Blogger Template by Blogcrowds

O Mapa


Terminei a leitura do "Mapa do Criador", de Emilio Calderón. Não posso dizer que fiquei amplamente desiludida, mas estava à espera de mais qualquer coisinha.
A história tem potencial. O enredo decorre durante a Guerra Civil Espanhola e durante a Segunda Guerra Mundial. O mote é a existência de um mapa, supostamente executado por Deus, que Hitler pretende obter porque lhe dará poderes infinitos. José Maria e Montse, as personagens principais, vem-se envolvidos numa rede de espionagem, que tenta a todo o custo que o mapa chegue às mãos erradas.
No entanto nada do que pensamos ser real, o é. A história dá uma reviravolta final que podia ter salvado o livro, mas que acaba por lhe dar apenas um final.
Ou seja, é realmente uma história, e nem sequer posso dizer que é uma má história: o fundamento é bom! No entanto não desperta muito interesse, e é difícil um grande envolvimento com o livro. É um daqueles livros, que não deixa marca. E assim, sem quase dizer nada, acho que acabei por dizer tudo, porque não há nada pior do que uma história com potencial, que se perde pelo meio, que não capta a atenção do leitor, e que ainda por cima, não o deixa triste quando acaba.

As minhas desculpa ao escritor, que de certeza deu o seu melhor, mas que realmente precisa de dar mais, muito mais.

4 comentários:

De facto, esse enredo tem tudo para ser um bom livro. Que bela história,mas a acreditar nas tuas palavras ás vezes acontece isso, boas ideias mas má feitas .

terça-feira, fevereiro 12, 2008 10:28:00 da tarde  

Julgo que é esse aspecto que distingue os grandes escritores de todos os outros: é aquela capacidade de tornar a história mais banal numa obra-prima. Neste caso, e pelo que dizes, parece que faltou talento para contar uma boa história...

quarta-feira, fevereiro 13, 2008 12:37:00 da manhã  

Parece que afinal este vai para o fim da lista. Depois da tua crítica, é inevitável repensar se o desejo mesmo. Acho que há escritores que tem boas ideias, mas simplesmente não as conseguem passar para o papel. Talvez tenhas ficado tão desapontada quanto eu, quando li "A Ruína".

quarta-feira, fevereiro 13, 2008 12:58:00 da tarde  

Eu gostei de ler este livro, apesar de ter que concordar com a tua opinião relativamente ao final. Parece que no fim, fica a saber a pouco...

No entanto adorei saber mais sobre o ambiente que se vivia em Itália por altura da Guerra, assim como aprender mais sobre a Guerra Civil Espanhola.

Por estas razões o meu balanço é positivo :)

sexta-feira, abril 18, 2008 9:42:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial