Blogger Template by Blogcrowds

A Raínha Estrangulada - Maurice Druon

«Após vinte e nove anos de um governo sem fraqueza, o Rei de Ferro morria, com quarenta e seis anos, de uma congestão cerebral, enquanto um eclipse solar lançava uma sombra espessa sobre a França.
Verificava-se, assim, pela terceira vez, a maldição lançada no meio das chamas, oito meses antes, pelo grão-mestre dos templários.
Soberano tenaz, altivo, inteligente e discreto, o rei Filipe preenchera tão bem seu reinado e dominara de tal forma seu tempo que se tinha a impressão, aquela noite, de que o coração do reino parara de bater.» excerto d'A Raínha Estrangulada, Maurice Druon

«Estava-se no Inverno de 1314 e rapidamente a notícia chega até aos cantos mais recônditos de França para criar um período de expectativas inquietantes. Por incrível que pudesse parecer, Filipe, o Belo, o Rei de Ferro, estava morto. Quase três décadas de governo firme e eficaz chegavam abruptamente ao fim, sem que ninguém se atrevesse a apostar que Luís de Navarra, o herdeiro, fosse capaz de estar à altura da tarefa que o destino lhe havia atribuído. De temperamento instável e fraca inteligência Luís X, o Teimoso, haveria de enfrentar uma época marcada pelas suas próprias fraquezas e pelas lutas turbulentas de poder geradas pelo vazio de autoridade deixado pelo seu pai.Na corte, tanto o conde Carlos de Valois, irmão do rei morto, como Enguerrand de Marigny, primeiro-ministro e conselheiro real lançaram-se numa disputa para controlar os desígnios de França, com evidente menosprezo pela soberania assumida pelo débil monarca. Neste jogo de intrigas e traições, Luís, o Teimoso, deverá também resolver a sua relação com Margarida de Borgonha: a mulher que permanece presa num calabouço sujo acusada de adultério e que na qualidade de rainha legítima ameaça transformar-se num grave perigo para os seus interesses políticos.» Wook
O segundo volume da saga "Os Reis Malditos" é mais um livro absolutamente maravilhoso. É um volume de transição(entre a tomada de posse do novo rei, e a luta pelo poder entre o seu tio e o antigo ministro do seu pai) e está recheado de intrigas que nos mostram que a luta pelo poder sempre foi desleal e feia, e que nada mudou ao longo dos tempos. Cada página é um transporte para outros tempos, e é um verdadeiro prazer acompanhar a história como ela aconteceu!
Completamente recomendável. É difícil parar de o ler, e só o facto de sabermos que existe uma continuação, é uma mais-valia extraordinária!
Entretanto, Boas Leituras!

1 comentários:

Fiquei curiosa sobre a Saga "Os Reis Malditos". É só acabar de ler uns quantos que tenho na calha, e acho que vou aceitar a sugestão!;)

Miaus!

PS: Lady & Miss, deixei uma pergunta no ar, n'As 7 Vidas, sobre os livros mais chatos de sempre. Querem deixar a vossa opinião? :)

quinta-feira, junho 18, 2009 5:09:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial