Blogger Template by Blogcrowds

Curiosidades nos Livros V


Há muito, muito tempo (naquele em que o meu pai ainda comprava livros, e não se limitava a ler os que eu compro agora!!!), o meu pai comprou um livro maravilhoso chamado: "Manual de Sobrevivência", das Publicações Europa-América.

Era um dos meu livros preferidos quando era miúda. Podem achar estranho, e podem até rir à gargalhadas, mas com as imagens deste maravilhoso manual, aprendi mais acerca de sobrevivência, do que eu todos os anos que andei na escola. Foi talvez aqui que ganhei gosto pelas estrelas e constelações, pelas plantas que nos rodeiam, e que ouvi falar pela primeira vez da famosa manobra de Heimlich. Aquilo que agora é um dado adquirido, na minha mente infantil era um desafio e uma aprendizagem constante, sem qualquer aborrecimento.

Um destes dias reencontrei-me com ele de novo, enquanto olhava para a prateleira dos livros do meu pai. Ao abri-lo numa página ao acaso, descobri uma coisa maravilhosa, que não resisto a partilhar com vocês.

«Dente-de-Leão - Esta planta é um potencial salva-vidas nas regiões polares. Quer as folhas, quer as raízes, podem ser comidas ao natural, mas sabem melhor depois de levemente fervidas. As raízes de dente-de-leão podem também ser usadas como substituto do café. Para as preparar, limpe as raízes, divida-as ao meio e corte-as em pequenos pedaços. Asse-as e depois rale-as entre duas pedras. Trate o pó como se fosse café.»

Sei que a probabilidade de nos perdermos numa estepe glacial é relativamente pequena (quase impossível mesmo, ao ritmo com que o gelo desaparece!), mas a verdade é que não deixa de ser curioso e bastante engraçado.
Eu passei horas agarrada a este livro. Não admira que gostasse de brincar aos soldados perdidos no mato (leia-se "pátio da avó") e o meu sonho fosse ter um canivete suiço como o do MacGyver...

7 comentários:

Ai, os livros da minha infância... Lembro-me de ter um sobre vulcões (ainda o devo ter) que li vezes sem conta. Adorava aquilo, estava completamente fascinada com o mundo dos vulcões.
E depois tinha um que era do Charlie Brown e tinha curiosidades sobre várias coisas... muito didáctico.

segunda-feira, março 03, 2008 10:38:00 da tarde  

:) Quando somos crianças temos tantos cenários de brincadeiras e tudo em nós é lindo e cor-de-rosa (no meu caso era mais azul). Adorei estas tuas recordações.
Eu costumava brincar com os dentes-de-leão. Gostávamos de ver qual dos nossos pais iria ser careca! :)
E sem dúvida que também desejava ter um canivete como o do MacGyver! :p
Beijinho

terça-feira, março 04, 2008 10:01:00 da manhã  

Tenho cá para mim, que nesta altura já tens um canivete suiço :) - eu tenho um que anda sempre comigo!!

terça-feira, março 04, 2008 2:40:00 da tarde  

Se há coisas viciantes são os livros e os canivetes suiços... Eu ando sempre com um atrás ( um livro e um canivete suiço).

Continuo a adorar literatura infantil. É aí que tudo começa.

quarta-feira, março 05, 2008 9:52:00 da manhã  

Fa-me lembrar o Livro Audacioso Para Raparigas que há conheci nos últimos tempos... Como os costumes de outrora ainda podem ser interessantes!
Parabéns pelo blog!

segunda-feira, março 17, 2008 9:00:00 da tarde  

Que lindo post!
Estava fazendo uma busca no google sobre curiosidades de livros, e encontrei seu blog.
Parabéns!
E adoro dente de leão *.*
Acho tão lindo e poético.
Bjos

sexta-feira, julho 18, 2008 2:45:00 da tarde  

Você deveria escanear este livro e possibilitar o download dele na internet! Seria ótimo!
Tanto conhecimento que deve haver neste livro que provavelmente é raro.

quinta-feira, março 19, 2009 3:59:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial