Blogger Template by Blogcrowds

Curiosidades nos Livros IV

Na leitura do livro "A Papisa Joana" de Donna Woolfolk Cross encontrei duas passagens muito engraçadas, que decidi partilhar com vocês aqui na Constelação.

A primeira passagem que escolhi refere-se a um momento alto de humor, que não tenho o prazer de encontrar muito nos livros. Achei simplesmente deliciosa!

«Ele tivera de estudar como um escravo para aprender as formas latinas e decorar os capítulos das regras. Mas o que faltava a Tomás em brilhantismo tinha ele em persistência e no esforço que dedicava às práticas piedosas. Quando terminava as refeições, tinha o cuidado de poisar a sua faca e o seu garfo perpendicularmente, em homenagem à Santa Cruz. Nunca bebia o seu vinho de uma vez, como os outros, mas em três goles de cada vez, reverentemente, numa piedosa ilustração do milagre da trindade.»

A segunda, acaba por se enquadrar na velha máxima "mais do mesmo". Mas não resisto a colocar aqui mais uma contradição que persegue a Igreja Católica desde os primórdios da sua existência: ser usada como moeda de troca!

«-O meu senhor diz que ele (o Rei deposto) até se manifestou aberto aos saxónios, oferecendo-lhes a possibilidade de voltarem a adorar os seus deuses pagãos se estivere dispostos a lutar por ele.»

5 comentários:

Como o li há pouco tempo, ainda tenho essas passagens fresquinhas!!

Na realidade, ainda hoje continuam a haver muitos religiosos que disso só têm o nome. Não têm vocação absolutamente nenhuma, dão lições de moral, e depois fazem precisamente o contrário.

sexta-feira, setembro 28, 2007 11:12:00 da tarde  

Mais um exemplo da hipocrisia de alguns elementos da Igreja
(a primeira passagem está de rir!! :DD)

domingo, setembro 30, 2007 11:10:00 da manhã  

Grande livro! :D A Igreja Católica vive dessas contradições.

segunda-feira, outubro 01, 2007 11:48:00 da manhã  

A Igreja Católica sempre foi muito empresarial. Nos acordos é que está o ganho.

Miaus!

terça-feira, outubro 02, 2007 5:53:00 da tarde  

A igreja sempre deixou muito a desejar...
Um beijinho e bom fim-de-semana prolongado!!

quinta-feira, outubro 04, 2007 9:33:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial