Blogger Template by Blogcrowds

O Assassino Inglês

Finalmente foi publicado pela Bertrand aquele que é o segundo livro da Saga Gabriel Allon, do escritor Daniel Silva.

«Espião ocasional e restaurador de arte, Gabriel Allon chega a Zurique para restaurar a obra de um Velho Mestre, a pedido de um banqueiro milionário. Em vez disso, dá por si no meio do sangue do cliente e injustamente acusado do seu homicídio.
Allon vê-se inesperadamente a braços com uma voraz cadeia de acontecimentos, incluindo roubos de arte pelos nazis, um suicídio com várias décadas e um trilho sangrento de assassínios – alguns da sua autoria. O mundo da espionagem que Allon pensava ter colocado de parte vai envolvê-lo uma vez mais. E ele vai ter de lutar pela vida com o assassino que ajudou a treinar.»
Portal daLeitura

Mais uma vez o papel de restaurador do protagonista assume a dicotomia habitual: Gabriel é um restaurador de quadros, mas também de pessoas, e é neste estilo que o livro se desenvolve até à redenção final na qual a história acaba sempre por ter uma mensagem apropriada depois de todo o sangue e violência. O tema central é o apoio dado pelos bancos Suíços ao regime de Hitler, e mesmo sabendo que o livro não passa de um romance é realmente incrível pensar na quantidade de obras de arte que nem sequer circulam no mercado negro, mas estão guardadas dos olhos do público, escondidas nos cofres daqueles que roubaram ao abrigo de leis que ainda hoje os protegem.

O livro é altamente recomendável, claramente ao estilo de Daniel Silva que nos continua a transportar por aqueles pedacinhos de história que não queriamos lembrar, mas que fazem parte do nosso passado recente, e que por muito que gostassemos não podemos negar.

Entretanto, boas leituras!

1 comentários:

Também adorei o livro!! =) Perto do final, a conversa entre o velho e o Gabriel é surreal... a maneira como tudo aquilo está protegido!! Só nos deixa a pensar...
Não achaste a frase da capa totalmente descabida?? "Meste e Discípulo num confronto fatal" ??
Eu quando li aquilo até pensei que ía ser qualquer coisa tipo Shamron vsGabriel, mas não tem nada a ver... nem com isso, nem com a história do livro!! Os tipos que se saem com estas frases são cá uns "iluminados"... ahahaha!!

quinta-feira, abril 09, 2009 12:32:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial