Na leitura do livro "A Papisa Joana" de Donna Woolfolk Cross encontrei duas passagens muito engraçadas, que decidi partilhar com vocês aqui na Constelação.
A primeira passagem que escolhi refere-se a um momento alto de humor, que não tenho o prazer de encontrar muito nos livros. Achei simplesmente deliciosa!
«Ele tivera de estudar como um escravo para aprender as formas latinas e decorar os capítulos das regras. Mas o que faltava a Tomás em brilhantismo tinha ele em persistência e no esforço que dedicava às práticas piedosas. Quando terminava as refeições, tinha o cuidado de poisar a sua faca e o seu garfo perpendicularmente, em homenagem à Santa Cruz. Nunca bebia o seu vinho de uma vez, como os outros, mas em três goles de cada vez, reverentemente, numa piedosa ilustração do milagre da trindade.»
A segunda, acaba por se enquadrar na velha máxima "mais do mesmo". Mas não resisto a colocar aqui mais uma contradição que persegue a Igreja Católica desde os primórdios da sua existência: ser usada como moeda de troca!
«-O meu senhor diz que ele (o Rei deposto) até se manifestou aberto aos saxónios, oferecendo-lhes a possibilidade de voltarem a adorar os seus deuses pagãos se estivere dispostos a lutar por ele.»
Etiquetas: Curiosidades
Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Como o li há pouco tempo, ainda tenho essas passagens fresquinhas!!
Na realidade, ainda hoje continuam a haver muitos religiosos que disso só têm o nome. Não têm vocação absolutamente nenhuma, dão lições de moral, e depois fazem precisamente o contrário.
Célia disse...
sexta-feira, setembro 28, 2007 11:12:00 da tarde
Mais um exemplo da hipocrisia de alguns elementos da Igreja
(a primeira passagem está de rir!! :DD)
Maria Natália Pinto disse...
domingo, setembro 30, 2007 11:10:00 da manhã
Grande livro! :D A Igreja Católica vive dessas contradições.
Cristina disse...
segunda-feira, outubro 01, 2007 11:48:00 da manhã
A Igreja Católica sempre foi muito empresarial. Nos acordos é que está o ganho.
Miaus!
Bxana disse...
terça-feira, outubro 02, 2007 5:53:00 da tarde
A igreja sempre deixou muito a desejar...
Um beijinho e bom fim-de-semana prolongado!!
susemad disse...
quinta-feira, outubro 04, 2007 9:33:00 da manhã