Blogger Template by Blogcrowds

Foi há quase 8 anos que li "O Leitor" de Bernard Schlink. Ainda é do tempo em que os dedos das mãos chegavam para contar os livros ditos "sérios" que possuía na minha biblioteca.
Na altura fiquei absolutamente abismada, primeiro porque o tema é de algum modo escandaloso (e não me refiro só aos Nazis, mas sim à natureza algo pedófila que o livro levanta na personagem de Hanna) e depois pela forte imagem que me ficou gravada na mente: é um dos únicos livros cujos pormenores quase não esqueci!

Quando soube desta adaptação ao cinema tive de satisfazer a minha curiosidade com o visionamento da película para ver até que ponto a história estaria bem contada ou não.
Kate Winslet levou o Óscar para casa pelo desempenho neste filme, e apesar de todas as más críticas que lhe foram feitas, eu não encontrei grandes falhas na sua personagem! Ao invés, a personagem de Michael (já adulto), representada pelo lindissimo Ralph Finnes, está mal explorada, e mal conseguimos perceber o que anda por ali a fazer. É realmente o único ponto que empobrece o filme em relação ao livro, porque é o peso que as recordações do Michael representam que fazem com que a história aconteça, e sem ele não há nada para contar.

Apesar de tudo isto, o filme é muito bom, e é a cópia quase fiel do livro e permite a quem o leu dar um corpo às personagens que desenvolveu aquando da sua leitura. Claro que recomendo primeiro a leitura do livro. A adaptação á boa, mas há pequenos pormenores (que acabam por ser tão grandes!!!) que escapam, e que dão ao livro o estatuto que ele tem.

Entretanto, Boas Leituras!!!

7 comentários:

Quero muito, mas mesmo muito ler este livro. E só depois ver o filme :)

quarta-feira, março 25, 2009 10:35:00 da tarde  

Li o livro recentemente e agora aguardo apenas um bocadinho de tempo de qualidade no sofá para poder ver o filme :)

quarta-feira, março 25, 2009 11:39:00 da tarde  

Este é mais um em que optei apenas por ver o filme! :)

quinta-feira, março 26, 2009 9:00:00 da manhã  

A história deste livro parece muito interessante. Mais uma vez o pano de fundo é a II GM. Conto lê-lo antes de pensar em ver o filme, claro.

quinta-feira, março 26, 2009 11:28:00 da manhã  

Tenho a certeza, a certeza que muito, muito em breve este será um livro adquirido!!! Estou com as expectativas mais do que altas! =OO Além de se passar durante a 2.ª Grande Guerra (que eu adoro!), as personagens parecem-me estonteantes!

sexta-feira, março 27, 2009 7:02:00 da tarde  

Tenho o filme lá por casa para o ver. A ver se este fds não me escapa! :)

sexta-feira, abril 03, 2009 10:37:00 da manhã  

Não li o livro, nem vi o filme, mas depois de ler este teu post, tenho que comprar o livro. Mesmo. E só depois ver o filme, claro!

quinta-feira, abril 09, 2009 12:34:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial