Blogger Template by Blogcrowds

Depois de "1984" não podia deixar de ler o famoso "Triunfo dos Porcos", livro que me aconselharam a ler já vai para mais de 10 anos. Por uma ou outra razão, só o li a semana passada!

É um livro pequenino, que se lê muito rapidamente, e cuja leitura se devo recomendar sem qualquer hesitação.

Parece-me que é inato no Ser Humano, seja qual for a sua raça, idade ou educação, fazer o melhor para si, sem olhar duas vezes para os que o rodeiam. A História é prova disso. Todos os grandes ditadores convenceram o povo com ideias de melhor qualidade de vida, quando no fim todos acabaram por fazer o mesmo: eliminar aqueles que não concordavam com as suas ideias, bem como fazer propaganda para parecer que o estado nunca se contradizia e que se limitava a estar sempre certo.
O egoismo e egocentrismo do Ser Humano fazem com que este seja facilmente corruptível numa situação de poder, mesmo que afirme que tal não seja possível (e sempre considerando as devidas excepções, como tudo na vida!)

É neste sentido que "O Triunfo dos Porcos" é um livro maravilhoso, porque retrata com exactidão o resultado de todas as revoluções até à data, que apesar de começarem sempre sob o mesmo pretexto, acabam sempre da mesma maneira:

"Todos são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros"


Entretanto, Boas Leituras!

7 comentários:

Acerca do livro Salva-me de Guillaume Musso penso que este livro já não se vende no Círculo de Leitores. Comprei-o num leilão.No entanto, sei que já existe em formato de bolso a um preço bastante acessível :)

terça-feira, abril 28, 2009 10:06:00 da tarde  

Quero muito ler, a ver se encontro a um preço catita na feira :)

quarta-feira, abril 29, 2009 12:27:00 da manhã  

O O Tiunfo dos Porcos é normalmente, lido como uma alegoria do stalinismo.
Já agora, aconselho o filme de 1956 de Joy Batchelor e John Halas.

quarta-feira, abril 29, 2009 12:29:00 da manhã  

Adorei o livro também!

Estou com vontade de comprar mais de Orwell, mas infelizmente não será em breve =( Há prioridades... =/

Adorei tudo o que este livro significa... Quando falo com alguém, lembro-me sempre dos exemplos que este livro dá! Cada capítulo é uma curiosidade e, infelizmente, uma realidade... Animal, decerto, mas mesmo assim situações que facilmente transpomos para a nossa realidade. Não deixa de ser genial e ao mesmo tempo assombroso.

quarta-feira, abril 29, 2009 2:36:00 da tarde  

Maria, o Círculo agora tem uma colecção deliciosa de livros de bolso.O "Salva-mé" é um desses.

Canochinha, é muito bom! Vale mesmo a pena e lê-se num instante!

Livros e Outras coisas, obrigada pelo conselho!

Pedro, a mudança dos lemas na Quinta é uma coisa verdadeiramente excepcional, e assustadora! O livro é genial!

quarta-feira, abril 29, 2009 9:30:00 da tarde  

Está comprado e para ser lido em breve :D

segunda-feira, maio 11, 2009 10:08:00 da tarde  

Olá. Li este livro em 1983, com 17 anos. Estava na altura no 11º ano e o professor de Inglês (que ainda hoje admiro) obrigou-nos a ler este livro... Imaginem: na versão ORIGINAL e tudo em Inglês... Fartei-me de ir ao dicionário nas primeiras 10 ou 15 páginas e, por isso, tenho-o todo escrito com sinónimos... A partir daí, desisti do dicionário porque fui compreendendo o sentido da maioria do vocabulário que desconhecia. Voltei a ler tudo no fim. Fiquei encantado. Que forma maravilhosa de demonstrar aos mais pequenos a desilusão dos GRANDES PROMETEDORES... Prometem o Céu e fazem-nos viver num INFERNO... Prometem-nos SONHOS e fazem-nos viver PESADELOS... e explicam, de forma pragmática que devemos recordar sempre o dito popular: "Como de boas intenções está o Inferno Cheio!" Há uns anos criei ferreiraBLOG sob o Título "Não Calarei A Minha Voz... Até Que O Teclado Se Rompa !". Nele não me canso de parafrear George Orwell por variadíssimas vezes. Não seria possível exprimir melhor o SUMO deste Livro que, embora em banda desenhada, é FILME: "Todos são iguais, mas alguns são mais iguais do que outros".

quinta-feira, julho 09, 2009 8:35:00 da manhã  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial