Blogger Template by Blogcrowds

O Velho e o Mar - Ernest Hemingway


É talvez a obra mais famosa do escritor norte-americano. Valeu-lhe um prémio Pulitzer, e mais tarde, o Nobel. Retrata a saga de um pescador, Santiago, na luta contra um espadarte enorme, que o arrasta para longe da costa.

Todo o livro é a luta entre o pobre pescador,que há mais de oitenta dias que não pescava nada, e sobrevivia pela caridade dos que o rodeavam.
Santiago enfrenta sozinho um espadarte maior do que o bote onde pesca. Durante 4 dias, sobrevive à custa de peixe cru e golinhos de água e aguenta a fome, o frio, o sono e a dor, para ver o seu prémio devorado por tubarões que não consegue afastar, e que lhe deixam apenas o esqueleto do gigante marinho.

Comecei a ler o livro numa noite de insónia, e claro que rapidamente fiquei embrenhada na história, com os peixes-gato a saltar na água, e a brisa a trazer o cheiro do mar.Vi as estrelas como se lá tivesse estado, e senti a dor e a fome do pescador como se fossem minhas.

É um volume maravilhoso, que nos lembra que realmente há que lutar pelo que queremos, mesmo que no fim apenas reste a memória do que conquistamos.

7 comentários:

Adoro esta história de Hemingway!

sexta-feira, junho 19, 2009 10:02:00 da manhã  

Ei Miss! Já há que séculos que não falávamos e tal... já passou tanto tempo desde que mantinha-mos um contacto regular via blogs!
Como estás tu? Tens andado pouco por aqui, estou a ver...
Manda notícias!
***

segunda-feira, julho 20, 2009 4:04:00 da tarde  

anos atras li e gostei profundamente- de uma profundidade, assim como sao as aguas do mar e de pensamentos e vivencias pelas quais o pescador desbravou.

sexta-feira, julho 24, 2009 7:45:00 da tarde  

Já há imenso tempo que li este livro ... sinto a necessidade de relê-lo ! ;)

Bjinhos

sábado, julho 25, 2009 6:18:00 da tarde  

Para quando o regresso?
Boas leituras! :)

quarta-feira, agosto 26, 2009 12:29:00 da tarde  

O Fanzine Episódio Cultural é uma jornal bimestral (Machado-MG/Brasil) sem fins lucrativos distribuído gratuitamente em várias instituições culturais, entre elas: Casa das Rosas (SP/SP), Inst. Moreira Salles (Poços de Caldas-MG) e Cia Bella de Artes (Poços de Caldas-MG). De acordo com o editor e poeta mineiro Carlos Roberto de Souza (Agamenon Troyan), “o objetivo é enfocar assuntos relacionados à cultura, e oferecer um espaço gratuito para que escritores, poetas, atores, dramaturgos, artistas plásticos, músicos, jornalistas... possam divulgar suas expressões artísticas”.

sábado, dezembro 18, 2010 12:22:00 da manhã  

Por incrivel que pareça ainda não li. Mas ja esta na lista GIGANTESCA de livros a ler :)
Silvia Soares
http://prokemedeu.blogspot.pt/

quarta-feira, agosto 29, 2012 5:40:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial