Blogger Template by Blogcrowds

Dia Mundial Do Livro

Convencionado pela UNESCO e desde 1996, o dia 23 de Abril (Dia de São Jorge) é o dia Mundial do Livro
A data foi escolhida para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, nesse dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de São Jorge e recebem em troca um livro.
Em simuntâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores que nasceram ou morreram nesse dia como Shakespeare, Cervantes, Inca Garcilaso de la Veja e Vladimir Nabokov.
Segundo a UNESCO, “A celebração procura também encorajar as pessoas, especialmente os mais jovens, “a descobrir o prazer da leitura e a respeitar a obra insubstituível daqueles que contribuíram para o progresso social e cultural da Humanidade"."
Para integrar as comemoração, decidimos deixar aqui hoje a lenda que une São Jorge ao Dia do Livro.
«Apesar da grande devoção que São Jorge despertou na Europa durante a Idade Média, como figura histórica sabe-se muito pouca coisa. Militar romano, cristão, que foi martirizado por volta do ano 303 por não abdicar das suas crenças. O nome Georgius quer dizer camponês, e talvez por isso a comemoração litúrgica foi fixada em 23 de Abril, em plena primavera no continente europeu. Isto também explicaria em parte que as tradições populares tenham feito dele o protector das colheitas. Esta ligação com a primavera e o seu patrocínio dos namorados também o relaciona directamente com a Feira das Rosas que desde o século XV se celebra na praça de Sant Jaume, onde está localizada a sede do Governo da Catalunha.
A lenda mais popular, escrita por Jaume de Voràgine na Llegenda Àurea, é a que explica a vitória de São Jorge sobre o dragão. Num país não determinado, chamado Silene, um dragão aterrorizava os habitantes que, para acalma-lo, ofereciam-lhe periodicamente um cordeiro e uma donzela escolhida por sorteio. Mas um dia a sorteada foi à filha do rei; São Jorge venceu o dragão e libertou a donzela. Então o rei e todo o povo converteram-se à fé de Cristo. Desde o século XIII, a imagem de São Jorge sobre um cavalo branco, libertando a donzela e vencendo o dragão, é a mais difundida de todas as lendas populares.» Fonte
Este é um dia que combina um aspecto religioso (São Jorge), com o símbolo do amor (a Rosa) e o símbolo da cultura (o livro). Nada mais apropriado para um dia tão importante como este.
Ler ilumina o espírito. Transporta a nossa mente para lugares desconhecidos e apaixonantes. Nunca estamos sozinhos com um livro.
Todos os dias, deviam ser Dia do livro! Boas Leituras!
(Hoje, é na verdade, Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor... mas esta última parte deixar assim passar ao lado... não tenho muita legitimidade para falar!!! ;)

10 comentários:

Hoje é um grande dia sem dúvida que é! :)
Hoje nem vou ver tv, vou acabar o fim do dia a ler Equador de Miguel Sousa Tavares. :)
Abraços e beijinhos

segunda-feira, abril 23, 2007 5:23:00 da tarde  

Fiquei curioso, porquê não tens legitimidade para falar dos Direitos de Autor ???

segunda-feira, abril 23, 2007 5:35:00 da tarde  

Tons de Azul, fico à espera que nos venhas dizer se gostaste do Equador! É um dos próximos na nossa lista, e agradeciamos a opinião! ;)

Menphis_child, a pergunta é algo complicada de responder, sem me arriscar a ser presa por "Cópias de Segurança" algo ilegais... ;)
Digamos que às vezes tenho pouco respeito pelos direitos de autor... E mais não digo!

segunda-feira, abril 23, 2007 6:10:00 da tarde  

já percebi...mas olha que não há nada como ter os originais..não é que eu não faça, mas sou capaz de fazer e depois ir comprar CD, isto em relação à música.

segunda-feira, abril 23, 2007 9:47:00 da tarde  

Eheheh! Depende do valor do CD, e depende do dinheiro disponível!!! Neste momento, posso dizer-te que ando na "mó de baixo" portanto, vou-me ficando pela pir.... bem, tu sabes! ;)

segunda-feira, abril 23, 2007 9:57:00 da tarde  

E não é que parece que os Portugueses estão a ler mais?
Essa foi a notícia que hoje me saltou assim, ao ouvido :)

segunda-feira, abril 23, 2007 9:57:00 da tarde  

Segundo os indicadores que eu li Custódia, não parece que assim seja! O ano 2005 foi bom, mas tem vindo a baixar!
Espero estar enganada!

segunda-feira, abril 23, 2007 11:55:00 da tarde  

Parece que sim, os portugueses estão a ler mais.

Mas isso não quer dizer nada, porque falam das vendas dos livros e, como sabemos, os tops de vendas de livros são livros de 5ª categoria ou coscuvilhice, tipo Carolinas, Santanas Lopes, etc.

terça-feira, abril 24, 2007 9:46:00 da manhã  

Pois... infelizmente isso é um problema! Podem ler mais, mas o que lêm acaba por não compensar! Concordo com essa teoria dos livros de 5ª categoria.
Mas mais vale ler esses que não ler nada...

terça-feira, abril 24, 2007 1:51:00 da tarde  

Não conhecia essa lenda. E para dizer a verdade :o( até o Dia Mundial do Livro me pasou ao lado este ano. Estou a ficar desleixado :o(

sábado, abril 28, 2007 1:33:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial