Flores"!

quarta-feira, fevereiro 04, 2009 9:07:00 da manhã  

Por enquanto, continua à espera que lhe pegue. Quero lê-lo, mas é das tais coisas... ainda não calhou!

quarta-feira, fevereiro 04, 2009 10:02:00 da manhã  

Tal como tu, apenas li o livro porque mo emprestaram. Nem foi tanto o preço que me afastou, mas antes o autor que considerou demasiado presunçoso e pensei ser incapaz de escrever qualquer coisa de jeito. Confesso que me surpreendeu e faço todos os dias o meu mea culpa por tais pensamentos :D

Voltando à história em si, é bastante boa e as personagens estão muito bem construídas. Tem uma escrita fluída e surpreende-nos pela dinâmica. Adorei cada página e fiquei completamente viciada. O final deixou-me boquiaberta, mas não desgostei. Aconselho vivamente a leitura.

quarta-feira, fevereiro 04, 2009 10:02:00 da manhã  

Percebo o teu encantamento. Também gostei muito. Li o Equador de uma assentadas só assim que saiu em 2003. Li de novo recentemente antes da série entrar no ar :)

segunda-feira, fevereiro 09, 2009 4:51:00 da tarde  

Também concordo que 27 euros é um preço ridículo. Foi por estas e por outras, que esta semana comprei um ebook reader. Nunca pensei que fosse tão bom. A experiência de leitura é superior (!) à de um livro de papel. Tenho uns artigos (com vídeo) no meu blog para quem estiver interessado em ver o funcionamento.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009 12:43:00 da tarde  

Gostei muito do livro. Teve o mérito de me trazer de volta à leitura.

Convido-te a passar pelo meu blog e ver a minha opinião sobre e outros.

Boas leituras!

http://conspiracaodasletras.blogspot.com/

quarta-feira, março 18, 2009 12:04:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial