Blogger Template by Blogcrowds

Este é sem dúvida um dos meus autores favoritos, apesar de um início algo atribulado com "O Confessor".

Já li todos os livros publicados em português da série Gabriel Allon, e a única razão que me impede de encomendar os originais em inglês ainda não traduzidos pela Bertrand é o facto do meu pai também adorar os livros do autor, e não saber ler em inglês!
Daniel Silva é um dos mestres do thriler político, com um modo muito próprio de escrever, começando os seus livros com uma trama muito morna, que começa a complicar-se até ao ponto de já não conseguirmos largar o livro até ao explosivo final. O desfecho é normalmente inevitável mas ainda assim surpreendente, e nunca aborrecido. Arrependo-me agora da cerrada critica que fiz ao "Confessor", porque depois de ler os outros livros compreendo que um "final feliz" (ou "menos dramático") é o mínimo que podemos esperar neste mundo onde a desgraça e a falta de vergonha nos asfixiam. Além disso o comentário acerca do Dan Brown é claramente para esquecer! Chego a perguntar mesmo onde fui buscar tal ideia...
Os seus livros inserem-se na categoria daqueles com os quais aprendemos alguma coisa, especialmente agora com as complicações a que assistimos na Faixa de Gaza e que alertam para os perigos do Médio Oriente. Daniel Silva lança muitas luzes sobre este assunto (Guerra entre palestinianos e Judeus), e apesar dos seus romances não passarem disso, deixam-nos a pensar acerca da ameaça que o Radicalismo Islâmico representa para o mundo, bem como as consequências que o fanatismo religioso tem na actualidade.

Esta é a lista de livros da Série Gabriel Allon, que é um Agente Israelita, que foi o escolhido para liderar o Grupo do Setembro Negro, e que agora tem como trabalho eliminar pessoas que conspirem contra o Governo de Israel:

- O Artista da Morte
- The English Assassin (ainda não traduzido para português até à data)
- O Confessor
- Morte em Viena
- O Príncipe de Fogo
- A Mensageira
- O Criado Secreto
- Moscow Rules (ainda não traduzido para português)

Recomendo vivamente qualquer um dos livros da Série Gabriel Allon e apesar de não os ter lido por ordem (muito por culpa da Bertrand, que publicou os livros sem seguir a ideia original do autor!), aconselho que realmente comecem pelo primeiro (não necessariamente o melhor, mas ainda assim o livro que lança o mote para a série!)

11 comentários:

Pedi há pouco tempo "O Confessor" no BookMooch, mas ainda não lhe peguei... Achas que é um bom livro para começar a ler algo deste escritor? Ou aconselharias começar por outro?

terça-feira, janeiro 13, 2009 10:41:00 da tarde  

Tenho O Confessor, Morte em Viena e Principe de Fogo. Já li os 2 primeiros e adorei. A escrita do autor surpreendeu-me, mas também a história porque, sendo um policial, consegue enquadrar muitos acontecimentos históricos da realidade em que vivemos. Recomendo.

quarta-feira, janeiro 14, 2009 12:03:00 da tarde  

Eu desde "o confessor" que fiquei fã, mas não li mais nenhum. Comprei todos os que foram publicados em português, e continuo à espera que publiquem os 2 que faltam, para então sim, ler pela devida ordem.

Também me farto de queixar da ordem com que as editoras publicam os livros. "O Código Da Vinci" antes do "Anjos e Demónios", e os livros de Clive Cussler da Saída de Emergência, são outro exemplo dessa péssima prática que as nossas editoras seguem :(

quarta-feira, janeiro 14, 2009 5:52:00 da tarde  

Canochinha, comecei com o Confessor e não fiquei muito convencida! Cheguei até a ser cruel na crítica que fiz do livro. No entanto agora Daniel Silva é um leitor que recomendo vivamente!
Portanto, acho que podes começar pelo Confessor, uma vez que antes desse só tens um publicado em português, que é o Artista da Morte, e em termos de conteúdos históricos,é um livro mais fraquinho. Além disso, se estiveres decidida a ler mais do autor, os livros seguintes são ainda melhores, portanto o ponto de partida é bom!

Cristina, concordo em absoluto! Vale mesmo a pena ler os livros desta série!

Anaaaatchim!, eu não esperava mais!!!!! ;)
É preferível ler os que já tens e depois voltar atrás do que teres esses livrinhos MARAVILHOSOS todos à espera que a Bertrand se lembre de traduzir os outros!
Quanto ao papel que a editora fez ao publicar os livros, mais uma vez saliento que é lamentável!
Uma instituição que representa tão bons escritores com tão pouco respeito não me parece que tenha muito futuro no mercado!
Quanto ao Clive Cussler, recomendas?

quarta-feira, janeiro 14, 2009 7:27:00 da tarde  

Fiquei realmente intrigada com estes livros. Não conhecia o autor, mas já tinha ouvido algo sobre "Morte em Viena".
Vou seriamente pensar em lêr algo dele. Talvez começar pelo inicio, "O Artista da Morte", certo?

quinta-feira, janeiro 15, 2009 9:50:00 da manhã  

Miss Alcor Eu gosto muito de Clive Cussler mesmo, é um dos meus escritores preferidos :)
Não sei se alguma vez viste o livro Sahara? (Com a Penelope Cruz e o Matthew McConaughey) É baseado num livro dele (não os que a Saída de Emergência publicou, mas o estilo é o mesmo!). São livros com muita acção, eu pelo menos quando começo a lê-los não consigo parar :)
Devias experimentar ler pelo menos um!

quinta-feira, janeiro 15, 2009 10:05:00 da manhã  

Marcelina, começar pelo início é sempre uma boa ideia, no entanto eu não considerei o Artista da Morte o melhor livro do autor. Custa-me portanto recomendar um livro que não seja aquele que mais me atraiu!!!
Apesar de tudo, tenho a certeza que se começar não vai querer parar, portanto o importante é conhecer o autor. Se lhe der a oportunidade tenho a certeza que não se arrepende.

Ana, adorei o Sahara!
Fico à espera de uma recomendação: qual o livro por onde começo???

quinta-feira, janeiro 15, 2009 9:06:00 da tarde  

Miss Alcor, como a Saída de Emergência já publicou 5 dos 6 livros da série "Numa / Kurt Austin", aconselho-te a começar pelo primeiro!

A ordem correcta (e não a publicada em Portugal), é:
- "Serpente",
- "Ouro Azul",
- "Gelo Ardente",
- "White Death" (ainda não publicado em Português),
- "Cidade Perdida"
- "Mutação Polar"

quinta-feira, janeiro 15, 2009 9:15:00 da tarde  

Ana, Obrigada!
Adoro estes livros de acção e aventura, mas tenho de admitir que nunca tinha ouvido falar do Clive Cussler. Já tinha visto publicidade aos livros dele no site da Saída de Emergência, mas nunca tinha prestado verdadeira atenção...
O Serpente já está encomendado :D, não resisto a uma boa aventura!
Muito obrigada pela sugestão.

sexta-feira, janeiro 16, 2009 8:29:00 da tarde  

De nada, ora! Como parece que temos gostos parecidos, estou confiante de que irás gostar :) Fico à espera da tua apreciação após a leitura ;)

sexta-feira, janeiro 16, 2009 8:50:00 da tarde  

Li "O Príncipe de Fogo" e fiquei impressionado, não é bem o estilo de livro que gosto de ler mas gostei até muito! Fiquei muito interessado em ler o resto da obra aliás ;)

domingo, janeiro 25, 2009 6:44:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial