Blogger Template by Blogcrowds

Curiosidades nos Livros: O Croissant

Foi durante a leitura do "Historiador" que encontrei uma curiosidade engraçada acerca do croissant. Se as fontes que encontrei rezam a mais completa verdade, não posso assegurar, mas que os pormenores são semelhantes em todas elas, lá isso são.
Começo pelo excerto que me despertou a curiosidade:
«Todos já ouvimos a história da invenção do croissant, o tributo de um pasteleiro Parisiense à vitória de Viena sobre os Otomanos. O croissant representava o crescente das bandeiras Otomanas, um símbolo que o ocidente devora até hoje, com café.» O Historiador, Elizabeth Kostova
Foi no ano de 1683, depois da conquista da Hungria, que os soldados Otomanos, a mando do Grande Vizir Mustafá Pachá, cercaram Viena, o último baluarte cristão contra as hordas Turcas.
Como a tarefa de invadir Viena se revelou mais complicada do que estavam à espera, os Turcos recorreram a um plano que tinha todas as possibilidades de ser bem sucedido. Decidiram escavar túneis que atravessassem as muralhas pelas suas fundações, até ao centro da capital. Para minimizar a possibilidade se serem descobertos, resolveram escavar apenas de noite.
Mas como todos os grandes planos, este também tinha uma falha... uma grande falha! Não contaram com os padeiros, que por sua vez também trabalhavam de noite, e que foram alertados pelos barulhos das escavações e deram o alerta.
Isto resultou numa viragem do plano a favor dos Vienenses, que conseguiram surpreender os Turcos no seu próprio esquema, impedindo-os de entrar na Capital.
Foram os padeiros, em forma de comemoração, que fizeram o primeiro pão em forma de meia-lua, para lembrar a vitória sobre os Turcos. Os pasteleiros encarregaram-se de o transformar no bolo que hoje tanto apreciamos. (Fonte)

Quanto à referência ao pasteleiro Parisiense, não encontrei qualquer fonte que o confirme. Aparentemente foi a Raínha Maria Antonieta que levou a iguaria para França, onde alcançou a notoriedade que hoje lhe conhecemos. (Fonte)

Bom Apetite! E claro, Boas Leituras!

8 comentários:

Ia agora um, quentinho com um capuccino.

( no que me foste lembrar...)

sexta-feira, julho 27, 2007 4:39:00 da tarde  

:-)))


CSD

sexta-feira, julho 27, 2007 6:47:00 da tarde  

Eh pá, croissants... Logo agora que estou de dieta :(

Mas muito fixe o detalhe... Já nem me lembrava!

sexta-feira, julho 27, 2007 7:28:00 da tarde  

Menphis, realmente já marchava!
Que vontade que me deu de comer um enquanto escrevia o post...

Cláudia, :)

Canochinha, estou mesmo a adorar o livro!
Cheio de detalhes impressionantes e com um enredo maravilhoso!
Mal posso esperar para saber o final!
Quanto aos croissants... é verdade... hoje foi um dia mau para os doces! ;)

sexta-feira, julho 27, 2007 8:10:00 da tarde  

Um convite la no meu cantinho ;)
PARA TODOS/AS ... BEM BOM :)

domingo, julho 29, 2007 12:25:00 da tarde  

Já tinha ouvido essa história. Aliás já a ouvi várias vezes noutras versões e parecidas com esta. Mas o pasteleiro francês era sempre mencionado. :)
Não sou muito apreciadora de croissants. Já fui. Agora não. :)

terça-feira, julho 31, 2007 10:07:00 da manhã  

Que engraçado! E já agora, será que o nome croissant está relacionado? deve estar... Pode vir de Croix Sant, Cruz Santa, será? Já estou a especular...ehehe

quinta-feira, agosto 09, 2007 11:15:00 da manhã  

Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.

- Daniel

quarta-feira, janeiro 12, 2011 8:22:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial