Blogger Template by Blogcrowds


Espirros, capacete, marmelada, terrina... (um tributo a Albus Dumbledore)
Seis dos sete livros planeados já estão cá fora! No futuro, prevêm-se ataques de insanidade nas proximidades da data de lançamento do 7º livro. Meus inclusive...
A verdade é que para mim, os livros de J. K. Rowling são uma mistura de diversão, aventura, aconchego, amizade, ansiedade e, no fundo, representam o extravasar dos sonhos mais cândidos da infância de todos nós. Voar, castelos, mantos da invisibilidade, dragões, gigantes... e todo um mundo onde o mal existe e tem de ser combatido e onde tudo acontece por um motivo. Os pormenores intrincados da história de Harry Potter adensam-se a cada página lida, prendem o leitor num limiar oscilante de angustiante expectativa e parecem fazer vibrar a imaginação de quem a lê avidamente como se uma outra realidade ganhasse formas tridimensionais, quase palpáveis. O que mais admiro é que neste mundo inventado de encantamentos, feitiços e poções, não há o erro de se procurar a solução fácil para problemas tão mundanos como aqueles com que deparamos no dia a dia. Continua a dar-se a luta entre o bem e o mal, as tarefas, os trabalhos de casa e os caminhos tortuosos do crescimento.O universo de Harry Potter é um mundo paralelo àquele em que vivemos e é nisso que reside a sua tão deliciosa essência.
A foto é deste sítio!

1 comentários:

Harry Potter, o mundo de fantasia que podia ser real!

Eu fui uma daquelas pessoas cepticas ao ponto de não me aliar a este Mundo quando o primeiro livro foi editado! Quando comecei a ler a saga, o primeiro livro ia já na décima nona edição (2002)e o quarto livro estava já editado. Como me arrependo hoje!

Quando comprei o primeiro, li-o de rajada e com o dinheiro das prendas de Natal, comprei os restantes livros editados...
Quando a Saga chegou ao 6º livro, a ansiedade era tal que não aguentei e comprei a versão inglesa, só para não ter que esperar pela tradução. Agora, lidos e relidos todos os livros só me resta esperar em alvoroço pelo 7º e último, para descobrir qual o final que J. K. Rowling tem destinado para Harry.

O que me levou a não começar a ler estes livros foi o facto de contarem uma história fantasiada, pensava eu, apropriada a miúdos.

Mas,até aqui J. K. Rowling demonstrou um rasgo de inteligência ao criar um mundo que apesar de não existir, podia muito simplesmente ser real. Desde o facto dos feiticeiros "viverem" entre nós e do seu mundo estar ligado ao nosso (como a famosa cabine telefónica tipicamente inglesa que leva os seus ocupantes até ao ministério da magia), até ao facto de a magia não resolver todos os problemas (até os mágicos morrem!) são exemplos de como este mundo está brilhantemente inventado e dá a sensação de ser real.

Existe bem e mal, existem feiticeiros descendentes de grandes feiticeiros que não têm grandes poderes mágicos (ao contrário do que seria de esperar), existem criaturas fantásticas apaixonantes (como o hipogrifo ou os elfos) e existe uma magia, esta sim, real, que nos impele a ler e a entrar neste Mundo que gostariamos que existisse.

Por tudo isto, um Muito Obrigada a J. K. Rowling pela sua perspicácia e, independentemente do fim que tem reservado para estas maravilhosas personagens, um Muito Obrigada pelo Mundo maravilhoso que deciciu partilhar connosco.

sábado, dezembro 16, 2006 8:27:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial