Blogger Template by Blogcrowds

Os Órfãos

Terminei a leitura do livro "Os Órfãos do Mal" de Nicolas D'Estienne D'Orves e o único comentário que posso fazer é que este é mais um daqueles conhecidos como "muita parra e pouca uva".
O que me chamou à atenção neste livro foram os aspectos relacionados à Lebensborn, que foi uma organização criada por Heinrich Himmler para apoiar as mulheres dos SS, bem como grávidas sem meios financeiros para levar a termo a gravidez, no sentido de incentivar os nascimentos, especialmente aqueles que cumprissem os requisitos da chamada "raça pura". Presumi que era um livro que iria partir de factos para criar uma história acerca de um qualquer objectivo sinistro da Lebensborn. Isso acontece realmente, mas o caminho que a história segue é completamente estranho, ao ponto de me ter interrogado de que me valeu ler o livro afinal!
O fim da história é claramente um "Piratas das Caraíbas II", em que sabemos que vai haver uma sequela, mas no caso do livro sem qualquer hipótese de uma que não se assemelhe ao "Admirável Mundo Novo meets O Exterminador III - A ascenção das máquinas".
Eu sei isto parece não fazer muito sentido, mas a verdade é que o livro também não faz sentido nenhum!
Lamento sempre dizer mal de livros, primeiro porque se alguém o editou é porque lhe achou algum mérito e segundo porque não sou propriamente especialista na matéria - limito-me a ler e a dar a minha opinião que não tem mais nada a não ser um ponto de comparação entre o que acabei de ler e o que já li até aqui. No entanto, esta é uma história com muito potencial, claramente estragada por um autor com demasiada imaginação e muito má escrita. Lamento dizê-lo, mas a trama não tem ponta por onde se lhe pegue, as personagens são absolutamente mirabolantes e o conjunto vale muito pouco.

A partir daqui, lavo as minhas mãos. Estão por vossa própria conta e risco se decidirem ler o livro.

18 comentários:

Bem, que desilusão. Parece que foi mesmo uma perda de tempo para ti. Com tanto livro bom para ler deve ter sido mesmo desgastante ler algo de que não se estava a gostar.
Acredita que depois do que escreveste este não passará para a minha lista de livros a comprar de certeza.

terça-feira, janeiro 20, 2009 11:07:00 da tarde  

É sempre pena quando damos por mal empregue o tempo passado a ler determinado livro. Às vezes também me acontece!

quarta-feira, janeiro 21, 2009 8:24:00 da manhã  

Sinceramente, nunca tinha ouvido falar do livro e depois da tua crítica também não me parece que o vá ler. Odeio quando sinto que o tempo e o dinheiro foram mal empregues. Espero que a tua próxima leitura seja mais agradável :)

quarta-feira, janeiro 21, 2009 10:32:00 da manhã  

Que pena não teres gostado...
Comecei ontem mesmo a ler....fiquei fascinada com o teor histórico do livro e foi através de pesquisas na net sobre ele que cheguei até aqui!
Por enquanto estou a gostar, ainda só vou na página 100 e qualquer coisa...
Confesso que me desagrada e muito livros com muita parra e pouca uva! Até agora apanhei muita parra....estou na expectativa....espero também não me desiludir...detesto!
Já estás nos meus favoritos! Adorei descobrir este cantinho que fala sobre a minha paixão: os livros.

quarta-feira, janeiro 21, 2009 10:41:00 da manhã  

Excelente blogue. :)
O meu é igual ao teu, é sinal que temos bom gosto :=)
Uma questão, não dá para mudar o tipo de letra nem o tamanho pois não?
Beijinhos

quinta-feira, janeiro 22, 2009 11:34:00 da manhã  

Bem... que balde de água fria! Eu estava mesmo ansiosa por saber a tua opinião, até porque coloquei o livro na minha wishlist... Acho que o vou retirar já! Que pena... o tema prometia tanto!!!

quinta-feira, janeiro 22, 2009 4:51:00 da tarde  

É verdade malta... foi mesmo a curiosidade de saber que fim é que o autor ía dar ao livro que me levou até à última página. No entanto, foi tão surreal que mais valia ter ficado a meio... ou então não! Descobri mais um daqueles que não vale mesmo a pena.

Eunice, muito obrigada pela visita. Não consigo descobrir o teu blogue porque não tenho acesso ao perfil! Por favor dá-me o endereço.

Maria, este template só foi conseguido graças à ajuda de um informático muito HABILIDOSO E PACIENTE (mais uma vez obrigada Nuno!), e portanto não alterei nada sob pena de nunca mais conseguir ter isto direitinho!
Obrigada pela visita!

Ana... sem comentários. Por favor actualiza a wishlist porque realmente não é aconselhável arriscar.

quinta-feira, janeiro 22, 2009 7:47:00 da tarde  

Oh! =((

Quando apresentaste o livro senti-me automaticamente interessado. Tudo indicava um excelente livro!

Mas... =/ Que desilusão.
Não vou dizer que o livro não me atrai... Mas não o lerei brevemente, nem me atrevo aliás a apanhar com um balde de água fria! --'

domingo, janeiro 25, 2009 6:42:00 da tarde  

Bem, eu também li o livro e gostei. Não é assim tão mau e mirabolante mas tudo bem. Quanto à escrita do autor é de fácil leitura, tendo em conta que antes sofreu o processo de tradução. Aconselho quem ler o livro a ir tirando notas para depois ser mais fácil analisar o mesmo (algumas conclusões de problemas iniciais apenas surgem no fim).
Não critiquemos os livros apenas porque não os percebemos.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009 3:46:00 da tarde  

Já agora, penso que não ler alguns livros apenas porque outra pessoa diz que não gostou é extremamente descabido e irracional.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009 3:50:00 da tarde  

Caro anónimo, as coisas têm a importância que nós lhe damos, portanto se se deu ao trabalho de vir aqui comentar um post tão insignificante, é porque realmente deu valor ao que leu. Fico contente por haver alguém por este mundo fora que tenha gostado deste livro, porque eu fico sempre com pena quando leio com tanto amor e dedicação uma história e não consigo dar-lhe a devida apreciação.
Volto a tentar deixar claro (porque eu é que fiquei com a impressão que não percebeu o que eu escrevi!) que este blog se limita a dar opiniões, que como derivam de sentimentos pessoais, têm a tendência para serem discutíveis.
Para além de tudo isto, dizer que uma história está mal escrita, não quer dizer que o livro seja de difícil leitura... simplesmente o conjunto é fraco, apesar da rectidão da contrução de frases.

quarta-feira, fevereiro 18, 2009 11:15:00 da tarde  

e aconselhar outras pessoas a não ler obras (cujo custo reverte para as finanças dos autores) porque nós não gostámos parece-lhe correcto?

quinta-feira, fevereiro 19, 2009 4:19:00 da tarde  

Metendo aqui uma colheradazinha... Caro anónimo, julgo que o objectivo deste blog - tal como o meu - é dar as nossas opiniões relativamente aos livros que lemos. Cabe a quem nos lê, pessoas inteligentes decerto, decidir se querem arriscar a leitura do livro em causa - coisa que a Miss faz questão de realçar no seu post.
Com a quantidade de livros publicados nos dias de hoje, as pessoas precisam de algo que as oriente nas suas compras. Se eu sei que a Miss tem gostos parecidos com os meus, porque motivo é que hei-de insistir gastar o meu dinheiro (que é meu antes de "reverter para as finanças dos autores") num livro que ela não recomenda? Ou será que agora tenho de gastar o meu ordenado em todos os livros que têm opiniões menos favoráveis só para comprovar que o autor da opinião não tinha razão? Ele há cada uma...

quinta-feira, fevereiro 19, 2009 4:28:00 da tarde  

Caro Anónimo, afinal vivemos numa Democracia de um país europeu na qual as pessoas podem dizer o que muito bem entenderem desde que não ultrapassem as liberdades dos outros.
A partir daí acho correcto eu dizer exactamente o que penso deste livro e de todos os outros que leio.
Ainda ninguém é obrigado a visitar este blog, e muito menos aceitar as sugestões que aqui são oferecidas.

quinta-feira, fevereiro 19, 2009 8:19:00 da tarde  

Obrigada pelo voto de confiança Canochinha!
Concordo em absoluto contigo, especialmente no que diz respeito a ser teimoso só para provar que o outro não tem razão!

quinta-feira, fevereiro 19, 2009 8:22:00 da tarde  

Vamos lá a ver uma coisa: primeiro, não é para aqui chamado se eu conheço ou não a Miss, porque isso não te diz respeito. Segundo, estou-me completamente a borrifar para as opiniões dos "verdadeiros críticos", daí preferir de longe consultar a opinião de pessoas normais, como eu. Se preferes as opiniões dos verdadeiros críticos literários, o que andas aqui a fazer? Se não gostas do que lês, procura algo que esteja de acordo com as tuas opiniões, porque parece-me que tens problemas em aceitar opiniões contrárias. Give me a break!

E fico-me por aqui, porque já percebi que esta troca de ideias não vai levar a lado nenhum...

sexta-feira, fevereiro 20, 2009 3:49:00 da tarde  

Caro anónimo,
Agradeço que se dirija à pessoas que comentam neste espaço com respeito.

Quanto às suas opiniões sobre os críticos literários "a sério", honestamente aqui não interessam. Cada um dá valor aquilo que quer, e se o que dizemos por aqui não lhe agrada, então a situação é fácil de resolver porque o ciberespaço é um lugar enorme.

sexta-feira, fevereiro 20, 2009 6:56:00 da tarde  

Quando adquiri o livro, achei o tema algo perspicaz e capaz de me embevecer perante o tema,algo que não se concretizou.

domingo, março 13, 2011 4:12:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial