Blogger Template by Blogcrowds

(Con)Textos VIII

«Gostar de um livro passa, por exemplo, por chegar ao fim e apreciar a sua mensagem. Gostar de ler um livro é apreciar cada momento, desde a primeira linha até ao último ponto final. Gostei especialmente da esperança cândida que este livro me inspirou e da fé na magia das relações humanas.» Escrito por Lady Mizar, na sua opinião acerca do livro "As Pontes de Madison County"

Devia estar a escrever a minha opinião a este livro. Mas a Mizar já o fez (link). E depois das palavras dela, não há muito mais a dizer.
Li as Pontes de Madison County numa hora e meia. Mesmo com sono e a trocar os olhos de cansaço, não consegui parar.
Tenho o livro a abarrotar de post-its, a marcar as passagens mais deliciosas. É difícil escolher uma. Mais depressa transcreveria o livro todo!
No entanto, vou deixar aqui duas transcrições. Têm a minha garantia de que vale muito a pena lê-las, apesar de serem um bocadinho extensas.

«E por fim descobria o significado de todas as pequenas pegadas em todas as praias desertas por onde alguma vez caminhara, e de todas as cargas secretas levadas por navios que jamais haviam navegado, de todos os rostos velados que o viam passar por ruas sinuosas de crepusculares cidades. E como um grande caçador de outros tempos que tivesse viajado em terras distantes e agora visse o brilho das fogueiras da sua pátria, a sua solidão desvaneceu-se. Finalmente. Finalmente. Vinha de tão longe. E jazia sobre ela, perfeitamente realizado e inalteravelmente completo no seu amor por ela. Finalmente. Ao amanhecer, ergueu-se ligeiramente e disse, olhando-a nos olhos: -É por isso que estou aqui neste planeta, neste momento, Francesca. Não é para viajar nem para tirar fotografias, mas para te amar. Agora sei-o. Tenho estado a cair da beira de um lugar muito grande, muito alto, algures no passado, durante mais anos dos que os que vivi nesta vida. Durante todos estes anos, estive a cair para ti.»

«-Robert, de uma certa e estranha maneira eu pertenço-te. Eu não queria que assim fosse, não precisava disso, e sei que não era essa a tua intenção, mas foi o que aconteceu. Já não estou sentada ao teu lado, mas aqui, sobre a erva. Tens-me dentro de ti, como uma prisioneira voluntária. Ele replicou: - Não tenho a certeza de que estejas dentro de mim, ou de que eu esteja dentro de ti, ou de que me pertenças. Pelo menos não é isso que eu quero. Acho que estamos ambos dentro de outro ser que criamos e que se chama "nós". Na verdade não estamos dentro desse ser. Somos esse ser. Ambos nos perdemos a nós próprios e criámos outra coisa, algo que existe apenas como uma união de nós os dois.»

Infinitamente belo. Dos mais belos que li até hoje.

6 comentários:

De facto, é realmente muito bonito.

Beijinho

quinta-feira, maio 24, 2007 8:37:00 da tarde  

Admirável Mundo este, o dos livros :)

quinta-feira, maio 24, 2007 9:52:00 da tarde  

humm...mais um para a lista..e como este já existe em edição de bolso, o preço é barato, por isso...

sexta-feira, maio 25, 2007 11:04:00 da manhã  

Canochinha, é lindo e lê-se de um só fôlego! Muito curtinho, mas delicioso!

Custódia, é verdade. É realmente um mundo maravilhoso!

Menphis, é precisamente a edição de bolso que temos!
É baratinho, e um investimento extraordinário!

sexta-feira, maio 25, 2007 2:07:00 da tarde  

Fiquei com uma vontade enorme de comprar e ler... Talvez seja um bom motivo para ir à Feira, queria evitar, porque tenho na estante vários à espera e torno-me impulsiva no meio de tantos livros (quero este, este também deve ser bom, vou levar este!), mas se calhar vai ter de ser! Que chatice ;)

domingo, maio 27, 2007 11:28:00 da manhã  

Jasmim, LOL!
Como te compreendo! Comigo é igual! Não há maneira de fazer lista que resulte muito! Os olhos são sempre atraídos para qualquer outra coisa!
Boas compras!

segunda-feira, maio 28, 2007 6:32:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial