Blogger Template by Blogcrowds

Condenados à Partida

«Relapsa, uma palavra fatal. Significava uma alma que aceitara Cristo, apenas para O rejeitar mais tarde; o abominável "pecado contra o espírito santo", que nem a igreja nem deus podiam perdoar. Uma vez pronunciada a palavra relapsa, seguir-se-ia uma execução.»

Terminei o livro "No Tempo das Fogueiras" de Jeanne Kalogridis. A autora evoca um tempo do qual pouco conhecemos mas que apaixona pelo modo de vida e de pensamento: a Idade Média. A história acontece no ano de 1357, quando Sybille, uma Abadessa com estranhos poderes de cura, é aprisionada para ser queimada como herege.

O irmão Michel (escrivão a quem Sybille cona a sua história) acredita na sua inocência, mas a ordem do Bispo não deixa margem para dúvidas: a herege tem de ser queimada na fogueira. E não quer provas da sua inocência.

Um livro que evoca a Inquisição, a Guerra dos 100 anos e a peste, que juntas mataram milhares de pessoas. Um livro que fala de um culto não aceite pela Igreja Católica: o Culto da Deusa. E que nos leva a descobrir uma Raça que tem de ser preservada a todos os custos: os Homens que adoram a Deusa e que não podem deixar esquecer a sua poderosa mensagem.

Um livro curioso e muito pormenorizado, com um final muito surpreendente, sobre um tempo que queremos esquecer, mas que faz parte da nossa história. Um livro que nos lembra que para podermos seguir em frente, temos de superar os nossos medos, pois só assim podemos ser suficientemente fortes para atingir a perfeição...mesmo que os outros não queiram que o façamos, e mesmo que o caminho seja pedregoso.

8 comentários:

Miss Alcor, deixaste-me mesmo curiosa, parece muito bom!

A minha grande teoria quanto à actual inexistência de bruxas é muito simples, a inquisição matou-as a todas! Sim, porque nessa altura havia imensas (!!!). Eu sei, é uma grande revelação, mas faz sentido, não? :DD

Diz-me só, o livro acaba bem ou mal?

segunda-feira, agosto 13, 2007 9:41:00 da tarde  

Parece um livro muito bom. Mais uma vez apela ao meu interesse pelo envolvimento de temas conturbados da Igreja Católica. Mais uma boa escolha para ser incluída na minha lista.

Bjo

terça-feira, agosto 14, 2007 11:58:00 da manhã  

gostei muito do blog

beijos do Graça

terça-feira, agosto 14, 2007 12:43:00 da tarde  

Dawn até te contava se não tirasse a piada toda ao livro! É que o fim é simplesmente delicioso e apanha-te completamente desprevenida...
Mas posso dizer que tem uma essência positiva! (Acho que já disse tudo...! ;))
Essa teoria das bruxas faz todo o sentido! LOL!!!!!!

Cristina, vais gostar deste livro! MUITO!!!

Obrigada Benfiquista. Volta sempre!

terça-feira, agosto 14, 2007 1:39:00 da tarde  

"..um tempo que queremos esquecer"

Acho que esse tempo NUNCA poderemos esquecer, como NUNCA poderemos esquecer coisas negativas da humanidade, como as vitimas do nazismo.

Fiquei também curioso em ler esse livro.

Outra coisa já leste " Meia noite ou o principio do Mundo" de Richard Zimler ?

Embora o tema seja a perseguição dos judeus, também falam das fogueiras e das perseguições da igreja. É um romance EXCELENTE.

terça-feira, agosto 14, 2007 1:57:00 da tarde  

Gostei imenso deste livro!:)

Principalmente a parte em que ela lhe revela a ultima verdade...:)

Miaus!!!

terça-feira, agosto 14, 2007 3:27:00 da tarde  

Menphis, obrigada pela sugestão. Nunca li Richard Zimler, mas parece-me muito bem!

Quanto à frase, não me entendas mal. Claro que é um tempo que não devemos esquecer, mas que queremos esquecer, pelo simples facto de ser prejudicial carregar o peso do mundo às costas! Infelizmente, mesmo nos tempos que correm, ainda há pessoas que morrem, que são exiladas, ou ameaçadas pelas ideias que têm.
Somos afortunados por podermos expressar as nossas ideias, sem sermos perseguidos!

Bxana, o fim é muuuuiiiito surpreendente! Eheh! Muito mesmo!

terça-feira, agosto 14, 2007 5:28:00 da tarde  

Gostei, gostei, gostei!! :))

(e ainda bem que também gostaste)

domingo, agosto 19, 2007 2:33:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial