Blogger Template by Blogcrowds

A Metamorfose - Franz Kafka

Há alguns anos atrás disseram-me que este livro era essencial para a compreensão do ser humano, e portanto indispensável para a formação que estava a desenvolver no momento. Li-o com o espírito de obrigação e não gostei. Nem gostei, nem compreendi!
Naquele tempo os livros de apoio à leitura eram um luxo que não me podia permitir, e só agora, na "geração internet" é que pude aprofundar a verdadeira essência do conto de Kafka (muito graças a uma análise que li no Estante de Livros e que me levou a dar uma segunda oportunidade ao escritor!)

Depois de tantos anos a dizer mal do livro, finalmente consegui perceber o seu objectivo e pergunto-me como pude ser tão "Mente Fechada"a primeira vez que o li.
Samsa, o indivíduo que se transforma em insecto, é um ser esmagado pela sociedade, que tem um emprego que odeia, mas que mantêm para que posso sustentar a família, um conjunto de parasitas, que vivem à custa dele, simplesmente porque é mais fácil. Quando Gregor Samsa adoece e deixa de trabalhar (por se ter supostamente transformado num insecto!) a família, mais uma vez, opta pela solução mais simples, que é ignorar Samsa e arranjar outro meio de subsistência.

É um livro pequenino, que retrata com muita crueza o comportamento dos seres humanos perante a diferença. Acredita-se que a"metamorfose" seja a representação da doença mental. Pensando bem, não seria difícil Gregor cair numa depressão tão profunda, devido ao esforço que executava diariamente para viver com o peso familiar, que ficaria completamente alheado do mundo.
A verdade é que não é um livro verdadeiramente agradável! Evoca cheiros e ruídos verdadeiramente assustadores. No entanto, não posso tirar o mérito ao escritor, porque é esse facto que permite compreender a repugnância e o medo que a família sente dele bem como ajudar o leitor a compreender as dificuldades inerentes à sua transformação.
Entretanto, Boas Leituras!

9 comentários:

fiquei bastante interessada.
Um retrato da vida?! Não é?

segunda-feira, maio 11, 2009 10:02:00 da tarde  

O que dizes só prova que há um momento certo para todos os livros. Fico contente pelo facto de ter, de alguma forma, incentivado a que o relesses e que o apreciasses :)

segunda-feira, maio 11, 2009 10:08:00 da tarde  

Este foi o primeiro livro de Kafka que li, e tal como todos os outros, adorei. Tenho andado seriamente a pensar em relê-lo, pois já li a obra de Kafka há cerca de 13 anos.

Boas leituras!

segunda-feira, maio 11, 2009 10:30:00 da tarde  

Há muito tempo que queria ler este livro. Aproveitei uma promoção da Fnac e finalmente comprei. Genial. Adorei.É um livro que se lê muito rápido e que nos faz realmente reflectir ( mesmo sem nos apercebermos ) sobre a Natureza humana, a reacção dos outros a quem é diferente, o nosso papel na sociedade, na Família, etc Recomendo vivamente!
Andreia

terça-feira, maio 12, 2009 9:16:00 da manhã  

Foi o primeiro livro de Kafka que li. Digo que gostei muito e fiquei com mesmo muita vontade em ler mais alguma coisa dele!

Acho que é daquelas obras que parecem ser de leitura bastante simples e directa, mas é quando a acabamos de ler que nos apercebemos: estamos perante um pequeno grande livro!

Ainda bem que à segunda oportunidade compreendeste e gostaste, mas não deixa de ser realmente um livro que exige bastante análise de parte do leitor para ser compreendida! São alturas!

terça-feira, maio 12, 2009 2:34:00 da tarde  

De facto, há momentos perfeitos para cada ocasião. Este livro é daqueles em que precisamos de estar com o estado de espírito certo. Sem dúvida, a não perder! :)

quarta-feira, maio 13, 2009 10:02:00 da tarde  

Talvez possamos pensar nesta leitura como a resposta de Kafka ao postulado carteziano "penso, logo existo". É sempre interessante ler corretamente o simbólico não usando as ferramentas de interpretação do realismo em pátria de elipses e metáforas. Abraços. Domingos.

domingo, maio 17, 2009 7:17:00 da tarde  

Adoro este livro de Kafka! é uma excelente obra! e concordo totalmente com a tua opinião em relação ao livro. por vezes pode tornar assustador xD

adorei o blog visita o meu em www.ocantinhodatati.blogspot.com
bjs

domingo, outubro 04, 2009 2:54:00 da tarde  

Ainda bem que releste o livro, pois o livro contém mesmo uma mensagem muito poderosa, é incrível como um livro tão fininho tem uma mensagem de tal formato, mas são assim os grandes livros. Foi o primeiro livro que li dele, e foi o que me fez continuar a ler.

quarta-feira, março 03, 2010 6:58:00 da tarde  

Mensagem mais recente Mensagem antiga Página inicial