Blogger Template by Blogcrowds

A Fúria das Vinhas

« Este romance recupera factos e histórias que Francisco Moita Flores não incluiu na série que escreveu para a RTP com o título A Ferreirinha. Narra a epopeia da luta contra a filoxera, uma praga que, na segunda metade do século XIX, ia destruindo definitivamente as vinhas do Douro. Na mesma altura em que, por toda a Europa, surgiam as primeiras técnicas e tentativas de criação de um método para a investigação criminal.
Moita Flores criou um bacharel detective – Vespúcio Ortigão – que, na Régua, persegue um serial killer, confrontando-se com o medo, com as superstições, com as crenças do Portugal Antigo que, temente a Deus e ao Demónio, estremecia perante o flagelo da praga e dos crimes. É uma ficção, é certo, mas também um retalho de vida feita de muitos caminhos que a memória vai aconchegando conforme pode.»

Não resisto a colocar aqui uma citação que prova que a evolução do conhecimento é realmente uma coisa maravilhosa!

«-Embora no seu caso tenha de haver cautela. Esta gripe pode também surgir como sinal de Morbus Litteratorum.
-O quê?
-Uma doença que ataca pessoas que estudam ou escrevem em excesso. Os humores precipitam-se, o espírito descontrola-se e os orgãos perdem a vitalidade. Foi a doença que vitimou Pascal, que antecipou a morte de Mozart e de muitos outros iluminados. É uma doença que é um castigo directo porque quem se apaixona pelo saber até aos limites da cegueira não cumpre o respeito que merecem dias santos e festas de guarda, absorvido pelo entusiasmo que mais não é do que o sintoma maior da doença.»

Delicioso!

4 comentários:

Morbus Litteratorum?? LOL bem, isto explica uma data de coisas! (Aparentemente uma delas é a morte de Mozart!) :DDD

É uma bela doença com um bonito nome, e ainda bem que não encontraram a cura!

O livro parece mesmo bom! (E lá está a maldita filoxera! Podíamos bem era com uma infestação do vírus da Morbus Litteratorum :DDD)

terça-feira, agosto 14, 2007 8:37:00 da tarde  

Eheheheh!
É bem verdade Dawn! Nós estavamos bem apanhadinhas se o sacaninha existisse mesmo! ;)
Estou a adorar o livro! Recomendo vivamente!

terça-feira, agosto 14, 2007 9:02:00 da tarde  

Parece-me que estou a ter essa doença...

Onde eu vou, existe uma Feira de Livro, se vou a Gaia, anda lá uma, se for à Povoa outra, hoje fui Espinho..mais uma..livrai-me desta tentação..lol

quarta-feira, agosto 15, 2007 10:10:00 da tarde  

Tive para comprar este livro na Feira do Livro,mas fiquei-me pela vontade... Se calhar qualquer dia ainda perco a cabeça. Confesso que ele sempre foi um autor que me entusiasmou pelas suas séries e, se comprar o livro, espero que corresponda as minhas expectativas.

Bj

quinta-feira, agosto 16, 2007 11:10:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial