Blogger Template by Blogcrowds

O Príncipe de Fogo

«Gabriel está de regresso a Veneza, quando uma terrível explosão em Roma o conduz a uma perturbadora revelação: a existência de um dossier em mãos terroristas que revela os seus segredos e expõe a sua verdadeira história. Apressadamente chamado a Israel, regressa mais uma vez ao seio da organização que tinha escolhido esquecer. Allon vê-se em perseguição de um cabecilha terrorista através de uma paisagem embebida no sangue derramado por várias gerações. E quando por fim se dá o confronto, não é só Gabriel que corre o risco de ser eliminado – pois não e apenas a sua história que é posta a nu.»

Depois de ter achado o "Confessor" pouco realista, fiquei surpreendida com esta história que Daniel Silva tirou da manga. Este é um livro que revela um pouco da história da formação do estado de Israel, e das guerras intermináveis que têm acontecido entre israelitas e palestinianos.
No meio de toda esta realidade, temos Kaled Al-Kalifa, um filho desta guerra que mata ainda hoje centenas de pessoas em ambos os lados, cujo objectivo é vingar a morte do pai eliminando o homem que o matou: Gabriel Allon.

O facto de ter ficado maravilhada com o livro levou-me a procurar outros livros do autor e a descobrir uma coisa fantástica: quando eu mais eu pensava que estava a ler os livros pela ordem na qual o autor os escreveu, mais me enganava, porque afinal, antes deste Príncipe de Fogo, temos a "Morte em Viena", que se segue ao "Confessor", apesar da Bertrand ter editado primeiro o "Príncipe"...
Mais uma vez fica provado o fabuloso discernimento da Bertrand, em não informar o público desta decisão brilhante, e tentar fazer passar os livros por uma série que existe, mas que não está a ser editada na ordem correcta!

O tão badalado "O Artista da Morte", o último livro de Daniel Silva editado até à data, não é mais senão o primeiro livro desta saga com Gabriel Allon, que acaba por ser considerado o refugo uma vez que não teve o privilégio de ser editado pela ordem em que foi escrito, mas sim pela ordem que a Bertrand achou apropriada.

Mais importante do que tudo isto, é mesmo o livro. Este "Príncipe de Fogo", é um livro maravilhoso, que apesar de ser ficção abre as portas para a compreensão desta maldita guerra por pessoas como eu: completamente leigas na história da Faixa de Gaza.

4 comentários:

Que coincidência! Há bem pouco tempo (coisa de uma semana) emprestaram-me este livro! Confesso que prefiro ler os MEUS livros, mas não sou pessoa de recusra um empréstimo.

Disseram muito bem dele e estive quase, quase a começar a lê-lo, mas "Zen e a Arte de Manutenção de Motocicletas" (o que estou a ler, como podes ver no meu blog) pôs-se obrigatoriamente à frente... Nas Férias Grandes este livro será uma leitura!

sexta-feira, maio 23, 2008 7:46:00 da tarde  

Eis um autor que nunca li, mas pelo que dizes parece que vale a pena experimentar :)

domingo, maio 25, 2008 10:43:00 da manhã  

Ainda não li este livro, mas tenho este e mais dois outros do mesmo autor: Morte em Viena e O Confessor. Sinceramente, devido à publicação da Bertrand, já me perdi quanto qual é o primeiro ou o último... Simplesmente tenho lido e tenho adorado cada um deles. Cativam-me bastante.

segunda-feira, maio 26, 2008 12:23:00 da tarde  

Apenas li o Confessor, mas já tenho ali mais 3 para ler!

Ainda me faltam "O Artista da Morte" e "A Marca do Assassino", e obrigada pela dica, pois agora que sei, irei esperar até adquirir estes 2 livros, para depois os ler pela ordem certa (sendo que já li o Confessor, mas enfim...)

Também acho mal as editoras publicarem as obras sem ser na cronologia certa...

Dan Brown é um desses casos. De James Rollins também falta publicar o "Sandstorm" que é o 1º livro da série "Sigma" do escritor (que já tem 3 livros publicados em português pela Difel)...

quarta-feira, maio 28, 2008 11:53:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial