Blogger Template by Blogcrowds

Messias

Boris Starling é um escritor Inglês, que já trabalhou como jornalista, e que se lançou no estrelato com este livro, "Messias", aclamado pela crítica de todo o mundo em 1999. A personagem principal é Redfern Metcalf, um investigador da Scotland Yard.

«Londres, Maio de 1998. Uma onda de calor sufoca a cidade: dias abafados, estranhas noites de nevoeiro e os passos furtivos de um assassino pelas ruas. Três pessoas aparecem misteriosamente assassinadas sem que qualquer pista indique uma relação entre os crimes: nada as une nem as liga... a não ser o facto dos seus cadáveres aparecerem com uma colher de prata no lugar onde anteriormente tinham a língua...»

"Messias" é um livro muito bem escrito, com uma história bem delineada, que nos dá a conhecer o presente (ou seja, a investigação em curso), mas também a vida passada das personagens, bem como o que passa na mente do assassino. Ao longo do livro vamos tendo pistas dissimuladas acerca de quem é o assassino, apesar de só no fim nos apercebermos disso.
É um bom thriler, mas o final do livro é de algum modo perturbador.
Uma das coisas que mais gosto neste género de livro é a redenção final das personagens. Normalmente o final é uma mistura de sangue e lágrimas, onde os culpados têm o que merecem, e os "bons" têm de algum modo a sensação de missão cumprida. O leitor, fica com o coração acalentado, como se tudo no mundo fosse cair nos eixos, e correr bem dali para a frente.

Neste livro não há este sentimento. Apesar de todos terem o que merecem, a justiça final é de algum modo fria e desprovida de calor. É o típico caso no qual o coelho deixa de ser a vítima, para passar a ser o caçador...

Claro que tudo isto é difícil de explicar sem desvendar aspectos importantes do livros, portanto a única coisa que posso acrescentar é mesmo dizer que dentro do género já li livros melhores, e que apesar de ser um livro muito bem escrito, não fica incluido nos meus livros preferidos de todo o sempre.

É de salientar que este livro pertence a uma colecção de livros de bolso que começou inicialmente por ser vendida pela revista "Circulo de Leitores", mas que é possível comprar na Fnac. Os preços são basicamente os mesmo, e a qualidade é muito boa.
Para quem é fã de livros que ocupam pouco espaço, com boas encadernações, é a escolha ideial!
Entretanto, boas leituras!

4 comentários:

Li num ápice! Já lá vão uns 4 anos.
Depois do "Messias", segue-se "Tempestade".
Adorei ambos, sendo que o Messias é o melhor.

segunda-feira, abril 20, 2009 5:14:00 da tarde  

Será que posso deixar um convite?

aqui vai:
A Fronteira do Caos Editores e o autor convidam Vossa Excelência para a sessão de lançamento do livro, O Ladrão de Livros da autoria de Carlos J. Barros, a ter lugar no próximo dia 25 de Abril pelas 18 horas, na Livraria Alêtheia. A apresentação pública do livro será da responsabilidade de Paulino Coelho.

Beijo e apareçam

segunda-feira, abril 20, 2009 8:50:00 da tarde  

Já li este livro há uns bons anos, mas a sua história foi daquelas que me marcou de certa forma. É um livro com uma história muito bem contada e que nos deixa sem fôlego, pois queremos saber sempre mais. "A Tempestade" do mesmo autor também é muito bom, mas "Messias" tem mais encanto no terror! :)

terça-feira, abril 21, 2009 9:39:00 da manhã  

Este livro foi uma das minhas últimas aquisições. Aguarda na prateleira dos "a ler" pela sua vez, que me parece vir a ser muito breve.

terça-feira, abril 21, 2009 9:22:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial