Terminei a leitura do Livro A Catedral do Mar e não posso deixar de sorrir. E digo isto porque há livros que têm uma capacidade imensa de nos transportar para o mundo que descrevem. Fazem-nos viver a história intensamente, as personagens passam a ocupar um lugar no nosso coração, e deixam uma pena imensa quando terminam. Porque a palavra Fim nem sempre é um alívio nem uma libertação, A Catedral do Mar mostra-nos isso mesmo.
Etiquetas: Análise

«Só quando crescemos, e da animalidade penetramos na humanidade, é que desponta em nós esse fermento da tristeza por muito tempo indesenvolvido no tumulto das primeiras curiosidades, e que depois alastra-nos, invade-nos todo, torna-se consubstancial como o sangue das nossas veias. Miséria do corpo, tormento da vontade, fastio da inteligência, amargura das desilusões, o orgulho chocando com os obstáculos. Eis a tristeza meu amigo!»
Etiquetas: (Con)Textos


O Teatro Nacional São João (TNSJ) está localizado na Praça da Batalha,

Denominado originalmente Real Teatro de São João, o edifício primitivo foi mandado construir por Francisco de Almada e Mendonça em 1794 e projectado pelo arquitecto italiano Vicente Mazzoneschi. Foi inaugurado com a comédia "A Vivandeira" a 13 de Maio de 1798, com o intuito de assinalar os anos do príncipe regente, motivo este que, nos primeiros tempos, ainda deram o nome de Teatro do Príncipe ao referido teatro. Fonte
Hoje multiplicam-se as comemorações ao Dia Mundial do Teatro, sendo possível visitar os edifícios e assistir a peças gratuitamente.
Etiquetas: Curiosidades



Uma Catedral construída pelo povo e para o povo na Barcelona medieval é o cenário de uma apaixonante história de intriga, violência e paixão.
A imagem do livro foi retirada do site do Círculo de Leitores, que disponibiliza ainda o primeiro capítulo do livro, que aconselhamos, para abrir o apetite à leitura!
As imagens da Catedral foram retiradas deste blog.
Etiquetas: Sugestões de Leitura


Etiquetas: Poesia
A investigação da vida turbulenta da vítima arrasta Falcón através do seu passado e dos misteriosos diários do seu falecido pai, um artista mundialmente conhecido. Revelações dolorosas agitam a memória de Fálcon e mais assassínios ocorrem, impelindo-o para a revelação terrífica da verdade. E ele compreende que não se trata só da caça ao assassino que tudo vê, que conhece as vidas secretas das suas vítimas, mas também da procura da sua alma perdida.» Sinopse
Comprado no “Mercado dos Livros em Saldo”, este livro revelou-se um achado maravilhoso.
Este é um livro de dois homens à procura de uma revelação. Por um lado Falcón, um homem atormentado pelo seu passado, procura descobrir o responsável pelos assassínios que têm ocorrido na cidade enquanto é obrigado a lidar com os seus próprios problemas, medos e obsessões.
Por outro “Sérgio”, o assassino que obriga as suas vítimas a rever situações terríveis (e a nós só nos resta imaginar quais!) e cujas vítimas parecem estar relacionadas com o passado de Falcón.
Resultando no cruzamento de múltiplas vidas, esta história tem tanto de assustadora como de apaixonante. É uma constante descoberta e aprendizagem, uma compreensão das razões e dos porquês que levam alguém a matar e uma justificação da vingança, essa que se “serve fria”!
As finas pistas que vão sendo lançadas ao longo do livro não nos fazem antever o surpreendente final, que revela a simplicidade das razões e a crueza do comportamento humano!
O que se esconde por detrás de uma mente brilhante, nem sempre é aquilo que parece ser!
É um livro capaz de nos agarrar até ao fim, para apenas desejarmos ler mais.
«-Tens de olhar – disse a voz.
Mas ele não era capaz. Era precisamente quem não podia olhar para aquilo, porque ia desencadear uma grande actividade naquela parte do cérebro, a que aparece a vermelho-vivo nas tomografias que se fazem enquanto se dorme, naquele túnel do labirinto do cérebro a que os leigos chamariam da “imaginação desenfreada”. Era uma zona de perigo, que tinha de ser bem fechada, barricada com tudo o que viesse à mão, pregada, acorrentada, fechada a cadeado e atirada a chave ao lago mais profundo. (…)
Não ia olhar. Não era capaz.» parágrafo de inicial do livro

Etiquetas: Sugestões de Leitura
Às Vezes as Promessas são Difíceis de Cumprir!
11 comentários Publicada por Miss Alcor à(s) 8:46 da tardeEtiquetas: Análise

Apesar deste ser um blog de livros, já aqui uma vez referi uma série da BBC (Orgulho e Preconceito) que ocupa um lugar muito especial no meu coração, pelo facto de ser uma excelente adaptação do livro de Jane Austen, e volto a insistir nesta matéria simplesmente porque às vezes não apetece ler, mas sim ficar no escuro, enroscadinha no sofá, a apreciar um bom momento de entretenimento!

«Charles John Huffam Dickens 1812/1870), foi o mais popular dos romancistas ingleses da era Vitoriana. A fama dos seus romances tanto durante a sua vida como depois, até aos dias de hoje, pode ser comprovada pelo facto de todos os seus livros continuarem a serem editados. Apesar destes não serem considerados, pelos parâmetros actuais, muito realistas, Dickens contribuiu em grande parte para a introdução da crítica social na literatura de ficção inglesa.»
«Em Bleak House, Dickens joga com dezenas de personagens de várias histórias paralelas, e oferece-nos um vasto painel da sociedade inglesa do Século XIX, desde os mais altos círculos da nobreza até as crianças abandonadas que vagueavam pelas ruas sombrias da Londres de então.
Todo esse universo humano gira em torno de um processo judicial que, arrastando-se durante muitos anos, perdeu qualquer sentido e transformou-se, no dizer de um dos personagens, num "monumento ao sistema judicial inglês" - ao que ele tinha de absurdo e desumano.
Vamos encontrar também nestas páginas algumas das criações mais impressionantes da extensa galeria de personagens dickensianos, e alguns dos seus mais emocionantes casos de amor.
Este livro ocupa um lugar de destaque entre os grandes clássicos da arte da narração.»
«Pela magistral combinação das histórias paralelas, que se entrecruzam em determinados momentos para tecer o desenho mais amplo do conjunto do enredo, pela habilidade com que doseia o crescendo dramático, Dickens realiza um romance que os especialistas consideram o mais perfeito de sua extensa obra. Wikipédia
"Casa Sombria" é um libelo contra a corrupção e a ineficiência do sistema jurídico inglês.»
“Bleak House não é com certeza o melhor livro de Dickens, mas é certamente o seu melhor romance!” Gilbert Keith Chesterton
Para uma investigação mais apurada desta série, o site da BBC disponibiliza informações sobre o elenco, as críticas e muitos outros aspectos como por exemplo Quizz Tests sobre a mesma!
No que diz respeito a Charles Dickens, recomendo um site muito engraçado com todas as personagens das obras do autor (mais de 400!!!) e outro com todas as obras do autor (em formato HTML, para os curiosos que queiram dar uma espreitadela ao "Casa Sombria" antes de verem a série!)

Etiquetas: Curiosidades
Almásy, Laszlo (O Paciente Inglês, Michael Ondaatje)
Armand Duval (A Dama das Camélias, Alexandre Dumas Filho)
Brandão, Afonso (A Filha do Capitão, José Rodrigues dos Santos)
Bell, Finnegan (Grandes Esperanças, Charles Dickens)
Carlos Eduardo da Maia (Os Maias, Eça de Queirós)
Cal Trask (A Leste do Paraíso, John Steinbeck)
Collins, Mr (Orgulho e Preconceito, Jane Austen)
Delmar, Ennis (O Segredo Brokeback Mountain, Annie Proulx)
Darnell, Larry (O Fio da Navalha, Somerset Maugham)
Edmond Dantes (O Conde de Monte Cristo, Alexandre Dumas)
Edward Ferrars (Sensibilidade e Bom Senso, Jane Austen)
Edgar Drake (O Afiador de Pianos, Daniel Mason)
Fitzwilliam Darcy (Orgulho e Preconceito, Jane Austen)
Florentino Aziza (Amor nos Tempos de Cólera, Gabriel Garcia Márquez)
Guilherme de Baskerville (O Nome da Rosa, Umberto Eco)
Harry Potter (Harry Potter, J.K.Rowling)
Heatclif (O Monte dos Vendavais, Emily Brontë)
Henrik (As Velas Ardem até ao Fim, Sándor Márai)
Holden Caulfield (À Espera no Centeio, J.D.Salinger)
Humbert (Lolita, Vladimir Nabokov)
Jay Gatsby (O Grande Gatsby, F. Scott Fitzgerald)
Konrád (As Velas Ardem até ao Fim, Sándor Márai)
Kelvin, Chris (Solaris, Stanislaw Lem)
Lawrence Selden (A Casa da Felicidade, Edith Wharton)
Luis Bernardo Valença (Equador, Miguel Sousa Tavares)
Maurice Bendrix (O Fim da Aventura, Graham Greene)
Michael Berg (O Leitor, Bernhard Schlink)
Newland Archer (A Idade da Inocência, Edith Wharton)
Principezinho (Principezinho, Antoine de Saint-Exupéry)
Pedro Bala (Os Capitães da Areia, Jorge Amado)
Quayle, Justin (O Fiel Jardineiro, John Le Carré)
Radion Românovitch Raskólnikov (Crime e Castigo, Fiódor Dostoievski)
Robert Kinkaid (As Pontes de County, Robert James Waller)
Sempere, Daniel (A Sombra do Vento, Carlos Ruiz Zafón)
Tom Joad (As vinhas da Ira, John Steinbeck)
Tomas ( A Insustentável Leveza do Ser, Milan Kundera)
Twist, Jack (O Segredo Brokeback Mountain, Annie Proulx)
Valjean, Jean (Os Miseráveis, Victor Hugo)
Watanabi, Tom (Norwegian Wood, Haruki Murakami)
Wickam, Mr (Orgulho e Preconceito, Jane Austen)
Winston Smith (1984, George Orwell)
Yury Zhivago (Doutor Jivago, Boris Pasternak)
Zezé (Meu Pé de Laranja Lima, José Mauro de Vasconcellos)
Zorbas (A História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar, Luis Sepúlveda)
Boas Leituras, Alcor e Mizar *
Etiquetas: Curiosidades






Etiquetas: Curiosidades

Vagueio o olhar pelo verde desta Constelação e perco-me em cada palavra e em cada frase que a minha querida Alcor aqui semeou na minha ausência. E colho este bela sensação de conforto e aconchego que não sei bem se me chegam da poesia de O'Neill, dos comentários certeiros de quem nos visita ou da delicada graciosidade com que escreve a Alcor.
Mudei de emprego, mudei de vida!
Um abraço desta vossa menos presente mas dedicada,
Mizar
A imagem é daqui.
Etiquetas: Erratas

Etiquetas: Erratas
-É uma coisa de que toda a gente se esqueceu - disse a raposa. - Quer dizer "criar laços"...
-Criar laços?
-Sim, laços - disse a raposa. - Ora vê:por enquanto tu não és mais para mim senão um rapazinho perfeitamente igual a cem mil outros rapazinhos. E eu não preciso de ti. E tu também não precisas de mim. Por enquanto eu não sou para ti senão uma raposa igual a cem mil outras raposas. Mas, se tu me cativares, passamos a precisar um do outro. Passas a ser único no mundo para mim. E eu também passo a ser única no mundo para ti...

"Apenas vemos bem com o coração...o essencial é invisível aos olhos."
Etiquetas: (Con)Textos
O Objectivo deste Blog era impor um ritmo de leitura às suas criadoras! Apesar de gostarmos ambas de ler, com a vida quotidiana, às vezes é complicado continuar as tarefas a que nos propomos! Era também objectivo, partilhar opiniões e ideias com os outros Bloggers especialmente acerca de livros (e claro, de tudo o que os rodeia - escritores, filmes, música, etc, etc).
As Leituras:
-Norwegian Wood – Haruki Murakami (que eu ainda não acabei de ler!!!)
-Valete de Copas e Dama de Espadas – Joanne Harris (Sem Comentários!)
-O Leque Secreto – Lisa See
-O Cirurgião – Tess Gerritsen
-O Aprendiz - Tess Gerritsen
-Caffé Amore – Nicky Pellegrino (Sem Comentários!)
-Post Mortem – Patrícia Cornwell
-Corpo de Delito - Patrícia Cornwell
-Tudo o que Resta - Patrícia Cornwell
-A Pecadora – Tess Gerritsen
-A Filha do Capitão – José Rodrigues dos Santos (Que a Lady Mizar anda a ler)
-Codex 632 – José Rodrigues dos Santos
-Orgulho e Preconceito – Jane Austen
-Cruel e Invulgar - Patrícia Cornwell
-A Quinta dos Cadáveres - Patrícia Cornwell
-A Fórmula de Deus - José Rodrigues dos Santos
-A Vida Nova-Orhan Pamuk (Ainda ando encravada neste…não sei porque mas não estou a conseguir uma ligação com o livro!)
-O Cemitério dos Sem - Nome - Patrícia Cornwell
-Brokeback Mountain – Annie Proulx
-A Química da Morte – Simon Beckett
-Viagens na Minha Terra – Almeida Garrett
Conclusões:
Afinal gostamos mais de Policiais do que pensávamos!
Temos de começar a ler mais livros de autores portugueses!
A lista de livros para ler aumentou perigosamente neste seis meses!
A quantidade de números comprados também está a tocar nos limites do razoável!
Depois desta análise tão fria (especialmente porque hoje está a chover e de certeza que neva na Serra da Estrela!), só resta continuar a ler, a escrever, e a aproveitar uma das melhores coisas que a vida nos dá: a fantasia, o amor e a magia que encontramos nos livros!
A todos os que nos decidiram acompanhar nesta aventura um Obrigada com direito a vénia de teatro!
Etiquetas: Erratas

O Jornal, a Revista de Domingo, as Revistas da farmácia, os folhetos que acompanham os medicamentos, a Dica da Semana (ok, esta talvez não!!!), ou mesmo os produtos que compõem o liquido com que limpam os balcões da cozinha. Vale tudo. O importante é ler.
No caso de realmente preferirem livros, aqui ficam duas sugestões para Downloads grátis (e legais!):
Dominio Público e Projecto Gutenberg
Boas Leituras!
Cometas e Eclipses Lunares para Todos!!!
Etiquetas: Curiosidades
Etiquetas: Poesia
Mensagens mais recentes Mensagens antigas Página inicial