Blogger Template by Blogcrowds

"O Hábito não faz o Monge"

Depois de um começo algo desconfiado agarrei o “Na Corda Bamba” devorei-o rapidamente. A história é cativante e apesar de não ter a quietude e doçura do “chocolate”, tem uma alegria e um envolvimento que delicia e que surpreende.

A personagem principal, Juliette, lembra-me o quotidiano dos nossos dias, com segredos e arrependimentos, amores e medos. É uma pessoa simples, forte, mas ao mesmo tempo doce e que pouco espera da vida, que não seja amar e ser amada.

Este é um livro que conta a história de um amor, tudo diferente do que estamos habituados a ver. Um amor que tem altos e baixos, e que sobrevive a tudo, mesmo ao passar do tempo e das traições.

A descrição da vivência de uma abadia, os mexericos, os pecados, as penitências e as confissões, das mulheres que servem Deus, são deliciosos e evocam tempos idos, onde o uso de ervas e tisanas para curar era pecado e as mulheres que fizessem tal coisa eram condenadas à fogueira.

O único senão que aponto, é a mudança de narrador, que às vezes nos apanha desprevenidos, tão implicados que estamos no evoluir da história.

Pelo ambiente que retrata, pelas personagens e pela redenção de que se preenche, este é um livro que vale a pena ler e que deixa um gosto doce, enquanto pensamos que "Tigres" é que vamos perseguir, antes de chegarmos a um ponto da nossa vida em que nada nos resta senão dormir num abraço cálido e terno nos braços de um grande amor.

Imagem: o Êxtase de Santa Teresa, Giuseppe Bazzani

13 comentários:

Olha, parece-me bem! Tenho lá para ler, mas não sei quando irá isso acontecer ;)

terça-feira, junho 26, 2007 4:09:00 da tarde  

Quantos livros lês ao mesmo tempo ? 3 ?

Este também nunca li...uma pergunta " O Chocolate" é um bom livro para ler nas férias ?

terça-feira, junho 26, 2007 5:16:00 da tarde  

Canochinha, como eu te compreendo! ;)
Mas vale a pena!

Menphis, normalmente só leio um. O que acontece é que leio por apetites. Ou seja, começo a ler e podem acontecer duas coisas. Ou continuo e acabo, ou vou lendo, conforme a paciência.
Por exemplo, neste momento ainda tenho as Viagens na Minha Terra do Almeida Garrett em stand by, uma vez que neste momento não ando com predisposição para pegar nos clássicos.
Comecei a ler o "Diabo veste Prada", porque a minha companheira de blog já o leu, e o Sidhartha entra quando acabar de ler o primeiro que referi.
Ou seja, não é exactamente ao mesmo tempo, mas gosto de manter as opções em aberto! :D

Quanto ao "Chocolate", a minha opinião é claramente falaciosa, uma vez que adorei o livro, e portanto o primeiro impulso é dizer-te que sim!
Mas é um livro que aconselho, pela beleza da história, dos ambientes e pela doçura que transmite em cada página lida.
É uma história de aprendizagem, perdão e a evolução das personagens e da pequena aldeia onde a acção se desenrola é simplesmente maravilhosa.
Por isso, acho que sim. Acho que é um óptimo livro para ler nas férias! ;)

terça-feira, junho 26, 2007 5:27:00 da tarde  

obrigado pelo conselho, se calhar vou à biblioteca e vou requisitá-lo.

É que irei passar férias com mais 7 pessoas ( pais e mais 2 casais amigos), e se calhar o meu tempinho para ler não vai ser muito para fazer-lhes companhia, a não ser um bocadinho na praia, ou antes de dormir, ou nos tempos mais mortos, se calhar vou optar por levar mais contos, para não me perder na história..ainda não sei bem, para a semana resolvo..eheheeh...a revista Sábado com as ofertas dos livros vieram na melhor altura, são contos ou crónicas de gente que escreve bem.

terça-feira, junho 26, 2007 6:02:00 da tarde  

Não li o 'Chocolate', mas tenho este livro em lista de espera há já muitos anos. Comecei a lê-lo, mas não me consegui prender e ainda não era a leitora assídua que sou hoje. Espero recuperá-lo ainda.

Tu não paras de ler. Lol

A revista Sábado anda a oferecer contos? Oi? Alguém me explica o que se passa? Também quero, também quero...

terça-feira, junho 26, 2007 6:35:00 da tarde  

Menphis, dificilmente perderás o rumo à história, porque é simples.
Mas tu é que sabes como é que vais ter o tempo ocupado, e portanto o que te dá mais jeito ler.
De qualquer maneira, mesmo que não o leias agora, terás sempre outras oportunidades! ;)

Cristina, leio para ocupar o tempo que um emprego ainda não preencheu. E portanto, tempo é coisa que não me falta! :D
Quanto ao chocolate, tenho a certeza que se começares a ler, não vais conseguir parar, porque é uma história das mais belas que li até hoje.
Tenho a certeza que se lhe deres uma segunda oportunidade vais adorar!

Em relação à Sábado, parece que anda a oferecer todas as semanas livros de contos e crónicas. Sei que já ofereceu um livro de crónicas do Rui Zink, e um conto do José Luis Peixoto.
Digo "parece", porque por mais estranho pareça, ainda não comprei a revista!!! O quiosque aqui perto de minha casa não a vende, e ainda não tive a oportunidade.

terça-feira, junho 26, 2007 6:55:00 da tarde  

O José Luís Peixoto sai nesta semana, que é a última.

Saiu o Rui Zink ( crónicas), Manuel Jorge Marmelo ( livro de contos parece-me muito bom,mas ainda não o li), Rosa Lobato Faria ( romance histórico)e Mário Claúdio ( livro de crónicas).

Já li Maria Filomena Mónica ( crónicas) e acabo de ler Francisco José Viegas que é o blogue dele transformado em livro. Interessante ver as suas recomendações literárias, tenho várias páginas dobrados para depois seguir os conselhos dele, principalmente literatura brasileira.

terça-feira, junho 26, 2007 11:21:00 da tarde  

Miss, eu nunca tentei ler o 'Chocolate'. Vi o filme e depois não me senti motivada a ler o livro. O que eu tentei ler foi 'Na corda bamba'. Talvez mereça uma 2ª oportunidade, sim.

quarta-feira, junho 27, 2007 11:20:00 da manhã  

Menphis, obrigada pelo esclarecimento. Vamos lá ver se é desta que compro a revista!!!

Cristina, desculpa!!!!!!!!
Quando disseste "este" assumi que falavas do chocolate!
Quanto ao "Na Corda Bamba", eu também senti alguma relutância no início. Comecei devagar, ainda hesitante. Mas depois quando entrei na história, li-o num instante! ;)

quarta-feira, junho 27, 2007 11:49:00 da manhã  

E não achas que daria um bom argumento para um filme? Consegues imaginar aquela cena (já mais para o final),da histeria colectiva das freiras?
Adorei o livro :)

quarta-feira, junho 27, 2007 3:03:00 da tarde  

Sim Custódia. Claro que consigo!
Se fosse um filme bem feito, com um ambiente bem planeado, eram umas boas horas de entretenimento bem passadas!
E as últimas cenas seriam geniais!

quarta-feira, junho 27, 2007 3:25:00 da tarde  

Gostei muito deste teu texto, principalmente por se referir a um livro que eu devorei com o prazer de quem assalta uma despensa a meio da noite como que a roubar uma taça cheia de frutos proibidos e com um delicioso sabor a pecado...


CSD

quinta-feira, julho 05, 2007 3:46:00 da tarde  

Cláudia, vindo de uma pessoa que escreve tão maravilhosamente como tu, o elogio que me deste vale ouro.
Obrigada!

quinta-feira, julho 05, 2007 5:34:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial