Blogger Template by Blogcrowds

Para Um Intervalo

Depois de umas leituras sérias, e apesar de dois livros ainda em atraso (Ainda vou ler as Viagens na minha Terra e As Pontes de Madison County!) resolvi fazer um intervalo. Não há nada como uma boa conspiração a um ritmo frenético para descansar os ânimos!

O livro escolhido foi "O Confessor" de Daniel Silva. Apesar da ressalva do autor no fim do livro, não consigo deixar de pensar que algumas coisas que ele descreve são bem possíveis. A forma como a igreja católica lida com os assuntos, deixa transparecer uma ideia de segredos e conspirações. Murmúrios e olhares cúmplices devem ser o "pão nosso de cada dia" nos corredores do Vaticano.

A história gira à volta de um segredo. Um segredo que pode deixar a igreja em apuros e que está prestes a ser revelado: será que a forma como lidaram com as deportações dos Judeus durante a 2ª guerra mundial foi correcta? Será que o silêncio com que trataram o assunto não legitimou os Nazis? E será que esse silêncio não terá sido no fundo, uma forma de vingança contra o povo que "matou" Jesus?

Uma história bem estruturada, uma boa leitura para encontrar tempos mais calmos, e passar uns bons momentos. No entanto, não posso deixar de referir aquele que é odiado por uns e amado por outros: Dan Brown. Lembro-me do final de "O Código Da Vinci", onde a verdade permanece escondida à frente de todos de um modo tão sagaz, mostrando que a até a curiosidade tem limites.

Daniel Silva só peca por uma coisa: o final idílico, onde a verdade é assumida, os maus da fita têm o que merecem e a vingança alcança os seus objectivos.

10 comentários:

Miss, já leste o "Anjos e Demónios", do Dan Brown? Também se passa no Vaticano, e por acaso até gostei mais do que propriamente o "Código Da Vinci".

quarta-feira, maio 09, 2007 11:27:00 da tarde  

Finalmente um livro que li e concordo em absoluto com a tua observação.

Gostei da história e sim, também penso que no Vaticano se fazem coisas daquelas..ou pior. Mas isso são contas de outro rosário.

Já agora, do Dan Brown li o " Anjos e Demónios" e posso dizer que...detestei. Foi um livro que, como eu digo, acabei-o a ler ao pontapé, à pressa, passando linhas porque, sinceramente, não gostei.

Por essa razão, e por não ter gostado do filme, só vou ler o "Código Da Vinci" daqui a algum tempo.

Voltando ao Daniel Silva, ainda não li os outros dois livros dele, mas, como te disse, gostei muito deste livro, entretém-te e diverte-te enquanto o lês, e isso é importante num livro.

quarta-feira, maio 09, 2007 11:59:00 da tarde  

Canochinha, claro que li! Eheh! Esse não me podia passar ao lado! Adorei! A única cena que não encaixa, é a do fim, quando ele salta do helicoptéro!!! Não cabe muito bem na minha cabeça, mas de resto acho o livro fantástico!

Menphis... algum dia iamos ter que discordar!!! Eu adorei o Anjos e Demónios! Acho que tem um enredo fantástico e um final altamente surpreendente! Claro que há sempre um rasto hollywoodesco no Dan Brown. É indiscutível (especialmente na obra inicial do autor)! Mas mesmo assim, acho o Anjos e Demónios um grande livro de entretenimento, e mesmo, um livro onde aprendemos umas coisas!
Quanto ao Código, foi um livro altamente polémico, com ideias que agastaram a religião! Discutíveis, claro! E acima de tudo, romanceadas. Mas ainda assim, foi um livro que me marcou, pela forma como mostra as coisas. Se gostaste deste "Confessor" acho que vais gostar do "Código da Vinci", a não ser que tenhas ficado com uma marca tão má do autor que aches que não vais conseguir apreciar mais nada que ele tenha escrito! A mim acontece-me muito!

quinta-feira, maio 10, 2007 3:21:00 da manhã  

Se calhar, um dia vou dar mais uma oportunidade ao Dan Brown, principalmente ao livro do " Código Da vinci", porque posso não ter gostado do " Anjos e Demónios", mas posso gostar do outro, uma coisa não impede a outra.

Como sou de impulsos na literatura, preciso de um "click" para ter vontade de o ler, poderá demorar muito tempo, mas um dia lá terá que ser e vou ler o Da Vinci.

quinta-feira, maio 10, 2007 8:59:00 da manhã  

Eu também sou de apetites. Há alturas nas quais não me apetece ler determinada coisa e vice-versa. Portanto compreendo-te!
Espera por dias melhores! ;)

quinta-feira, maio 10, 2007 11:30:00 da manhã  

Numa passagem rápida (o meu tempo está curto, muito curto), devo dizer que nunca li Daniel Silva. Também não consegui criar empatia com o Dan Brown, só li o "Código .." e não me deu vontade de ler mais nada :)
Com os livros é assim, amamos uns e outros passam-nos ao lado :)

quinta-feira, maio 10, 2007 2:06:00 da tarde  

Custódia, mesmo apesar do tempo ocupado ainda arranjas maneira de dar um saltinho aqui à Contelação! Obrigada! ;)
Quanto ao comentário: tens toda a razão. Não somos obrigados a gostar de tudo, e há coisas que realmente não nos tocam naquele nervo profundo que deviam tocar. Quando tal acontece, não há nada a fazer!
Mas se gostassemos de tudo... também não tinha muita piada!

quinta-feira, maio 10, 2007 2:19:00 da tarde  

É o defeito dos bons romancistas que têm de fazer concessões e escrever best-sellerspara agradaràs massas...

Um processo que Eça explica muito bem em "o Primo Basílio"

O eterno dilema do escritor que não quer morrer de fome...


CSD

segunda-feira, maio 14, 2007 5:48:00 da tarde  

Este livro é muito bom. Ainda não o tinha lido e já pedia os outros dois dele ('Príncipe de Fogo' e 'Morte em Viena') aos meus irmãos como prenda de aniversário. Estes dois aguardam leitura, enquanto espero pela Feira do Livro 2007 para completar o quarteto de livros do Daniel.

quarta-feira, maio 16, 2007 3:59:00 da tarde  

Claúdia, agora é que disseste tudo!

Cristina, eheh! Apesar de tudo, eu também quero ler os outros! Afinal, eu adoro fazer intervalos destes! ;)

quinta-feira, maio 17, 2007 2:07:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial