Blogger Template by Blogcrowds

Maurice Druon - O Rei de Ferro

«Belo e ambicioso, Filipe IV, ousa invadir os domínios dos Templários. Em 1307 encarcera os membros desta ordem, e em 1314 manda executar um dos mais poderosos homens de então, Jacques de Molay. Negando até ao fim as acusações de que era alvo, o Grão-Mestre da extinta ordem lança sobre o rei Filipe IV uma maldição que se prolongaria até à sétima geração.
Num cuidado e vivo retrato do século XIV, dos meandros de poder e intriga que levarão à Guerra dos Cem anos, Maurice Druon segue o rasto dos descendentes de Filipe IV. Tendo o próprio rei morrido um ano após a condenação do templário – assim como o Papa que permite a sua prisão – a sua descendência vivera a doença, o crime, o envenenamento.
"O Rei de Ferro" é o primeiro de sete títulos incluídos no ciclo "Os Reis Malditos". Aqui germina a maldição que afectará toda a descendência de Filipe IV. Conhecido pela sua beleza, ele tudo fará para manter um poder absoluto sobre o reino. A ambição leva-o à cobiça da fortuna dos Templários. Acusando-os de heresia, confisca todos os seus bens, mas não voltará a ter paz... » Circulo de Leitores

Um mês depois da morte do escritor, tive o prazer de terminara leitura do primeiro livro da Saga "Os Reis Malditos". A minha atenção já tinha sido despertada para a história, mas só agora tive a possibilidade de a começar a ler.

Este "Rei de Ferro" é um livro muito bem escrito que desliza pelos nossos olhos com uma fluidez impressionante. A história está muito bem contada e o desenvolvimento das personagens (todas personalidades da história e portanto pessoas reais) está muito bem estrututado.

É uma história que nos dá um vislumbre dos tempos mais antigos da história deste nosso mundo, com pormenores autênticos, e verdadeiramente apaixonantes, que nos colocam num mundo totalmente diferente daquele a que estamos habituados (sem nunca nos deixar esquecer que foi o mundo em que viveram os nossos antepassados).

Absolutamente recomendável!

2 comentários:

O teu penúltimo parágrafo resume bem aquilo que, para mim, faz um bom romance histórico... Fica debaixo de olho! :)

terça-feira, maio 26, 2009 10:56:00 da tarde  

Sublime. Li O Rei de Ferro pelo menos três vezes e, quando tive acesso a um PC, li todos os PDF's do restante da série, e, depois de 5 anos, estou finalmente terminando o último volume. Maravilhoso é o primeiro livro, diria que é imcomparável aos demais... o realismo, os dramas, as paixões, tudo isso ali, descrito com uma poesia tal que se pode pensar que Druon realmente conheceu os personagens ali retratados. A fina flor da literatura francesa do seculo XX!

quinta-feira, novembro 29, 2012 4:18:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial