Blogger Template by Blogcrowds

Um Homem na Escuridão

"Um Homem na Escuridão" foi o primeiro livro de Paul Auster que tive o prazer de ler. É um livro que se lê de um fôlego tal é a vontade de saber como a história se vai desenrolar.
Auguste Brill é um homem, recentemente viúvo, com insónias. A sua filha passou por um divórcio complicado e a sua neta sofreu a perda abrupta do namorado. Vivem juntos em casa de Miriam, a filha, num momento de transição da vida dos três. A história acontece numa noite apenas, com Auguste a recordar momentos da sua vida passada e presente. O outro passatempo de Auguste Brill é inventar histórias, onde dá vida a personagens que lhe preenchem as noites passadas em claro.

Adorei o livro porque me identifiquei absolutamente com ele. Eu também tenho insónias. Não é que passe a noite toda sem dormir, mas enquanto não adormeço, invento outras vidas que podia viver, para não pensar nos problemas diários que por vezes me tentam tirar o sono. Foi a forma sensata que encontrei para passar algumas horas que podiam ser completamente perdidas a pensar em coisas que ainda não aconteceram e que provavelmente não vão acontecer.
Percebo Auguste Brill do fundo da alma, e só alguém com uma capacidade extraordinária podia passar isso para o papel. Paul Auster foi esse homem, que nos compreende sem o saber, e que num pequeno livro condensou a vida de todos aqueles que, pela sua incapacidade de adormecer mal tocam na almofada, inventam outras vidas para tentar chegar ao consolo que todos esperam quando se enroscam nos lençóis.

Obrigada Canochinha, por me teres dado a conhecer estes homens fantásticos da literatura: Paul Auster, o escritor, e Auguste Brill, o "Homem na Escuridão".

Para finalizar tenho de acrescentar que se este livro fosse uma música, só poderia ser a seguinte:

"Comptine d'um autre été" - Yann Tiersen


6 comentários:

Ena, ainda bem que gostaste! Já ouvi dizer que este livro não é o Paul Auster no seu melhor, por isso convido-te desde já a leres mais dele :) Eu ainda só li "O Livro das Ilusões" e gostei bastante! Tenho por ali "A Trilogia de Nova Iorque", que saiu com a Sábado, e diz que é um excelente livro.

PS: Quando vi o nome dessa música em francês, tive medo de carregar no Play. Felizmente, é só instrumental... :D :D :D

domingo, fevereiro 08, 2009 12:17:00 da manhã  

Já tinha ouvido falar muito bem deste escritor, agora com o teu comentário, acho que o vou comprar.

Boas leituras :)

domingo, fevereiro 08, 2009 10:15:00 da manhã  

O Paul Auster é um dos meus escritores preferidos e se não leste mais nada dele, tens muita coisa boa para escolher como diz a Canochinha :)

segunda-feira, fevereiro 09, 2009 4:46:00 da tarde  

O único livro que li de Paul Auster foi "A Trilogia de Nova Iorque" e adorei. Fiquei com uma óptima impressão do escritor e espero voltar a ler algo mais.

sexta-feira, fevereiro 13, 2009 2:06:00 da tarde  

Tenho aqui ao lado "A Trilogia de Nova Iorque". As expectativas são, digamos, elevadíssimas.

terça-feira, fevereiro 17, 2009 7:23:00 da tarde  

Recomendo vivamente "A Trilogia de Nova Iorque".

quinta-feira, fevereiro 10, 2011 12:51:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial