
Para assinalar este dia, o IBBY (International Board on Books for Young People) divulga normalmente uma mensagem de incentivo à leitura, este ano escrita pelo Eslovaco Ján Uliciansky, com o título: “O destino dos livros está escrito nas estrelas”. Como o título me parece bastante apropriado, vou transcrever aqui parte da mensagem:
«Os adultos perguntam com frequência o que acontecerá aos livros quando as crianças deixarem de os ler.
Talvez esta seja uma resposta: “Nós carregá-los-emos todos em enormes naves espaciais e enviá-los-emos para as estrelas!”
Uau…!
Os livros são realmente como estrelas num céu nocturno. Há tantos, que não podem ser contados e frequentemente estão tão longe de nós que não ousamos procurá-los. Mas imaginem só como ficaria escuro se um dia todos os livros, esses cometas do nosso universo cerebral, partissem e cessassem de fornecer essa energia ilimitada da imaginação e do conhecimento humanos…»
Quem escreve assim…
Tudo isto porque eu e a Mizar estivemos ontem à conversa (coisa que já não fazíamos há algum tempo!) a acertar pormenores aqui para a Constelação, e chegamos a uma conclusão brilhante. Não podíamos deixar passar ao lado este Dia, porque ambas adorávamos a colecção Uma Aventura!

Quem não se lembra das gémeas Teresa e Luísa, do Pedro, Chico, João, e claro do Caracol e do Faial, ao cães que acompanhavam estes intrépidos companheiros em todas as suas aventuras?
Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada, fizeram-nos companhia nos nossos longos dias de infância e adolescência! Duas autoras Portuguesas, cujo mérito ninguém lhes pode tirar!
Parabéns às autoras, que ainda hoje continuam a fazer companhia a centenas de jovens, com as aventuras de um grupo que terá sempre um lugarzinho no nosso coração!
Estas foram as nossas "Aventuras" preferidas de todo o sempre! Os créditos das imagens pertencem ao site das autoras, dedicado aos seus livros e às suas vidas.
A Mizar vai passar por aqui no próximo fim-de-semana! Estejam preparados para mais uma brilhante critica, a um livro que vale a pena!
Abraço das autoras!
Etiquetas: Curiosidades
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Miss, tenho boa parte da colecção! Sem dúvidas, foram dos livros que mais contribuíram para a minha paixão pela leitura! Que saudades daquele grupo...
Célia disse...
terça-feira, abril 03, 2007 9:31:00 da tarde
É verdade Canochinha! Eu e a Mizar também temos saudades... aliàs, a Mizar disse-me que eu tenho de pôr os livros a jeito, não vá dar-lhe uma vontade súbita de ler algum! E eu tenho de admitir que não me custa nada ler um ou dois nos tempos que correm! ;) Uma vez criança... criança sempre!
Miss Alcor disse...
terça-feira, abril 03, 2007 10:00:00 da tarde
Eu tb adora os livros "uma aventura...", tinha imensos mas com as mudanças de casas ficaram para trás. Foi o começo de uma grande paixão pela leitura.
Totoia disse...
quarta-feira, abril 04, 2007 12:13:00 da tarde
Eu penso que é na infância e na adolescência que despertamos para o Mundo dos Livros. Daí a importância dos bons escritores e dos bons livros, como é o caso desta colecção. Muito bem lembrada!
Custódia C. disse...
quarta-feira, abril 04, 2007 3:13:00 da tarde
Eu DEVOREI todos os livros "Uma Aventura". Tanto esses como "Os Cinco" eram os meus preferidos.
Paulo disse...
sábado, abril 07, 2007 12:21:00 da tarde
Lá está! Uma coisa simples, inteiramente produzida em Portugal, e que pôs muita gente a ter gosto pela leitura. Estão, sem dúvida, de parabéns.
uivomania disse...
terça-feira, abril 10, 2007 3:11:00 da manhã
Bonita homenagem a duas das escritoras mais importantes na minha infância.
magarça disse...
quinta-feira, abril 12, 2007 12:35:00 da manhã
Desde já os meus parabéns pelo blog.
Concordo, este dia tem mesmo de ser assinalado pela sua importância. Muitos de nós descobrem a paixão pela literatura enquanto crianças, e são os livros infantis, como os de “Uma Aventura”, que nos incentivam.
Apenas corrigindo, este ano a mensagem coube a Margaret Mahy e não a Ján Uliciansky. Este último fê-la em 2006.
Até Breve!
Anónimo disse...
quinta-feira, maio 03, 2007 4:02:00 da tarde
Eu devorava um livro em duas horas! Assim que saia mais um da colecção os meus pais ofereciam-me e eu passava o par de horas seguinte hipnotizada, absolutamente absorvida... Os meus favoritos: Uma Aventura no Porto e Uma Aventura Fantástica! Uma belíssima iniciação à leitura.
Mizar
Lady Mizar disse...
sexta-feira, maio 11, 2007 3:51:00 da manhã