Blogger Template by Blogcrowds

Os Livros das Nossas Vidas

O objectivo da Constelação era a partilha: de novas ideias, de novas experiências e de novos contactos com livros nunca antes lidos. No entanto foram bastantes os exemplares literários que nos passaram pelas mãos antes deste blog, e impõe-se que se fale sobre eles.

Um desses livros, é um exemplar de rara beleza, de uma escritora que nem sempre preza pela magia nos seus exemplares:
Depois desta imagem, não deve ser difícil imaginar qual é o livro...

Chocolate: Joanne Harris

Dotado de uma magia quase incomparável, este é um exemplo de como os livros nos podem encantar e dar a conhecer a alegria de descobrir novos lugares e novas pessoas, mesmo que sejam apenas fruto da imaginação de um autor.
A beleza de escrever está na capacidade de nos ser apresentada uma história credível, capaz de nos levar a apaixonar por personagens inventadas, chegando ao ponto destas fazerem parte das nossas vidas e de desejarmos que a história continue, pois é um tormento quando chega ao fim. Aí reside a verdadeira beleza, aquela que nos comove, que nos alegra, que nos faz rir às gargalhadas, ou mesmo chorar desesperadamente, pela vida ou morte, de uma personagem que entendemos como real.

Joanne Harris, consegue fazer isso neste livro. Conseguimos ver perfeitamente Vianne Rocher e a sua filha Anouk (com o seu companheiro inseparável Pantoufle!), a caminhar por ruas e ruelas, em busca de sossego e paz nas suas vidas. Imaginamos Lansquenet-sur-Tannes, aldeia pacata e fechada nas suas próprias convicções. Admiramos a persistência de Pere Henri, o padre austero e castrador. Mas mais importante de tudo, é o facto de conseguirmos sentir a mudança. Essa vontade e ao mesmo tempo resistência, a tudo o que vem perturbar um mundo fechado sobre si mesmo, mas que no fim acaba por imperar e levar à transformação de tantas vidas infelizes, como se o sol nunca deixasse de brilhar em Lansquenet-sur-Tannes.

Chegar ao fim é querer saber mais. É querer ver aquele lugar, ver as vidas das pessoas e saber se o vento, quase uma personagem neste livro, vai levá-las mais uma vez na sua aventura interminável pela mudança ou então, aceita as alterações nesta pequena aldeia, como pagamento para deixarem de viver ao seu sabor, empurradas pelas suas sedentas e insistentes lufadas.

«Olhando a Chocolaterie do outro lado da praça, com a sua montra colorida, as floreiras de gerânios cor-de-rosa, vermelhos e cor de laranja nas varandas que ladeiam a montra, sinto a dúvida a insinuar-se subrepticiamente na minha mente e a minha boca enche-se com a memória do seu perfume como natas e malvaísco e açúcar queimado e a mistura estonteante de conhaque e grãos de café frescos. É o perfume de um cabelo de mulher, no sítio exacto onde a nuca se une à concavidade delicada do crânio, o perfume de alperces maduros no verão, de brioches quentes e pãezinhos de canela, chá de limão e lírios -do-vale. É um incenso difuso no vento, desfraldando-se lentamente como uma bandeira de protesto, este rasto de demónio, não sulfuroso, como ensinávamos às crianças, mas o mais leve e evocativo dos perfumes, combinando a essência de mil especiarias, fazendo a cabeça girar e o espírito pairar. Dou comigo no adro de St. Jérôme com a cabeça erguida contra o vento, esticando-me para apanhar o rasto daquele perfume. Ele infiltra-se nos meus sonhos e acordo suado e esfomeado. Em sonhos, empanturro-me de chocolates, rebolo-me em chocolates, e a sua textura não é quebradiça mas tenra como carne, como milhares de bocas no meu corpo, devorando-me em dentadinhas esvoaçantes. Morrer vítima da sua gula terna parece-me o cúmulo de todas as tentações que eu algum dia conheci e, em tais momentos, quase consigo compreender Armande Voizin, a arriscar a vida a cada dentada de deleite.
Disse quase.»
Harris, Joanne (1999).Chocolate. Edições Asa

Bom Apetite!

14 comentários:

O "Chocolate" também me encantou quando li. Foi sedução, prazer e paixão.
Claro que a partir daí comprei todos os livros que foram saindo da Joanne (mesmo o da cozinha francesa que é lindíssimo) e até tenho o "Na Corda Bamba" autografado por ela.
De uns gosto muito e há um ou dois que acho "fraquinhos".
Ri com "Vinho Mágico", chorei com "Cinco Quartos de Laranja".
"Chocolate" será sempre especial :)

sexta-feira, abril 27, 2007 1:41:00 da tarde  

Custódia, o Chocolate marca realmente muito pontos!
Eu não gostei do Valete de Copas e Dama de Espadas. Acho que é um livro no qual a Joanne foi infeliz!
Quanto aos outros que falaste, tenho-os aqui em casa, mas ainda não tive tempo para ler! Vou tentar arranjar um espacinho, a começar pelos que recomendaste!
Obrigada.

sexta-feira, abril 27, 2007 2:01:00 da tarde  

Eu sou louca por chocolate!!! :p
Sou capaz de devorar um tablete daqueles grandes inteirinha!! ehehe
Por falar em chocolate... hum... tenho de ir à gaveta buscar um!!
Quanto ao livro... não posso comentar, pois é mais um que ainda não li. :( Também não vi o filme. :(
Miss Alcor gracias pela dica do blogue (Um conto de...). Já devorei aqueles capítulos todos e agora já só aguardo pelo próximo! :)
Um beijinho e bom fim de semana

sexta-feira, abril 27, 2007 8:21:00 da tarde  

ADORO este livro! É um dos meus preferidos. Quando o li fiquei com uma vontade de comer chocolate... ainda mais do que é costume:)

sexta-feira, abril 27, 2007 9:20:00 da tarde  

Lembro-me perfeitamente de quando o livro "saiu". O título nunca me disse muito. E talvez por isso, nunca me interessei em comprá-lo. Pela descrição que fazes para um bom livro. Quem sabe não entra para a lista de espera :o)
Estou cada vez com menos tempo para ler :o( Mas não é mau de todo! Faço outras coisas das quais também gosto muito.

sábado, abril 28, 2007 1:29:00 da manhã  

Tons de Azul, eheheheh! Por acaso já não como chocolate há uns tempos... agora que falas nisso!
Quanto ao livro, vale mesmo a pena!
O Blog de que te falei, achei que podia ser o teu género! Só foi pena ter que andar assim a fazer publicidade no teu blog, mas se gostaste, então ainda bem que o fiz! ;)

Canochinha, realmente tens razão! Aquelas coisas boas que ela faz só fazem crescer "água na boca", eheh!

Phantom, este vale a pena. Acredita que se o leres não te vais arrepender.
Quanto ao tempo para ler, realmente é complicado quando andamos muito ocupados, mas acredito que é um vício que nunca se perde!

sábado, abril 28, 2007 12:09:00 da tarde  

Hum...apetitoso!

domingo, abril 29, 2007 11:48:00 da tarde  

tenho de o ler...uma literatura boa para ler no Verão ? se é fica na minha lista para as próximas férias.

segunda-feira, abril 30, 2007 10:51:00 da manhã  

Magarça, eheheh! Pois, eu também já comia qualquer coisinha!

Menphis_Child, no verão, no inverno, faça sol ou chuva, vale a pena ler!

segunda-feira, abril 30, 2007 11:23:00 da manhã  

Este foi, sem dúvida, um dos livros que mais gostei e que ainda revisito muitas vezes. De todas as vezes me deixo prender na escrita doce, serena e absorvente da Joanne Harris que consegue fazer o leitor sentir todos os sabores, cheiros e cores descritos.

Envolvente como um bom chocolate negro.

Mizar

sexta-feira, maio 11, 2007 3:54:00 da manhã  

Bom, eu7 já li o "Chocolate" há uns anos atrás e fiquei com´água na boca!

Comprei todos os que se segiram excepto os dois últimos.

Mas nenhum superou o primeiro.

Gostei muito da caracterização do Vilão de n"Na Corda Bamba". Sabiam que ela se inspirou num colega da faculdade!

Aquele que seduzia todas e mais alguma!

Penso que a Joanne foi realmente a única a conseguir escapar-lhe!

Beijos

CSD

PS: o Cineliterário vai apresentar esse filme no último trimestre de 2007!

Apareçam!

segunda-feira, maio 14, 2007 5:54:00 da tarde  

Quem gostou do 'Chocolate' certamente também gostará do livro 'Caffe Amore':
"Repleto de personagens fascinantes, cheiros e sabores tentadores, este livro retrata de forma magnífica o universo feminino de Maria Domenica, a filha mais velha de uma família de agricultores de uma pequena aldeia italiana. Aos dezasseis anos, a sua vida está limitada à cozinha da mãe e ao Caffè Angeli, um local de convívio, de café intenso e do famoso ricotta sfolgliatelle. Os pais de Maria têm grandes expectativas para a sua bela primogénita, mas ela tem outros planos… entre eles, uma fuga para Roma."

E do livro 'O Perfume'.

quarta-feira, maio 16, 2007 4:01:00 da tarde  

Olá Cristina!

Já destes dois livros aqui falámos. Fizeram partes das nossas escolhas no mês de Novembro e Dezembro.

Deixo-te os links para os dois e respectivos comentários:

http://constelacao-das-letras.blogspot.com/2006/11/caff-amore.html

http://constelacao-das-letras.blogspot.com/2006/12/um-livro-um-filme.html

O Perfume é um dos livros da minha vida! O Caffè Amore não me caiu no goto...

Um abraço,
Mizar

sábado, maio 19, 2007 1:55:00 da tarde  

Olá Cristina!

Já destes dois livros aqui falámos. Fizeram partes das nossas escolhas no mês de Novembro e Dezembro.

Deixo-te os links para os dois e respectivos comentários:

http://constelacao-das-letras.blogspot.com/2006/11/caff-amore.html

http://constelacao-das-letras.blogspot.com/2006/12/um-livro-um-filme.html

O Perfume é um dos livros da minha vida! O Caffè Amore não me caiu no goto...

Um abraço,
Mizar

sábado, maio 19, 2007 1:55:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial