Blogger Template by Blogcrowds

O Historiador

“In this spot, he is housed in evil. Reader unbury him with a word.”

Li o Historiador, como se ele fosse um pranto requintado, e eu, um gourmet.
Absorvi tudo com uma voracidade extraordinária. Os cheiros, os lugares, as pessoas.

É um livro fantástico! A história é simplesmente maravilhosa (e aterradora ao mesmo tempo!). Está muito bem contada. Se há mérito que tenho que dar a Elizabeth Kostova é o de ter contado uma história misturando a lenda e a realidade, sem que isso cause qualquer confusão no leitor. Todos os documentos, todos os livros, todas as citações parecem verdadeiras, ao ponto de nos interrogarmos se realmente não serão…

Ao longo do livro caminhamos pela Europa, por vários países e capitais verdadeiras, mas também por cidades inventadas. A autora arranja este subterfúgio para contar a Sua história, misturando a vida de Vlad Tepes (Drácula) com aquilo que imaginou.
As histórias dos vários personagens interligam-se e completam-se, de modo a que o leitor perceba todos os raciocínios, todos os planos e todas as viagens. A história dá voltas e reviravoltas, e culmina com uma reviravolta final, claramente não esperada (e que acrescenta aquela magia já criada por tudo o que tinha sido dito anteriormente!).

É um livro genial, que evoca uma personagem assustadora, Vlad Tepes - o Impalador, mas que consegue torná-lo ainda mais assustador do que ele foi na realidade. Claramente uma história de tirar o fôlego, e de tirar o sono.

Factos sobre a personagem histórica

Fortaleza de Poenari. A residência de Vlad Tepes durante vários anos. Situada num local alto e que permitia vigilância constante da possível aproximação dos inimigos. Para lá chegar era preciso atravessar um caminho muito estreito, o que dificultava a sua invasão.
Reza a lenda que foi construida pelos nobres que assassinaram o irmão de Vlad Tepes. Este convidou-os para um jantar, livrou-se dos que podiam causar-lhe sarilhos, e os restantes marcharam montanha acima para lhe construirem esta fortaleza.

A fortaleza (é o pontinho no meio da fotografia, na montanha do lado direito) nos dias de hoje. Um bocadinho menos inacessível do que naquela altura!

O Mosteiro Snagov, no lago Snagov perto de Bucareste, é o lugar onde Vlad deveria estar enterrado. No entanto, é real que o seu túmulo está realmente vazio. Se o corpo foi levado por inimigos, ou escondido por admiradores, a história não explica.

O Ilha de Snagov, na imagem de cima. A imagem inferior, é o suposto túmulo de Vlad o Impalador.
São muitos os países evocados: Holanda, França, Turquia, Roménia, Hungria, Bulgária, com uma descrição de capitais, pequenas cidades, monumentos e curiosidades, de um modo pormenorizado e apelativo
As imagens que coloquei acima são descritas no livro com detalhes impressionantes. Permitem sentir o mal e o sofrimento que realmente ali aconteceram!

Este é um livro impressionante. Não só pela história, mas por todos os pequeninos detalhes que consegue condensar e organizar, juntando a realidade e a lenda.
O único problema do livro é que quase nos faz acreditar que a história é verdadeira!

Fonte Imagens


PS- A Constelação vai estar de férias esta semana. Eu vou para as profundezas mágicas do Gerês, e a Mizar para as paisagens maravilhosas dos Açores.
Desejamos a todos uma boa semana, recheada de óptimas leituras. Até breve!

5 comentários:

Estou em pulgas para ler esse livro que, como sabes, já tenho em ebook. Por enquanto, terá de esperar mais um pouco, mas vai-me já causando água na boca. É incrível a magia que alguns autores conseguem fazer com uma caneta. Estamos no presente e em sítios imaginados e parece que nem sentimos a diferença.

Bjo

segunda-feira, julho 30, 2007 12:56:00 da tarde  

Concordo plenamente contigo. Este é um livro espectacular!

Beijinhos e boas férias***

segunda-feira, julho 30, 2007 2:03:00 da tarde  

Miss Alcor,
Se tivesse lido estas tuas palavras ontem, com certeza que hoje já tinha o livro.
Fiquei mesmo com vontade de o ler.

Nota: Fazes muito bem em ir para o Gerês. É lindo, maravilhoso e calmo. Eu também estou ansiosa que cheguem as minhas férias para fugir dos algarves. Quero a minha terra, quero o meu verde Minho. Isto por aqui, no Verão, é de cortar à faca!!! eheheh
Beijos e boas férias

terça-feira, julho 31, 2007 10:14:00 da manhã  

Boas férias!:)

quarta-feira, agosto 01, 2007 3:17:00 da tarde  

esse é um dos que eu estou em pulgas MESMO para ler!


CSd

quarta-feira, agosto 08, 2007 3:42:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial